Fire TV 4K ou Google TV 4K?

Bom, eu tenho uma TV LG 4K com WebOS, mas o sistema as vezes é bastante lento, se estiver assistindo conteúdo 4K HDR então, não dá nem pra abrir o menu de configuração de áudio e vídeo sem que esta leve vários segundos pra processar a tarefa, embora tenha funções que eu gosto muito, tipo streaming de áudio pra dois dispositivos bluetooth ao mesmo tempo.

Eu já tive um Fire TV Stick no passado, eu até gostava, porém há limitações nele e não acho o sistema dos mais rápidos, além do Miracast ser meio bugado.
Aí agora tem o Chromecast 4K com Google TV, nunca usei, queria saber se ele é melhor que o Fire Stick, se é rápido e tal.

Curioso, vc usa controle normal ou o controle magic da LG?

Magic Remote.

Uma vez estávamos discutindo aqui na cmm sistemas para TV, o melhor e talz, vi reclamação do WebOS mas eu sempre achei ele bem fluido, daí veio a sugestão de que eu achava fluido não por conta do sistema e sim pela influencia do controle, pouco mais para frente minha tv morreu(formigas) e passei meu controle para minha cunhada que tinha uma tv LG mas sem o controle magic, segundo ela a experiência mudou para melhor consideravelmente, então pesei que poderia ser o controle.

Atualmente tenho um fire tv lite(a primeira versão lite fullHD), e uma TCL de 2022 com google TV, e vou ser sincero prefiro o WebOS, depois o fire tv e por ultimo o google TV, sinto que o android da amazon é bem mais trabalhado e otimizado, além do google tv dar umas travadas as vezes, alguns apps bugam na minha , um exemplo absurdo é que o spotify e o youtube param de tocar sozinho, não dá para usar uma lista.

2 curtidas

Tenho dois Fire TVs 1080p e um 4K, para mim, todos apresentam boa fluidez, carregando o sistema e abrindo apps rapidamente sem dificuldades.

Eu acho a interface da Amazon bem competente, e que me atende bem, já que eu só clico nos atalhos para ir direto aos streamings e navego por lá.

Também não tenho do que reclamar da Alexa, que me ajuda na pesquisa de títulos de forma eficiente e no controle de dispositivos inteligentes do ambiente.

Então minha recomendação fica para o produto da Amazon.

Eu tenho uma TV com Web OS, não tenho problema com fluidez do sistema, meu problema é com a fluidez dos aplicativos. O YouTube fica engasgando bastante com vídeo 4k, o Prime Video também.
É uma TV de 2018 com WebOS 3, não lembro o modelo. Ela também tem problema no Magic Mouse, as vezes não funciona a parte inteligente dele, pesquisei e descobri que é um problema de hardware da TV, aí segui um tutorial do YouTube abrindo a TV e raspando um conector oxidado e realmente funcionou. Depois de um tempo voltou a dar problema, mas agora só dá problema de vez em quando.

Enfim, não consigo te ajudar com a escolha de FireStick e GoogleTV, mas vale lembrar que o GoogleTV tem mais opções de aplicativos, inclusive tem muitas opções de emuladores pra você jogar com um joystick bluetooth.

Aproveitando o debate, alguém tem referências do Roku Express 4k? Estava com preço bem interessante uns dias atrás, mas minha maior curiosidade é saber se a caixinha precisa ficar ao alcance do controle remoto ou pode ser escondida atrás da TV.

O controle do Roku é um modelo tradicional com base no uso do infravermelho, então a caixinha precisa ficar obrigatoriamente visível. O controle igualmente não pode ser usado com obstruções (como quando está debaixo das cobertas no frio, por exemplo).

