Galaxy A25 5G: Primeiras impressões

Comprei um Galaxy A25 5G com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento por R$ 1156, e gostaria de compartilhar com vocês as minhas impressões sobre o aparelho.

COMPRA E ENTREGA: Comprei no Carrefour através do Magazine Luíza no dia 27/12/2024, e o prazo de entrega estava para 6 dias úteis, com previsão para 09/01/2025. Contudo, recebi o aparelho já no dia 30/12/2024. A embalagem da loja é curiosa, por ser quadrada e personalizada, e a caixa do aparelho vir na diagonal, mas tinha 2 plásticos com ar protegendo, o que foi bom. Como usei o Zoom, ganhei um pequeno cashback, e na prática, o aparelho saiu por R$ 1145. Queria ter pago menos de R$ 1100, mas como já tinha esperado demais, e precisava do smartphone pra volta das férias, acabei não resistindo.

DESIGN: Pouco empolgante, de forma geral. Praticamente é o mesmo do Galaxy A24, apenas com a traseira com efeitos diferentes (que na prática, não fazem muita diferença pra mim, já que vou usar com uma capa carteira) e a Key Island. O notch na tela ser praticamente o mesmo do A24 é bem decepcionante, se lembrarmos que o A21s tinha notch em furo no canto esquerdo. Uma coisa que gostava no Galaxy XCover Pro (meu aparelho anterior) e faz falta no A25 são os botões extras para acionar determinadas funções, já que não gosto de usar o botão POWER pra ficar acionando a lanterna (até configurei com outro aplicativo um modo para acionar a lanterna agitando o aparelho, mas não funciona do mesmo jeito que em aparelhos da Motorola, então não ajuda muito).

TELA: Com brilho na metade, reproduz bem as cores, conforme já era esperado de um painel Super AMOLED. Mas com brilho no mínimo ou perto dele, dá pra ver inconsistências na exibição, especialmente em fundos acinzentados (é como se tivessem manchas escuras, como a foto abaixo tenta reproduzir). Pode ser defeito, mas já estou convencido de que é um ponto fraco das telas Super AMOLED, já que o Galaxy A24 que está com a minha mãe e o Galaxy M34 do meu irmão também apresentam algo do tipo, mas me deixou bem chateado, já que esse tipo de incômodo eu não tinha com a tela LCD do Galaxy XCover Pro (que também não era nenhuma maravilha). A taxa de 120 Hz é legal, embora fosse mais interessante se fosse adaptável, já que na prática, só serve pra consumir mais energia da bateria, já que não jogo muito.

DESEMPENHO: Com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento em UFS 2.2, tem o desempenho esperado, bem como o Exynos 1280. Mas, mesmo com a capinha, deu pra perceber que ele esquenta um pouco do lado direito das câmeras, indicando que o chipset é bem esquentadinho, como já era de se esperar.

BATERIA: O grande ponto fraco dele. Conforme as imagens abaixo, ainda não consegui ultrapassar as 6 horas de tela em uso moderado (redes sociais e navegação no Google Chrome, basicamente), e a bateria, embora chega a 1 dia e meio, não chega com folga. Não está muito melhor que o Galaxy XCover Pro, que tinha 4000 mAh. Pelo menos, em modo standby, parece segurar um pouco mais do que o aparelho que usava antes, embora nada muito impressionante, também. Bastou abrir qualquer rede social, que a bateria começa a despencar. Ou seja, decepcionante! O carregamento também não surpreendeu, levando de 2h30 a 2h45 pra carregar com o carregador de 15 W que vem na caixa, sendo que raramente ativa o carregamento rápido.

CÂMERAS: Usei pouco, mas parecem ter desempenho igual ou melhor a do Galaxy A24. Uma pena a macro ser de apenas 2 MP, com foco fixo.

SOM: Destaque para o áudio estéreo, que funcionou bem. O volume não me surpreendeu, mas também não chega a ser uma decepção. No fone de ouvido, até que consigo um bom volume mesmo não estando no máximo. Mas um problema que tinha no Galaxy A24 infelizmente continua no Galaxy A25: quando está tocando uma música, ao chegar notificações push, ele toca o som da notificação, mas junto, surge uns pequenos estalos, como se fosse estática. É um problema que não tinha no Galaxy XCover Pro.

