Flutter vai vingar?

E ai rapaziada.

Eu sou desenvolvedor back-end e sempre “passei fome” no front. Recentemente descobri o Flutter e escrever front como se estivesse programando no back foi algo transformador pra mim. Estou completamente apaixonado pela tecnologia. Vejo uma galera(Principalmente que usa RN) usando o argumento de que o Google pode a qualquer momento matar a tecnologia(Mesmo ela sendo open-source e a comunidade podendo continuar o suporte a ela). O que vocês acham?

Cara, é uma das linguagens que fazem parte das minhas skills.
Ela já existe a um tempo relativo e tem uma comunidade bem interessante, acredito que mesmo que o Google resolva abandonar, a comunidade deve manter, principalmente por essa capacidade dela de ser fácil de desenvolver e ainda mais fácil de portar, vc pode literalmente compilar em binário e rodar em uma geladeira por exemplo…
Tenho bastente confiança na continuidade e na capacidade técnica do Flutter :smiley:

2 Curtidas

Qual a opinião de vocês sobre linguagens que tentam mágicas? No sentido de que elas passam a fazer muita coisa por debaixo do capuz sob um pretexto de “economizar linhas de código” ou “acelerar o desenvolvimento”.

Por exemplo, o Kotlin tem um monte de automações nesse sentido (ex.: automatizar os métodos getters e setters), mas, na minha opinião, isso só serve para dificultar a compreensão do que está acontecendo para alguém que vai ler o código e não adiciona em nada à eficiência do programador, afinal, temos IDEs para isso.

Eu acho que ainda prefiro o Java. Está na hora de alguém invetar um framework multiplataforma usando ele.

O Flutter é muito promissor, mas acredito que o RN tem mais mercado por estar mais tempo rodando e também porque a comunidade de js é muito forte.

Acho bom… Inclusive o flutter tem isso em certo ponto. A questão não é se ele gera código e sim se aquele código você tem acesso e se ele está otimizado. No Flutter hoje usando MoBx você tem que gerar código que fica no seu projeto e você não pode alterar ele.

Gente o que é RN? (tive que cumprir o mínimo de 20 caracteres pra comentar)

React native :call_me_hand:

2 Curtidas

Muita gente diz q Flutter n vai pegar por um simples motivo: é fanboy de outro framework. E afirmar algo sem fundamento é muito errado!

Outra turma ataca o Flutter por uma má experiência que teve com o Angula 1. Google lançou o Angular1, viu o potencial da ferramenta, porém tava tudo muito confuso, muita coisa mudou, mas muita coisa mesmo, a ponto de quem sabia Angular1 tinha q estudar praticamente tudo de novo. Isto gerou um puta rage da galera. Tem gente que é hater da Google até hj por conta disso.

Só q… Google aprendeu com os erros (é o q parece!). Flutter pra mim já pegou e a tendência é só melhorar. Atualmente React Native é mais popular, mas eu aposto 2 fichas enferrujadas de que Flutter ficará, pelo menos, pau a pau com o RN nos próximos anos.

E mais, Flutter tá em paralelo com outro projeto do Google: O sistema operacional Fuschia. Ainda é cedo demais pra falar qualquer coisa sobre o Fuschia, mas se pegar (e isto vai levar anos!), vai ser mais um ponto pro Flutter, já que o Flutter será o framework nativo do Fuschia.

Mesmo que o Fuschia n pegue no futuro, Flutter tem seu próprio potencial. Tanto é q, com pouco tempo de lançamento do Flutter o time do RN já mexeu seus pauzinhos pra entregar apps tão rápidos quanto o do Flutter. E esta é a maravilha da concorrência! :smiley:

2 Curtidas

React Native é um framework onde pode-se desenvolver aplicativos multiplataforma em um mesmo codigo. site

Eu já até trabalhei com React Native mas não passou pela minha cabeça que seria isso hahaha

@Leandro_Amaral RN significa React Native! É uma framework que te permite construir aplicativos nativos para iOS e Android utilizando tecnologias web (JavaScript, CSS, React). A ideia é que um só código funcione em ambas as plataformas, cortando o tempo e custo de desenvolvimento!

1 Curtida

Cara seguinte, o Flutter é promissor e muito bacana.

MAAAASSSS

Tem um porem ai com um mas bem grande.

É Google, sou fã da empresa, e uma coisa eu sei… A empresa adora matar tecnologias, não matar direto, ela basicamente esquece o que faz meio que se perder o sentido de usar na minha opinião, pois você perde tempo(ou não) aprendendo.

Se você gostou, invista! É sempre bom ao menos conhecer linguagens e frameworks que não fazem parte do nosso dia-a-dia, nunca odiando nenhuma, pois o mercado de desenvolvimento muda o tempo todo.