Sofro que o controle de volume no Fire TV é via infravermelho, daí a gente tem que botar a mão pra fora do cobertor :grimacing:

sobre isso aqui, vou até enfatizar, esqueça o chromecast, sério google ainda é a pior nesse mercado de dongles, fora que nem liga em dar um suporte decente para o Brasil, se quiser android recomendo amazon, google Tv ou android os dongles ou box da xiaomi(deve ter outros competentes mas só cheguei a experimentar e gostar dos da xiaomi)

Se fosse os modelos anteriores do Chromecast eu até entenderia, mas qual o problema do Chromecast com Google TV? Tem controle remoto (corrigindo a principal limitação dos modelos anteriores), roda Google TV (maior disponibilidade de apps se comparado com o Fire OS, por exemplo) e tem especificações técnicas melhores que muitos dongles, boxes e Smart TVs que também rodam o Google TV…

Só uma observação, que não era uma limitação, era uma proposta diferente até então.

Eu dei minha opinião baseada no que eu tenho com OS google TV, chromecasts que já usei, pesquisas, reviews, e sinceramente não vi essa vantagem de disponibilidade de mais apps comparado ao fire OS, realmente a qualidade no fire OS comparada ao google TV é absurda ao ponto do mesmo app bugar no googletv mas não no fireOS mesmo que ambos usam um sistema do google. Sem contar que sobre o controle é mais seguro algo consolidado que um teste, e sim o google em seus produtos no geral adora testes.

Bom enfim, se você tem, usa ou testou por tempo suficiente para falar que é bom… É algo que eu não posso questionar, mesmo porque não tive com essa ultima versão, se alguém for comprar na sua opinião é baseada na sua experiencia, o que tenho comigo é que não tenho fé que milagrosamente o chromecast ficou melhor que os outros dongles então nem recomendo.

Verdade. Apesar que para um controle infravermelho, o controle do Roku é surpreendentemente bom, e o design e ergonomia também são legais.

Eu estou falando do Chromecast com Google TV, esse modelo:

E não compro nada da empresa Xiaomi.

Todo modelo recente vem com o Google TV, se não me engano a ideia é migrar do android TV para o Google TV, então todos os modelos que vão manter o android puro(mitv, smartTV e etc…), vão migrar para o Google TV. A questão é que me senti seguro em comprar um TV de 2022 com Google TV porque né, android tv tava no mercado já e é a evolução natural, não esperava uma experiencia pior que um WebOS ou Tizen de 2022, mas infelizmente foi o que aconteceu, me arrependi. Agora aquela coisa, você já tem um webOS e tá insatisfeito, por conta do hardware do dongle existe sim a possibilidade dele ser bom, mas para mim, pessoalmente já é uma aposta que não vale, talvez alguém com mais experiência com ele pode defende-lo.

Mesmo do caso aqui, tenho uma ótima experiencia com a xiaomi, celulares da linha redmi note(não confunda com redmi de entrada), poco e MI(atualmente agora é só Xiaomi mesmo).

O problema da TV com Android integrado é que o hardware é ruim e fraco, é bom e rápido só em TV flagship.
Eu não disse que o WebOS é ruim, é muito bom, mas tem limitações de apps, não tem VLC, e o processador do meu modelo de 2021 é fraco, fica lenta pra navegar enquanto reproduz vídeo 4K, e se você está na Netflix por exemplo e aperta o botão Home, ela vai demorar alguns segundos pra ir pra Home, se não esperar e apertar de novo, ela vai voltar pro app aberto antes, é irritante, a experiência deve ser melhor nas TVs top de linha deles, o processador é melhor.

1 curtida

No Google TV você realmente tem mais ofertas de apps que no Fire TV. Pra citar um dos mais famosos, no Fire TV ainda não tem o HBO Max. O Globoplay foi chegar recentemente também.

Só no Brasil. Isso tem cara de ser alguma treta de licenciamento ou acordo de exclusividade ou alguma outra treta contratual.

Exatamente. Quem não tem conhecimento não vai conseguir instalar por fora da loja, ou tem quem não queira ter o trabalho e opta por outro sistema que seja mais completo, que nesse caso é o Google TV.