Fim de uma era: Apple anuncia transição de chips Intel para ARM nos Macs

Originally published at: Fim de uma era: Apple anuncia transição de chips Intel para ARM nos Macs – Computador – Tecnoblog

macOS 11.0 rodará nativamente apps do iPhone e iPad em ARM; computadores com chip Apple Silicon serão lançados ainda em 2020

2 curtidas

A transição pra ARM com processadores próprios faz todo sentido. Eles tem muita experiencia nessa área e acredito que vão conseguir entregar na prática tudo que essa mudança promete. Vamos ver…

8 curtidas

Em computadores vejo a Apple anos à frente da concorrência, com essa transição imagino que a distância vai aumentar ainda mais.

2 curtidas

finalmente o império da intel vai acabar, não só a apple esta mudando para ARM, mas a indústria toda está tendendo para a arquitetura ARM, microsoft já está algum tempo desenvolvendo Hardware e uma versão do Windows para processadores ARM e agora com a apple entrando nessa ARM vai ganhar ainda mais força.

4 curtidas

Interessante que usando arquitetura própria, os Macs terão um salto em desempenho e energia, além de custarem menos.($$)

Como ficam os apps x86 x64 nesta história?

A Apple também anunciou ferramentas de emulação, mas a ideia é que os desenvolvedores portem os principais apps pra rodarem nativamente.

1 curtida

Concordo, mas fica uma duvida: se eu tivesse com necessidade de comprar um Mac por agora, estaria numa tremenda duvida de comprar um dos modelos mais novos com intel, ou um dos futuros modelos iniciais com ARM.

1 curtida

Não deixa ser bem feito pra Intel. Notebook que esquenta demais, bateria 2 a 6 horas, e ainda caro em relação a desempenho de celular. Se o Windows tá tentando fazer a mesma transição significa que a arquitetura x86 tá com prazo de validade menor que imaginávamos.

3 curtidas

Sinceramente eu preferiria esperar os ARM, eu estava querendo trocar o meu 5K Late 2015, mas vou esperar os ARM chegarem para fazer a troca. é garantia que os novos softwares e versões vão ser compatíveis, alem de eu ter uma maquina antiga para rodar os programas legado sem preocupação.

Acho que não hein

5 curtidas

Muito inocente da sua parte achar que eles irão custar menos. Só vão aumentar a margem de lucro deles.

7 curtidas

Os chip ARM são incomparavelmente melhor optimizados e a maioria das aplicações em Mac OS e iOS usam o GPU para tudo; em Windows com x64, não só as aplicações dependem muito do CPU, como a Intel só agora (que a Apple e outros estão a optar por ARM/ AMD) está a entregar GPU rápidos. Se você compara o Adobe Photoshop em iPad Pro e PC, você consegue fazer no PC tão rápido só se você tiver computador de topo

1 curtida

Vão custar menos na produção, mas não vão ter o preço reduzido ao consumidor, quer apostar? Eu não duvidaria de preço maior, com a desculpa de ser uma nova geração, capaz de rodar as aplicações do Ipad e Iphone.

2 curtidas

Kernel Linux dando suporte faz um bom tempo ao ARM, Microsoft também acenando para o ARM e agora Apple indo para o ARM. Com isso, a arquitetura X86_64 vai sendo deixada de lado.

A pena fica para a perda de desempenho, porque ainda é uma arquitetura de menor desempenho. Porém tira o trono da Intel e abre para mais concorrentes, já que na ARM temos Samsung, Apple (Produzidos pela Samsung), Qualcom e Mediatek na disputa.

Esse é o ESTADO DA ARTE de uma plataforma proprietária!
A Apple chega ao ápice !

O máximo de otimização, sistema operacional e hardware integrados, tudo fechado e proprietário do mesmo fabricante.

Isso é muito legal! A anos que não tínhamos mais isso. Agora de fato, uma plataforma concorrente.

5 curtidas

Adeus hackintosh daqui uns anos, pelos menos até o Windows se popularizar com ARM, e os grandes fabricantes passarem a fabricar “pcs de alto desempenho com arm”. Mas creio eu que o x86 vai continuar por muitos anos ainda. Como vão portar o hardware de um mac pro pra arm em 2020/21/22? Escuro em, quanto a cpus de basico a mid range fico calado arm da conta e sobra. Os hackintosh já tem kernel patched pra rodar com os Ryzen, falta a apple fazer a implementação deles disso e chutar a bunda da intel de vez dos macs, mac air com gpu integrada de vergonha que são as que vem nos novos ryzen.

2 curtidas

Eu esperaria o novo mac com A14(?).

Processadores Intel são carissímos, e a linha de processadores AXX já existe e a demanda mac não ira afetar muito. Acredito que teremos macbooks com preços mais acessíveis, sim!