Fundador do Telegram comenta “segredo” que faz app crescer 40% ao ano

Originally published at: Fundador do Telegram comenta “segredo” que faz app crescer 40% ao ano – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Após Telegram se tornar aplicativo mais baixado do mundo em janeiro, Pavel Durov publicou mensagem com recado ao WhatsApp

Eu tenho percebido um fenômeno curioso.

Telegram tá cooptando o nicho influencer e de entretenimento, enquanto o Whatsapp ficou com o o nicho pessoal e comercial.

Por exemplo, grupos de influencers, fandoms, grupos de séries, livros, investimentos, BBB, entretenimento em geral… tudo isso tá crescendo e ficando muito forte no Telegram.

Enquanto isso, parece que os usuários continuam deixando o Whatsapp pra conversas com pessoas conhecidas pessoalmente (parentes, amigos, grupo da família, etc). E também pra entrar em contato com empresas que vendem produtos pelo zap (que ainda é imbatível nesse sentido).

Curioso pra saber se tem espaço pros dois existirem competindo pelo mesmo público a longo prazo.

8 curtidas

Incompreensível como nunca engrenou um protocolo padronizado para chat.

Todos os serviços da internet tem, é saudável, competitivo, TODOS GANHAM, a indústria e os usuários.

A WEB (HTTP) é sim, e-mail (IMAP,POP,SMTP) é assim, e assim tudo, FTP, SSH, DNS, LDAP…

E a competição é forte entre Firefox, Chrome, Edge, mesmo todos sendo compatíveis com o mesmo protocolo.

O correto é usar um protocolo padrão, WhatsApp, Telegram, Viber, ICQ, todos compatíveis. O usuário escolhe o melhor.

2 curtidas

Ou seja, parece que o Telegram está virando uma rede social enquanto o Whatsapp está ficando como um mensageiro mesmo.

5 curtidas

Tá aí algo q o Facebook n tem:

“valores”

3 curtidas

Embora “consistência” não seja realmente um problema para o Telegram, eu não acho que é isso o que está fazendo ele se popularizar, mas sim a superioridade técnica dele. As pessoas estão finalmente percebendo que não precisam lidar com as limitações do Whatsapp.

Por exemplo:

  • No Whatsapp, todas as conversas, fotos e vídeos ficam NO APARELHO. Se você perder seu aparelho por qualquer motivo, e não tiver um backup, você perde tudo. Além disso, se seu celular tem pouca memória, você vai ter que ficar apagando histórico pra poder gerenciar isso. No Telegram, fica tudo na nuvem e você consegue limitar o tamanho do cache local… Então você não precisa fazer backup e não precisa se preocupar com espaço.

  • Os grupos no Whatsapp só permitem até 255 pessoas. Isso é uma piada. No Telegram os grupos permitem até 5 mil pessoas… E se você precisar de mais você pode transformar em um “super-grupo” que permite até 200 mil pessoas.

  • Você só pode usar o Whatsapp Web no computador se o seu celular estiver conectado a Internet. Se ele estiver desligado ou sem conexão, o Whatsapp web não funciona. Além disso, você só pode usa-lo em um único PC de cada vez, você não pode criar uma “central de atendimento” por Whatsapp com várias pessoas atendendo várias conversas. No Telegram, você pode logar a mesma conta em quantos dispositivos quiser, incluindo computadores, e usar todos ao mesmo tempo.

  • Integrar sistemas com o Whatsapp é um inferno. O Facebook explicitamente rejeita isso e qualquer interação entre sistemas com o Whatsapp é na verdade um “hack”, e está sujeito a parar de funcionar, ou até mesmo ao banimento da conta. São pouquíssimas as formas oficiais de programar um esquema de auto-atendimento para o Whatsapp… E em todas elas você precisa ter uma conta comercial. No Telegram a API é aberta, super completa e o desenvolvimento de robôs é amplamente incentivado. É muito fácil e ao mesmo tempo muito mais seguro. É impossível fazer Spam com robôs no Telegram (em grupos é possível, mas também é possível criar robôs anti-spam para grupos).

  • Áudio do Whatsapp usa um codec que deixa a voz muito ruim, com qualidade bem baixa mesmo. As mensagens de voz o telegram são muito mais limpas, claras e bem definidas.

  • No Whatsapp, vc só pode deletar uma mensagem se enviou ela no máximo a 6 horas (se não me engano). E quando vc deleta, fica lá o placeholder dizendo que vc deletou. Você não tem o direito de se arrepender! No Telegram, você pode deletar qualquer mensagem enviada em uma conversa privada… Sua ou da outra pessoa, a qualquer momento, sem prazo mínimo ou máximo. Se quiser, pode deletar a sua conversa inteira com aquela pessoa, tanto pra você quanto pra ela.

  • No Whatsapp você tem um limite de 1,5 minutos para mandar vídeos, e os vídeos vão com uma qualidade horrível. As fotos também perdem muita qualidade. No Telegram, não tem limite e você pode enviar vídeos até em 720p se quiser. E as fotos chegam bem melhores.

  • No Whatsapp você só pode mandar arquivos com até 64 MB, no Telegram o limite é 2 GB.

4 curtidas

Com relação ao áudio, o problema não é o codec mas sim as configurações setadas no codec. O codec utilizado pelo WhatsApp é o Opus, que é um baita de um codec.

O WhatsApp é que aplica uma compressão ferrada em imagens, vídeos, áudio e o escambau.

O segredo é colocar Storys e ai pronto oreoara o funeral do whatsapp

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.