Fibra óptica já representa dois terços da banda larga fixa no Brasil

2 curtidas

Poderíamos ter mais usuários na fibra se não fosse esse desgoverno com a politica cambial de desvalorização, eles devem pensar que somos a China, a nossa industrial é pífia e depende muito de importação.

A maioria das fábricas que conheço importa a fibra óptica e somente monta o cabo no Brasil (tem vídeo no YT mostrando como funciona a “fabricação” do cabo), no Hardware eles importam pronto da China, poucas empresas fabricam aqui e quando fabricam (Intelbras, Think, Padtec, etc), o preço é o olho da cara, pois passa a ser produto nacional financiável pelo BNDES.

Se o Dólar voltasse a valer 2 ou 3 Reais, estaríamos no paraíso da Internet.

Muito bom o texto, poderiam complementar ele trazendo dados de outros paises de como anda a porcentagem de fibra neles, já que sempre falam que o Brasil é atrasado em Internet, isso parece ter mudado rapidamente nos ultinos anos.

Graças as pequenos provedores

2 curtidas

Isso mesmo!

Se dependêssemos das operadoras do oligopólio (Vivo, Claro, Tim e Oi), mais da metade do Brasil ainda estaria usando internet discada.

Foi o empreendedorismo dos brasileiros do interior que levou fibra ótica aos rincões do país. Se brincar o Brasil, hoje, deve ter mais capilaridade de internet por fibra que os EUA.

1 curtida

e complementando

que a outra metade continuaria sem internet porque as operadores se recusava a ir

Problema é conseguir esses dados. Nos EUA por exemplo, o FCC não divulga publicamente esse tipo de coisa como a Anatel faz.

1 curtida

Ótimo texto do Alecrim dourado…:smiley:

A própria rede de cabo coaxial é, em parte, fibra também, ainda que não FTTH ou FTTC.

Sou ainda um dos usuários de cabo (ê NET/Claro!)…
Mas se eles realmente recabearem o meu condomínio, veremos.
Já pensei em mudar pra Vivo Fibra, mas é mais cara e eu não preciso de upload alto, então vou levando com a barriga…o sinal aqui é bem estável.

Claro começou a quebrar node com fibra, então lentamente até a Claro vai migrando pra FTTH.
DOCSIS não é tão bom quanto fibra (especialmente em upload), mas ainda está na categoria de internet fixa “decente”. Ou seja, 87,5% das conexões fixas do Brasil são em tecnologias capazes de boas velocidades.
De acordo com a Anatel, a velocidade média contratada dos acessos internet no Brasil é de 228,66 Mbps!

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.