Flavours Ubuntu 20.04 - O que acharam?

Atualmente estou utilizando um notebook velho de guerra (processador Intel Pentium Dual T2370 @ 2x 1.733GHz, 4GB), com Xubuntu 18.04.4. Até que dá para executar algumas tarefas do dia a dia, rs.

Mas eu queria saber a opinião de quem já testou essa nova versão, em relação a drivers, desempenho, etc.

Estive pensando em atualizar para o Ubuntu MATE quando chegar a versão 20.04.1, pelo menos, já que pra mim está funcionando perfeitamente.

Estou usando o Pop!_OS 20.04, até agora não tive problemas, funcionou perfeitamente pra mim também, único ponto que achei estranho é que ele não utiliza um Grub como o ubuntu e sim o SystemD para alternar entre sistemas.

1 curtida

tenho um core i5 de 3ª e 4GB de RAM.
experimentei algumas versoes, mas voltei pro Neon, por que ainda é muito mais leve e pratico do que o ubuntu e suas variantes.
usei o MX por umas semanas, mas o excesso de configuração atrapalha mais do que ajuda.
to esperando o Mint XFCE e o proximo NEON pra testar uma instalação limpa.

1 curtida

não imagino que um kernel novo vá ter um desempenho melhor do que o teu atual, a tendencia é que seja mais pesado, com foco em hardware mais novo, se tá tudo rodando redondo ai, eu continuaria com esse sistema mais um tempo, talvez até o fim do suporte dele.

1 curtida

Concordo em partes. Há modificações na estrutura do kernel que pode otimizar ou corrigir problemas relacionados a execução de tarefas e divisão de multitarefas entre os núcleos físicos e virtuais, gestão de memória que podem melhorar o desempenho de uma versão para outra.

Claro que novos recursos sempre são adicionados em versões mais novas, alguns deles podem deixar o sistema mais esperto.

Já a user-interface é uma equipe diferente que desenvolve e o linux desktop depende muito dos componentes que são adicionados na distribuição e versão, que também podem fazer dele mais leve ou pesado.

1 curtida

Sim. Vou esperar até o fim do suporte da versão. Até por que, até lá já vou ter trocado de equipamento.

1 curtida

Nem sempre essas atualizações são boas para o hardware mais antigo, já passei por algumas que coisas simplesmente param de funcionar com a mudança de kernel, por isso falo, se está funcionando bem, pra que mexer? a chance de ter alguma otimização de algum hardware a tantos anos no mercado é bem pequena.

1 curtida

Hehe é verdade, as vezes as mudanças não são bem vindas mesmo. Inclusive os S.O.s estão começando a perder suporte 32bit. Mas esses problemas de perder funcionalidades e algumas coisas pararem de funcionar são mais no nível de hardware drivers, principalmente nos drivers proprietários que perdem suporte. Mas quando a alteração é mais voltada para gerenciamento de recursos, esses problemas não ocorrem e a tendência (nem sempre mas…) é do sistema melhorar, mesmo em hardware antigo.

Uma foto de blocos de kernel para facilitar a visualização:

images

2 curtidas

Ah sim, outra coisa, a Versão do Ubuntu não considera só o kernel, são todos os componentes do pacote, incluindo novos drivers, interface do usuário, programas, etc… Aí sim, quando incluem programas mais recentes estes tendem a serem mais pesados, pois incluem mais funções.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.