Fim do 2G e do 3G no Brasil?

Segundo o Telesintese, a Anatel já prepara o desligamento do 2G e do 3G no Brasil de modo simultâneo.
Fonte: https://www.telesintese.com.br/anatel-abre-tomada-de-subsidios-para-o-desligamento-das-redes-2g-e-3g-no-pais/

1 curtida

Desligar o 2G até vai, agora enquanto não resolverem a lambança que é o VoLTE (ou forçar as operadoras a suportarem todos os smartphones), não vão desligar o 3G…

2 curtidas

Nem lembrava que o 2G ainda funcionava no Brasil… (eu uso TIM, nada funciona nessa operadora)

Quando eu trabalhava em uma Telecom em 2016, alguns funcionários já citavam casos onde algumas operadoras pelo mundo desativaram o 3G ou 2G e queriam fazer algo parecido aqui no Brasil.
Mas mesmo em 2023 acho cedo demais pra desativar o 3G e 2G, até porque o VoLTE não é muito bem adotado no país e ainda temos muitas máquinas de cartão de crédito que não tem 4G. Poderiam primeiramente desativar apenas o 3G ou apenas o 2G, aí lá por 2030 desativar o outro e manter apenas 4G e 5G.

Eu gostaria de entender o motivo da Vivo liberar VoLTE para algumas pessoas e outras não, meus pais e eu usamos Vivo Easy, mas apenas eu tenho VoLTE.

2 curtidas

Se desativar, a Vivo me deixará com uma cobertura extremamente restrita aqui no meu fim de mundo (que tem lugares que nem o 2G funciona corretamente).

Calma, a Anatel está ainda na fase de pensar no assunto. Tanto que estão fazendo tomada de subsídios (link aqui pra quem quiser participar).
UPDATE: já acabou. Mas dá pra consultar as contribuições aqui.

Mas antes de realmente seguirem com a ideia, vão ter que melhorar a cobertura LTE e NR e passar a ativar VoLTE pra todo mundo (estou olhando para você, Claro).

Fora que das pessoas físicas que ainda tão usando GSM, a maioria deve ser gente mais pobre, idosos e gente em situações meio complicadas, tipo usando celular de mesa na área rural com antena externa. Ou aquele seu tio que não sabe usar internet e ainda tem o Nokia de lanterninha que comprou uns 15 anos atrás.
Em teoria qualquer migração tecnológica não pode ter ônus pro cliente, mas a gente sabe que a prática nem sempre é assim.
A outra parte é coisa de M2M, tipo máquina de cartão, mas aí, francamente, a Cielo e cia da vida que lutem com as operadoras.

4 curtidas

Acho complicado desativar as 2 junto, mas uma delas poderia sim ser desativada.

E a Anatel mais uma vez fez besteira que na licitação do 5g não colocou obrigação das operadoras ativarem VoLTE, VoNR e VoWifi para todos os clientes.

6 curtidas

Se isso for a médio prazo, se for só o 3G, ok, mas acho que o 2G ainda precisa de mais algum tempo, já que ainda tem muitos feature phones e outros dispositivos que ainda usam essa tecnologia.

A anatel pensa como no caso a ANS quem da mais $$$.

A TIM ativou o 5G NR em várias cidades do interior do Piauí com a frequência do 2G.
Mas eu partilho da ideia do amigo ali em cima, a Claro até hoje não sabe nem o que é VoLTE. Usa 3G pra fazer chamada :face_exhaling:

Acho meio cedo para desativarem qualquer uma das 2, visto que existem muitas aplicações dessas tecnologias em outros mercados, como o rural. O 2g principalmente, tem sido muito utilizado em aplicações que não precisão de banda mas pedem baixo consumo de energia. Se o 4g e 5g estivessem mais avançados aí seria outro cenário.

Hoje o 4G com VoLTE (assim não necessitando um downforce pro 3G) gasta menos bateria pois é a melhor frequência e mais longe (700Mhz) e geralmente os equipamentos são de 80Watts de potência.

1 curtida

Tem lugar em SP que nem 4G pega irmão quem dirá acabar com a rede 3G e 2G aonde 2G se usa muito serviços de rastreio por telemetria e pagamento por cartão.

Acho complicado isso, existem centenas de milhares de dispositivos de rastreamento (gps trackers) que usam essas redes ainda. Seria um upgrade forçado para essas empresas.

já passou a pelo menos 1 anos dessas empresas começarem a se planejar pra essa migração, mas como todo bom brasileiro, vão deixar para ultima hora e depois vão reclamar.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.