RECURSOS: Um dos motivos de ter escolhido o A25, além da entrada para o fone de ouvido, foi o fato dele ter o suporte ao Gravador de Tela, que estava ausente no A24. Não que eu vá usar o recurso, mas acho interessante tê-lo a disposição. Pra ficar completo, só faltou o suporte a comandos de voz na Câmera (que curiosamente tinha no Galaxy A33 e Galaxy A53), que está relacionado com o fato de não vir a Bixby (só veio o Bixby Vision). Outra ausência que me chateava no A24 e segue me chateando no A25 é o suporte oficial ao Good Lock. Sou obrigado a baixar o Fine Lock na loja, e baixar os APKs dos módulos por conta, mas no final, dá tudo certo. Ele também tem Rádio FM e NFC, itens que dificilmente utilizarei, mas que acho legal ter. Não gostei também do slot de SIM Card e Micro SD ser híbrido, mas como não estou utilizando um Micro SD, não está sendo um grande problema (embora tive um trabalho grande pra conseguir ejetar a gaveta). Me chamou a atenção ainda que ele tem o app “Fone de ouvido USB-C”, mesmo tendo o conector P2, mas ainda não testei um fone de ouvido USB-C pra ver se funciona.

Deixe nos comentários a sua opinião, e se você tem o Galaxy A25, sinta-se a vontade para compartilhar suas experiências.

1 curtida

Acho que você deveria ser colaborador do Tecnoblog, @cav . Parabéns pelo Review!

2 curtidas

Também tenho um A25 8GB/256GB desde outubro de 2024. Vou comentar suas impressões, acrescentando as minhas também.

O design é realmente igual a todos os outros celulares recentes da Samsung. O único diferencial do A25 são os efeitos da tampa traseira, que eu acho belíssimos. Inclusive, mesmo com os efeitos reflexivos, o acabamento é fosco e não pega marcas de dedo.

Eu vim do Galaxy A51, que tinha o furinho no meio. Na prática não fez nenhuma diferença pra mim. Não estou defendendo, o furo realmente ocupa menos espaço que o notch e dá uma cara mais atual pro celular, mas a diferença é tão pequena que eu achei irrelevante.

A única coisa que estranhei em comparação aos meus celulares anteriores foi a grossura das bordas laterais e superior. Até o meu Galaxy A20, de 2019, tinha bordas mais finas. Não chega a ser um problema, mas é decepcionante um celular da mesma categoria, 5 gerações à frente, ter bordas maiores.

Todos os meus Samsung anteriores tinham essa mesma característica. No A25 é menos perceptível, mas ainda tem uma certa distorção nas cores com o brilho próximo do mínimo.

Sim! Foi minha primeira tela com mais de 60Hz, e é bem gostoso de usar o celular com toda essa fluidez. Pra economizar bateria, eu fiz uma rotina que põe a tela em 60Hz sempre que saio de casa.

Quanto ao desempenho, não tenho nada a reclamar até o momento. É infinitamente superior ao Galaxy A51 que eu usava antes, e inclusive esquenta menos.

Minhas referências são o A51, A30 e A20, todos com 4000mAh. Nunca usei outro celular com 5000mAh, então não sei dizer se tá bom ou não, mas eu estou satisfeito.

Eu uso o mesmo carregador de 15W que veio na caixa do A20 e um cabo de 100W com medidor de potência da Essager. Geralmente coloco na tomada com 20%, e o carregamento varia de 8W a 14W, descendo pra 5W se eu mexer no celular enquanto carrega. Leva de 1h30 a 2h pra carregar aqui.

Achei as câmeras traseiras bem boas. A principal tem até estabilização ótica, o que deixa os vídeos muito estáveis.

É muito bom mesmo, o melhor áudio que eu já ouvi num celular. É bem alto e tem graves surpreendentes.

Esse é um problema que eu tinha no A51 e permanece no A25. Não é só quando chega notificação, mas também quando alterno entre aplicativos, abro um novo, desligo e ligo a tela… Isso nunca aconteceu no A20 e A30, que pararam no Android 11, o que me faz crer que é um bug de software.

Esse foi o motivo para eu ter escolhido o A25. Queria um celular mais atual, com longo tempo de atualizações e que ainda tivesse a entrada de fone.

Os módulos que eu uso são o Sound Assistant, One Hand Operation + e Nice Catch. Só o Sound Assistant não está disponível, mas instalando o apk funciona perfeitamente. Esse módulo quase não recebe atualizações, então não é um problema instalar por fora.

Eu voto a favor! Adoro os textos do @cav

1 curtida

O Galaxy XCover Pro que eu tive tinha basicamente o mesmo hardware do Galaxy A51 que você teve, então tivemos experiências parecidas.
O engraçado é que eu cheguei a comprar um Galaxy A51 em Fevereiro de 2023, mas a questão da inconsistência na exibição da tela em brilho mínimo nele estava mais grave, além dele ter reiniciado sozinho quando fui tentar usar o Smart View, daí acabei devolvendo o aparelho.
Alguns meses depois, peguei um A51 usado de um conhecido, mas novamente peguei um com defeito, já que ele reiniciou sozinho de forma aleatória. Devolvi para o antigo dono já no dia seguinte.
Resumindo: não era pra eu ter um A51.