Fim de uma era: Apple anuncia transição de chips Intel para ARM nos Macs

Não discordo que muitos compram Apple, principalmente iPhones por status ou pra ser artigo de luxo… Mas suas afirmações são meio generalizadas…

Quer comparar um Xtudo com hambúrguer artesanal? Ambos enchem o estômago, na verdade o Xtudo enche até mais… Mas são coisas diferentes… artesanal é o dobro do preço do Xtudo e vem menos ingredientes. Depois que migrei pra Apple com um simples macmini, nunca tive nenhuma dor de cabeça…

São comparações idiotas, igual comparam o PS4 com um Switch. Eu tenho o Switch, foi mais caro, é mais fraco, mas entrega os jogos que me interessam… Vai por mim, tirando a minoria que compra mac por ser luxo, grande parte dos usuários do macOS tem um motivo mais relevante para compra-lo.

4 curtidas

pegar algo no inicio da geração é sempre um perigo, eu compraria um intel agora e se der tudo certo lá pra frente, tu consegue vender facilmente sem perder muito dinheiro e compra um ARM bem mais maduro (se o desempenho realmente justificar)

É isso que paga o bem estar social e, assim como muitos europeus, eu não vejo problema.
Você tem filhos né? Sabe como é preocupante dar educação de qualidade. Aqui no BR os valores de colégios particulares são mais altos do que alguns cursos de graduação.
Nosso ensino público já tava uma desgraça e agora nos ultimos anos foi sucateado.
E falando em saúde então… pffff

O problema não é o imposto sobre a renda (que é mundial), o problema é
o imposto sobre consumo (e pior, em cascata) + burocracia e alta corrupção.

Exemplo:

Canadá: 8/10% de PST (ou equivalente, dependendo da província) + 5% de GTS + IR que é a partir de 20% dependendo da província + IR nacional. Se vc pagar 60%
de IR (somado o nacional com o Provincial) sobre 2000 US$ terá 800 (o que por si só já é maior que nos nossos 200 US$).

Brasil: 2% de ISS + entre 15 e 30% de ICMS + 10% de PIS/Confins (que ainda por cima é variável), + ICMS sobre o Frete entre 15 e 30% de tudo que vc compra.
Supondo que o governo lhe cobre apenas 25% desses mesmos 2000 US$,
vc tem 1500 US$ pra gastar, só que a tributação sobre todos produtos, levando em conta o efeito cascata pode chegar a 85%. Ou seja, vc tá pagando mais imposto que o Canadá, só que em outro lugar.

1 curtida

O texto na postagem acima sofreu edição pra adicionar correções importantes.

Sobre o Canadá, existem de 2 a 3 impostos, dependendo da província (sendo 1 ou 2 provinciais) e um federal. Além disso há 2 impostos de renda, um nacional e outro provincial.

Sobre o Brasil, de federal há o IPI, PIS/CONFINS, FGTS (que raramente é devolvido), CSLL, IOF, IR de transações com ativos, IR nominal, e imposto de importação, vários deles variáveis (alguns loucamente variáveis). Já nas províncias (nossos estados), há ICMS e IPVA. Nos municípios há ISS, IPTU/ITBI e Taxa de Iluminação.

1 curtida

Filho, quem vai ficar 10 anos com uma maquina cara?
Sei que Fã da Apple nunca vai aceitar, mas quem tem,
tem por status.

1 curtida

Difícil saber se a performance prometida vai ser realidade, não existe uma workstation de ponta com ARM, mas o x86 só apareceu nessa área no Pentium 3. A grande questão é que usuários Apple são muito fiéis e o computador mais potente não quer dizer nada quando se está preso ao Logic e Final cut, tendo investido em cursos e plugins.

Rapa, nunca vi tanto fanboy da Apple num tópico só. Eu reconheço que os Mac e o macOS são excelentes, tirando algumas limitações bobas impostas pela fabricante, mas não justificam o preço absurdo que a marca da maçã cobra por suas máquinas.

Não há nada que uma máquina Windows não faça igual ou melhor e custando (bem) menos. E essa diferença é ainda maior no Brasil, pois a marca enfia a faca aqui.

1 curtida

Como assim ?? Qual o problema de ficar 10 anos usando o mesmo Laptop ? Tanto to cagando e andando para ostentação que uso o mesmo aqui velho de guerra e azar que 10 modelos mais novos na minha frente…

E com essa mudança, ainda provavelmente vou ficar mais 2 ou 3 anos até estabilizar e a arquitetura ARM vingar bem nos MACs. Não serei cobaia.

Esse teu pensamento é muito anos 90, as coisas mudam. Este MAC me garante um sistema ainda seguro, atualizado, funcional, fluído. Qual problema de ficar 10 anos se é bom ?

2 curtidas

Tenho um Acer de 2010 que passei pra minha irmã e que ganhou uma boa sobrevida depois de instalar um SSD. Durar 10 anos não é uma feature exclusiva da Apple, basta o produto ter um mínimo de qualidade e ser bem cuidado.

4 curtidas

Apple é uma marca “luxury”, ela encontrou seu nicho e vai cobrar muito bem por isso. Principalmente no Brasil.

