Febraban: tome cuidado com o golpe do Pix errado

Bom nesse caso quem foi vitima do golpe deve processar sua instituição financeira, pois o Bacen tem regras quando ao uso do MED que é para casos de golpe e não por motivo de ter enviado o dinheiro errado.

Acho que o Bacen deveria criar regras claras e exatas pra uso dessa ferramenta, primeiramente o usuário só poderia solicitar o MED mediante um Boletm de Ocorrencia com a narrativa dos fatos, bem como mesmo após o dinheiro voltar deveria permanecer bloqueado na conta do pagador (golpista no caso) por um determinado prazo para enquanto as duas instituições avaliem o BO para conferir a veracidade dos fatos.
E qualquer coisa fora disso, a instituição que devolveu o dinheiro deveria ficar como responsavel, afinal é muito facil pegar o dinheiro de alguem e devolver sem nenhuma responsabilidade.

4 curtidas

Melhor coisa a se fazer: caiu pix na sua conta transfira logo tudo para uma segunda conta e deixe o golpista chupando dedo. :wink:

6 curtidas

E na pratica como faz isso, fica uma conta sem dinheiro so esperando cair um Pix do ceu e outra conta pra usar que fica com o saldo? E se o Pix for direto nessa segunda conta?

Basta ter duas contas com chave pix, não?
Se você tem uma conta em banco e outra em uma corretora, pronto.
Se mandarem dinheiro pra conta do seu banco na tentativa de golpe, você já transfere pra conta da corretora e vice-versa.

1 curtida

Golpes como sempre usados contando com a burrice social. Pq tem um botão exatamente pra reembolso de valores com essa finalidade e o povão em vez de usar o métodos disponíveis e corretos, usam a burrice pra cair no golpe.

Agora se você faz o reembolso dessa forma, e o banco mesmo assim tirar mais valores usando o MED, a culpa já cai no banco.

1 curtida

Na prática, não.
A não ser que você já viva na esperança de cair um pix milagroso, a pessoa tem a conta pra usar, aí ficar nessa função toda quando vc for passar cartão de débito não dá porque a conta tá zerada, tem uma transação agendada e não vai porque não tem dinheiro na conta porque teve que transferir tudo pra outra.
Sem contar que a conta nem pode ter cheque especial, senão vc vai ter que tirar ele tbm e depois pagar os juros pelo uso, uma hora ou outra vc vai ter que repor o dinheiro na conta pra pagar o cheque especial.
E não sei se no caso do Med não fica uma tranca na conta pra assim que entrar um dinheiro já bloquear então vc arrisca não poder mais usar a conta e ainda ficar com debito com o banco se usar cheque especial.

E mesmo assim vai ter a conta bloqueada e ficar com CPF marcado como estelionatario, melhor devolver o pix (da forma correta, como mensionado pelo @Chuck) que não perde nada e evita problema.

Acredito que essa opção de reembolso deveria ser mais divulgada, porque muita gente não conhece (até pela facilidade de fazer outro pix).

Não acho que seja falta de divulgação, o problema é que hoje em dia ninguém lê nada, não vê nada de importante, não se importa quando deve, e trabalha tanto que vive cansado e com isso não presta atenção. Se não for um vídeo de “influencer” influenciando a algum golpe (alou jogo do tigrinho) que só o “influencer” sai ganhando o pessoal não ta nem aí. Sem contar que os algoritmos seguem o mesmo, não ajudam pois os gostos são voltados pra coisas inúteis ao invés de úteis, coisas que claramente vai gerar renda para os donos dos sites (ads).

Não é a toa que antes o pessoal estavam caindo muito no golpe do “comprovante de transferência”, por pura burrice também.

Foi mal, não fui muito claro. Tipo, eu tenho uma conta de recebimento de pix que não é minha conta principal, a de investimento. O que acontece é que essa conta tem meu número celular cadastrado como chave e sempre que pinga um pix eu envio para a conta de investimento que tem uma chave aleatória cadastrada. Eu acredito que seja a forma mais segura contra esses tipos de golpes entre outros.

Quando digo sempre não é sob qualquer valor e sim quando o valor é alto ou pequenos pix também formam um valor alto. Em média faço um pix diário porque não movimento muito.