Encontrar notebooks com alguma distro Linux de fábrica é bastante complicado. Notebooks da Samsung, então? Piorou.
Mas parece que ela tem alguns, ao menos, na Coreia do Sul.
Encontrei no site sul-coreano, pelo menos, 6 modelos diferentes e recentes, que não utilizam o Windows de fábrica:
Notebooks da Samsung com Linux de fábrica até não são novidade. Tanto é que no Brasil tivemos alguns Samsung Book com Linux, em 2021 (mas que não eram muito mais baratos que os modelos com Windows, e por isso não fizeram muito sucesso).
Mas qual é a distro utilizada?
Seguindo o exemplo do nosso Samsung Book, é a versão console da Tiny Core.
Usar uma distro em modo console é bastante curioso, principalmente porque essa mesma distro até tem uma versão com interface gráfica (embora seja bastante datada):
E parece que não é só Linux que a Samsung utiliza em alguns notebooks por lá. Alguns modelos mais antigos ainda embarcavam outro sistema operacional: o FreeDOS.
Na verdade, não está claro se a Samsung também utiliza o FreeDOS em alguns notebooks, pois nas minhas pesquisas, não encontrei nada que comprovasse o uso específico desse sistema, podendo ser basicamente uma simples designação para “Sistema Operacional Grátis” ainda se referindo ao Linux.
Vejo essa iniciativa como proposital, visando atingir um público que quer economizar um pouco, e instalar o Windows à parte, já que a Samsung sabe que a pessoa não vai utilizar um sistema em modo console.
O engraçado é que a Samsung é a única que faz isso, já que a concorrência, quando coloca alguma distro Linux, ao menos embarca alguma coisa com interface gráfica e que seja usável, embora ainda saibam que, no final das contas, o usuário vai acabar instalando o Windows.
O que você acha dessa iniciativa da Samsung?