Fim de uma era: página da Nokia muda para HMD

1 curtida

Agora morreu de vez, acho muito difícil a Nokia voltar uma terceira vez

9 curtidas

sei lá, mas acho que isso significa que a Nokia que deve lançar os próprios produtos agora.

os celulares da HMD era licenciado, e a nokia deveria ter cláusula de não competição quando foi comprado pela Microsoft

5 curtidas

Penso igual, só usarmos como exemplo outra marca gigante do passado: dps que a TCL rompeu o contrato de licenciamento da marca Blackberry, ela nunca mais voltou em smartphones.

8 curtidas

Seria incrível, mas confesso achar improvável!

7 curtidas

O mercado anda muito concorrido, nenhuma marca consegue brigar com a Samsung e Apple no segmento topo de linha aqui no ocidente.
Nem mesmo o Google consegue ser uma concorrência de peso com a linha Pixel.

Resta tentar o segmento dos aparelhos intermediários ou de baixo custo como a Nothing vem fazendo, mas esse segmento também é muito difícil, a margem de lucro é muito baixa e tem muitas marcas chinesas fazendo aparelhos baratos.

Talvez a Nokia poderia tentar algum mercado diferente, como roteadores ou acessórios.

6 curtidas

Duvido, fora que deve ter alguma cláusula de não-competição no contrato com a HMD.

2 curtidas

A essa altura do campeonato acho que não vai fazer tanta diferença trocar de nome. A marca Nokia já perdeu praticamente toda a força que tinha na era da Microsoft, e HMD é tão genérico quanto uma empresa chinesa de segunda linha que ninguém se importa.

O licenciamento é só para mobile mesmo, porque a Nokia original ainda existe, e opera justamente neste setor de telecomunicações, mas focado no mercado corporativo. Então a HMD não deve ter margem para fazer isso.

7 curtidas

Com a HDM acho que não, a Nokia licenciava o nome para HMD usar e não deveria interferir na HDM

Já com a Microsoft acredito que tenha, já tem 10 anos de compra e penso que deva ter finalizado agora a não competição.

Kkkkkkkkk pode parecer uma teoria da conspiração, mas em setembro do ano passado fez dez anos da compra e foi o mês que HDM anunciou que iria seguir de forma independente kkkkkkkk sei lá, mas faz sentido

1 curtida

Fizeram um trabalho bem ruim de marketing com um nome tao forte, imagina com um desconhecido

5 curtidas

Ouso dizer que nos últimos 10 anos, só uma conseguiu brigar de igual pra igual com essa hegemonia Apple/Samsung, porém, questões de geopolítica acabaram prejudicando ela (com sanções): a famosa Huawei!

6 curtidas

a Nokia sob HMD nunca foi a empresa Nokia, apenas utilizava a marca. A empresa mesmo (toda a infra, pessoal, patentes, desenvolvimento…) era da Microsoft, que encerrou.

1 curtida

Depende do mercado… basicamente a divisão é América do Norte, América Latina, União europeia, Leste europeu, Ásia+Oceania. Cada mercado desse tem marcas diferentes que dominam.

Difícil dizer, embora estivessem presente no Brasil, não era o mercado principal deles.

Em Dubai se via bastante materiais promocionais em lojas. Na Índia, supostamente o mercado principal deles, não tenho conhecimento.

Precisa de muito dinheiro e investimento para ir contra a força das grandes chinesas (Xiaomi, Huawei, BBK). Será muito difícil surgir uma nova força no mercado. E HMD tinha investimento da Qualcomm e do Google, e mesmo assim não foi.

1 curtida