E Windows… bem, o problema é aguentar Windows (principalmente fora de um ambiente corporativo).

2 curtidas

Concordo ! Dizer que o Macbook garante isso, não quer dizer que o resto tudo é lixo. Só é fato que grande parte dos Laptop PC e custam 3x menos, no geral não duram isso. Mas claro que tem exceções. Neste teu caso, inclusive tivesse que colocar um SSD, talvez memória tb, precisa de upgrade.

1 curtida

Não necessariamente, essa semana foi anunciado o novo supercomputador mais rápido do mundo. Ele utiliza o Fujitsu A64FX, um processador ARM. Curiosamente o segundo lugar é um PowerPC.

Essa linha de separação de potência só x86 está chegando ao fim. A Intel e AMD precisam começar a se adaptar pra médio/longo prazo, ou vão ficar pra trás dos ARM.

Mas a questão dos 7nm não é só desempenho. Precisa considerar o consumo de energia e temperatura também.
Por exemplo a quarta geração de laptops da AMD tem desempenho muito próximo a linha desktop da Intel por causa desses outros fatores que comentei. A duração de bateria nesses laptops está bem melhor também.

Brasil mano, no Japão comprei meu MacMini top de linha por 3.000 reais (SSD 6core), que no Brasil custaria o mesmo preço um Hardware semelhante… Claro que lá no Japão por esse preço conseguiria algo mais robusto, mas não me falto nada, valeu cada centavo… Agora no Brasil, pago 10.000 NUNCA! No máximo vou de mercado cinza.

Se a Apple fizer um serviço bem feito como já faz na linha iPhone e iPad, então ao menos a linha MacBook (os notebook, esqueçam desktop por enquanto) vai atrair bastante usuários e talvez várias empresas.
Imaginem o que seria possível fazer com um AutoCAD ou photoshop nesse ecossistema. Começa a fazer um esboço rápido no celular, capricha um pouco no tablet, vai para o notebook finalizar e usa o tablet para apresentar o resultado final.

Para nós usuários, isso talvez faça os produtos da Apple terem uma maior durabilidade ( ? novos lançamento a cada 24 meses, ao invés dos 12 meses atuais ? ), pois enquanto um celular, a maioria das pessoas acha normal trocar a cada 2 anos. Um notebook as pessoas acham anormal se ele durar menos de 4 anos.

Para quem reclama de preço, etc. Aqui vai um caso familiar.
Em 2013, minha mãe adquiriu um iPad A1430 (2500~3000 reais na época). Funciona até hoje, mas o uso dele é mais para navegar na internet com o safari, tem uns problemas aqui e ali pelo fato do safari estar desatualizado, mas no geral funciona sem problemas.
Em 2017, um tio comprou um tablet android (1500 reais) da samsung para a filha. Em 2019, gastando os mesmos 1500 reais ele trocou o tablet por outro samsung pois o antigo a bateria não durava mais que 20 minutos, e pelo andar da carruagem, irá trocar novamente em 2021.
Se for comparar apenas o preço, é possível falar que minha mãe pagou mais no começo, mas o preço está se diluindo com o passar dos dias/meses/anos e não tem e nunca teve problemas com o iPad. Já meu tio fez vários factory reset, tentou de tudo para otimizar e só reclama do tablet, em outras palavras, gastou mais dinheiro em menos tempo.
Se for para avacalhar mesmo, basta falar da qualidade da tela oferecida pela Apple. Podem falar o que quiser, podem chorar… ainda hoje vejo celulares com android de 2020 que custam 2000~2500 mil reais terem uma tela pior do que o iPad (que foi lançado em 2012 iPad - Wikipedia ).

Nesse ponto, concordo com o @Zanac_Compile que um produto Apple costuma ser mais durável que a concorrência. É caro, mas eles incomodam menos o usuário. E não ser incomodado, é tudo o que o povão/usuário quer.

Eu também poderia falar do iPhone 5S que minha irmã adquiriu em 2015 por 2500 reais, que neste mês (jun/20) ela vendeu para a Apple USA por 130 dólares (R$ 710,09 pelo PTAX do Banco Central) que foram abatidos do valor de um iPhone 11. E trocou só para aproveitar o preço, porque o 5S funcionava na boa (com óbvia degradação da bateria).

4 curtidas

Cara, eu acho que falaram no texto que a produção dos chips vai permanecer exclusiva da TSMC, e não da samsung…

Cara, eu acho que não foi isso que eu falei…

Pois é eu tive um Mac air de 2013 até o início de 2020 e nesse meio tempo foi trocado apenas a bateria por uma genérica que ainda durava 1 hora. Só vendi por questão de oportunidade e pretendo voltar pra a plataforma em algum tempo. Foi o melhor dispositivo eletrônico que tive e não tenho receio de pagar o preço justo pelo tempo de durabilidade. Isso os usuários Windows não entendem. Pagar a metade do preço por um equivalente Windows para trocar em 2 ou 3 anos não se justifica mais. Isso vale pros iPhones que duram muito mais que os androids conterrâneos

5 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.