Free Software Foundation quer que Microsoft abra código do Windows 7

Originally published at: Free Software Foundation quer que Microsoft abra código do Windows 7

Acredite: a FSF criou uma petição online para o Windows 7 virar software livre

Pior que não tem alternativa em alguns casos…, to com um notebook aqui e a guria não vai fazer upgrade…
Win10 é muito pesado então vou ter que colocar Win7.

Eu assinei, a Microsoft mudou da água para o vinho nos últimos anos, quem sabe hehehe.

Qualquer Celeron com SSD roda o Windows 10 numa boa. O problema de tudo é o HD, falo por experiencia própria.

1 curtida

Não vai rolar. A maior parte do código-fonte essencial do SO é base para todas as versões posteriores, incluindo o Windows 10…

10 curtidas

Por incrível que pareça, essa seria uma atitude que faria muito bem ao Windows.

Hoje temos áreas completamente abandonadas dentro do Windows, coisas como o notepad e agendador de tarefas totalmente datados e cheios de bugs. Ícones do Windows 95, busca que não funciona, falta de abas, falta de visualizar de imagens leve, inconsistências no design dentre tantos outros problemas.

Eu vejo iniciativas de abertura de código, como da calculadora do Windows ou do novo terminal dando super certo e tendo novidades constantes.

Certamente a abertura de todo o sistema faria muito bem ao SO.

2 curtidas

Nem um SSD não ajuda? Mesmo se for um Core2Duo com 3GB de ram, com SSD já fica bem decente com W10.

Do Windows 7 não digo, mas seria interessante disponibilizar o código do Windows 98, por aí…

@brunossn O Notepad não é tão esquecido não, ele só é um aplicativo simples. https://devblogs.microsoft.com/oldnewthing/?p=98795

1 curtida

Então, mas tem coisas básicas que não funcionam. Tente, por exemplo, abrir um arquivo com mais de 5 MB e veja o aplicativo congelar por minutos.

Ou o control + F, que só busca do começo pro fim.

Em outro artigo aqui do Tecnoblog é esclarecido que a Microsoft mantém contratos de sustenção do Windows 7 para ambientes corporativos, setor mais interessado nas questões de segurança da informação.
Apesar da Red Hat manter esta estratégia liberando a versão “open source” para a comunidade e a versão corporativa (paga), estamos falando do Windows que está presente em uma quantidade significativa de máquinas e, a exposição de seu código-fonte, afetaria diretamente a segurança delas. A maioria dos clientes corporativos não realizou a migração para o Windows 10 considerando a compatibilidade com aplicações legadas, cenário sempre crítico em cenários de médio e grande porte.

3 curtidas

A tá pô… a Microsoft investe mais de uma década em desenvolvimento (incluindo grana e pessoal) para dar de graça.

1 curtida

Pois é… Peguei meu FX-6300 ontem e comecei a zoar os clocks… consegui a proeza de rodar ele a 800MHz. O Windows 10 não demorou tanto pra iniciar… mas os programas ficaram uma carroça. (OBVIO)

Problema não é fazer o Windows iniciar, é fazer os softwares funcionarem de forma minimamente aceitável. (O que não foi o caso do FX-6300 @ 800MHz. Até o YouTube travava…)

2 curtidas

Os desenvolvedores do React OS já tem dificuldades em explorar e trabalhar com técnicas de engenharia reversa em cima de códigos do Windows 2000 e Windows NT 4 que vazaram, então dá pra ter uma ideia de que essa história de Windows em código-aberto é um papo complicado.

Pra se ter uma ideia, a Microsoft só foi liberar o código de uma versão antiga do MS-DOS em 2018.

Ou seja, não se fala nem em tornar o Windows 1.0 código-aberto, mesmo que ele e o Windows 2.0 já possam ser rodados direto de um web browser.

6 curtidas

Discordo. Roda liso em ambos. Se não roda 10, não roda 7 tb, parte pra XP e chuta o balde.

Err, quando foi a última vez que você utilizou o Bloco de Notas? Ele recebeu diversas melhorias ao longo de 2019. Arquivos grandes não são mais um problema e buscas circulares, quebras de linha no formato Unix e leitura de arquivos em UTF-8 agora são totalmente suportados na versão atual do Bloco de Notas…

1 curtida

Não esqueça dos drivers, podem haver centenas de incompatibilidades… E o Windows rodar bem con multitasking em um computador fraco pode não ser a melhor experiência do mundo…

acho inusitado como essa galera do codigo aberto adora descer a lenha no Windows, mas é doidinha pra pôr as mãos no fonte dele…

1 curtida

A questão não é a abertura, e sim tudo o que está por trás e que não pertence à MS.

Quando fala-se na abertura do código, a FFF não diz, por exemplo, quais partes ela quer. O Windows, como alguns sabem, é composto em camadas, que vão desde o kernel NT (este com chances zero de ser aberto, visto que é a base de todos os sistemas da Microsoft) até a engine engine de composição na qual o Windows 7 está rodando.
Vejamos que, embora a propriedade seja da Microsoft, uma parte considerável do Windows “pertence” à outras softwares house, como, por exemplo, codecs multimídia, conectividade, drivers, vídeo, dentre outros. Não é economicamente viável comprar tais direitos (visto que um relicenciamento é impossível, visto que continuariam de propriedade de terceiros) para distribuí-los sobre alguma licença open source que seja…

É lindo ver que a mesma galera que massacra a MS e o Windows querendo ter seu código em mãos.

2 curtidas