Futuro da Nokia Mobile nas mãos da HMD Global

Estou um pouco preocupado com o futuro da marca Nokia nas mãos da HMD, considerando o trabalho realizado por ela depois que começou a pandemia.

Até 2020, ela só tinha 5 aparelhos com Android Go, sendo 1 por ano, exceto em 2019, sendo que desses, 3 tiveram atualizações do Android.

De 2021 pra cá, ela já lançou 11 aparelhos com Android Go, sendo que só 1 tem atualizações do Android garantidas.

Além disso, antes da pandemia, ela ainda trabalhava com intermediários mais potentes, com lançamentos regulares das séries 6 e 7, além de planos de lançar um novo Nokia 9.

Com a pandemia, ela passou a se concentrar mais nos Nokia 2, 3 e 5, e embora tenha lançado um novo Nokia 8, me parece que ele era basicamente um projeto que já estava em andamento antes da pandemia.

Com a remarcação dos aparelhos em 2021, ficou nítido que além dela descartar sucessores para os Nokia 4, 6, 7, 8 e 9, ela parece mais preocupada em fazer sucessores para os Nokia 2 e 3, e um pouco menos preocupada para os Nokia 5 (teve o X10, X20, XR20 e G50, mas as melhorias poderiam ter sido mais significativas, principalmente considerando a concorrência).

Outro ponto são as atualizações do Android, que pioraram com o Android 11, e não parece que serão melhores com o Android 12, tendo em vista que já estamos quase no fim do primeiro trimestre, e a HMD ainda não soltou um calendário de atualizações, ou mesmo uma lista oficial de aparelhos elegíveis. Até agora só 2 aparelhos receberam o Android 12, sendo que em anos anteriores, esse número já seria três vezes maior.

Vendo o que aconteceu com a LG nos últimos anos antes dela anunciar a sua saída do mercado mobile, e considerando que a HMD logo terá que renovar os direitos de utilização da marca “Nokia”, fico me perguntando se realmente ela o fará, ou se os últimos lançamentos já são pensando em uma futura descontinuação da parceria, considerando que os aparelhos atuais dela terão no máximo mais 3 anos de suporte (2 no caso dos aparelhos com Android Go).

Será que é por aí, ou é exagero, e os bons resultados na Europa dão um bom respaldo, e esses lançamentos controversos são apenas parte de uma estratégia futura, onde outros segmentos voltarão a serem considerados? O que vocês acham?

Ao menos pra mim, a Nokia tá mais queimada que a Russia…

O Nokia 5.3 apesar de não rodar Android Go, foi um desastre… foi a pior experiência que eu tive com smartphones na minha vida… foi o primeiro produto que eu achei insuportavelmente RUIM e não aguentei ficar 3 dias com ele… devolvi no prazo legal faltando 4 dias… ultimo smartphone que eu compro da HMD.

Smartphone resetando sozinho, travando, camera que dá vontade comprar tekpix, 48.5°C na tela, etc… (até fiz um tópico sobre isso…)

Eu estou com um Nokia 5.3, e na data desse comentário, fez pouco mais de 1 mês que estou com ele.
Ele não está funcionando mal, mas realmente estou bem temeroso quanto ao futuro dele, se ele ainda funcionará sem defeitos (graves, pelo menos) daqui a 6 meses, 1 ano ou 2 anos. No momento, o desempenho geral dele não é ruim, mas sinto que poderia ser melhor, e ele já reiniciou sozinho umas duas vezes (não foi uma reinicialização completa, e parece mais um bug de software), mas por enquanto, estou relevando, principalmente porque decidi mantê-lo com patch desatualizado, do jeito que saiu da caixa, só pra experimentar.
Eu sai de um Samsung, e realmente não estava nos meus planos ir para um aparelho com Android puro (e talvez parte da minha frustração seja por isso), e muito menos Nokia, mas as circunstâncias não me deram muita escolha. Não estou totalmente satisfeito com ele, mas estou indo em frente, vendo no que vai dar (é o meu primeiro smartphone que compro novo em muito tempo, depois de frustrações com aparelhos usados).

Eu nunca entendi o posicionamento da HMD no mercado (pelo menos no brasileiro), a Samsung tem tanto celular bom no segmento intermediário que é dificil entrar nele, só sobrando os celulares básicos, mas nesses vemos alguns defeitos difíceis de aceitar como esses reboots aleatórios além da falta de atualizacoes.

1 curtida

masoquismo. hahaha

O que eu peguei foi uma desgraça, coisas feitas pela HMD nunca mais. hahaha

Po… comprar smartphone para esperar que ele funcione ao menos 6 meses é triste… Se ele estragar em 6 meses, será um bom exemplo do barato que saiu caro… (tá certo que ele tem garantia de um ano, mas a dor de cabeça e gastos com transporte para levar e buscar da garantia serão o problema…)
Quando eu compro um usado, eu espero que ele funcione por ao menos 1 ano. No caso de um novo, espero que dure ao menos até o fim das atualizações dele… pois prazo de garantia não deve ser o mesmo que prazo de validade…
Ps.: Meu Redmi 7 (paguei 783 ou coisa assim na época no Cissa) durou 3 anos antes de resolver oxidar sozinho… (não lembro de ter pegado ele com a mão molhada, derrubado-o na ou água nele, pego chuva, nem nada. Sempre de capinha, nenhuma queda. Nem risco na tela tinha!)

Me desculpe, mas o desempenho dele é horrivel… pior que o do meu finado Redmi 7… e ele tem um processador mais forte. Meu Redmi 7 NUNCA engasgou, o Nokia saiu da caixa engasgando e continuou. Quanto à reiniciar, o Nokia 5.3 reiniciou desta forma três vezes em três dias… enquanto meu Redmi 7 NUNCA reiniciou sozinho.

Tem o Samsung A03, que tem um desempenho parecido por um preço pouco melhor que o do Nokia 5.3… estou esperando a Magalu me devolver o dinheiro para comprar outro. Se não der o Poco M4 Pro ou o M3 Pro, vou com o Samsung A03. (Mas sentirei falta dos recursos do MIUI, como a gravação de ligações…)

2 curtidas

Falsa Nokia, feitas pelos piores ex-funcionários da antiga Nokia.

Eu vejo da seguinte forma: a HMD entrou competitiva em 2017, mas ao longo do tempo, começou a pesar o orçamento inferior em pesquisa, desenvolvimento, marketing, logística e suporte dos aparelhos, e a pandemia só deve ter complicado as coisas, o que está levando a essa situação de priorizar o mercado de baixo custo, de pouco inovar em design (e quando falo em inovar, não falo pensando em revolução, mas em identidade), de usar componentes de baixo custo, e de não conseguir garantir a qualidade que ela até queria entregar.

Ao meu ver o grande problema é a qualidade e suporte mesmo, coisas que talvez não custassem tanto mais pra ela entregar, ou a empresa tá tão mal que só pensa no curto prazo.

A HMD anunciou oficialmente que não pretende lançar sucessores para os Nokia 8.3 e 9 PV a curto ou médio prazo, então certamente é a segunda opção, por mais que ela tente convencer que os resultados na Europa só vem melhorando com o passar dos trimestres.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.