Galaxy Book2: Alerta de substituição da bateria após 9 meses de uso

Depois de atualizar forçadamente para o Windows 11 23H2, apareceu uma atualização de firmware da Samsung no meu Galaxy Book2, e depois de instalá-la, apareceu o aviso de que a bateria precisa ser substituída.


Já comentei em várias postagens o quanto a bateria do Galaxy Book2 tem desempenho péssimo, e no meu caso, veio ainda pior, já que nunca durou mais de 2 horas e meia em uso leve (basicamente navegação na internet utilizando o Google Chrome), e hoje acredito que não dure sequer 1 hora, apesar de eu sempre utilizá-lo direto na tomada com a proteção de bateria habilitada no app Samsung Settings.

Pra entender melhor o problema, abri o Prompt de Comando, e digitei o comando powercfg /batteryreport , e ele gerou um relatório detalhado da situação da bateria.

O resultado é alarmante:


A bateria perdeu pouco mais de 40% da capacidade em 9 meses de uso.

Ainda assim, achei estranho já receber a notificação, que eu esperava que ocorresse quando a bateria estivesse realmente numa situação onde ele não conseguiria segurar a carga sem o carregador plugado, o que não é o caso.

E tenho minhas dúvidas se o problema é realmente a bateria, ou é a própria placa-mãe que não faz um bom consumo da bateria, já que esse ponto parece ser um problema de todos os Galaxy Book2, afetando mais gravemente algumas unidades.

O seu Galaxy Book2 também está com a bateria ruim?

1 curtida

A minha filha tem um 3 360 oled que a bateria dura uma eternidade.

O meu, Dell Vostro 12a geração com 1 ano de uso (apesar de estar ajustado para desempenho máximo), duas horas já seria um sonho.

Só tomada, mesmo.

1 curtida

9 meses e 100 ciclos

Isso é muito pouco tempo para dar problema na bateria.

2 curtidas

Teu report da bateria indica que ela tem 105 ciclos de uso, ou seja, em 9 meses, tu fez um ciclo de carga a cada 3 dias.

Mas essa perda de 40% eu só esperaria acima dos 500 ciclos de uso.

Sei que a bateria não deve mais estar na garantia, mas mesmo assim eu abriria uma reclamação no suporte da Samsung e no reclame aqui.

1 curtida

Como não? Tem 9 meses de uso. Samsung dá 1 ano de garantia.

Não é incomum os fabricantes darem menos garantia pras baterias do que pro resto do computador.
Mas se a garantia tá valendo, invoca logo.

Absolutamente todo notebook que tive a bateria degradava muito. Após um ano, só serve pra trocar o computador de tomada. Não aguenta muita coisa.

1 curtida

@cav Abra no suporte da Samsung e vá direto pro Procon. Reclame Aqui e Consumidor.gov.br a Samsung não manifesta interesse em resolver, pois já sacou que “feijoada nada acontece”.

2 curtidas

Não foi o caso do meu notebook anterior, um Asus VivoBook S400CA.
Fiquei com ele 8 anos, e embora não aguentasse 20 minutos com o Google Chrome aberto, aguentava até 1h30 só passando slides com o PowerPoint, coisa que eu não tenho certeza se esse Galaxy Book2 conseguirá.

Na verdade, tentei por 3 meses usar ele do jeito que utilizava o meu anterior: com a proteção da bateria ativa (que carrega até 85%), eu desplugava e usava até ele chegar a 20%, daí eu colocava pra carregar, além de tirar da tomada enquanto ele estava desligado.
Como vi que a bateria só estava piorando, resolvi utilizá-lo sempre na tomada ao iniciá-lo, e só tirar da tomada quando ele desligava.
Desligado ele até que cai 1% a cada 3 ou 4 horas.
Mas ligado, esquece. Suspenso, um pouco menos ruim, mas ainda ruim.
E tudo isso com o notebook ajustado para Modo Otimizado, tanto no Windows quanto no Samsung Settings.

tu antecipou um defeito na bateria fazendo isso, nunca se usa o notebook fora da tomada quando não for necessário usar ele fora da tomada, especialmente notebooks que contam com proteção de bateria em 85%, que garantem a não degradação da bateria por excesso de carga.

tá muito alta essa descarga com ele desligado, bem ruim o circuito de energia desse notebook ou algum defeito na bateria.

1 curtida