Fazer Faculdade, Faz diferença?

Porque o Ensino no Brasil e tao discriminado? ja fiz varias faculdades, mas nenhuma eu consegui concluir. Eu li uma materia que pessoas com o Ensino Superior demoram mais para arruma um trabalho do que pessoas sem uma graduacao. Fiz o curso tecnico, mas eu queria arrumar uma forma de renovar meus conhecimentos no meu curriculum. Ja devo ter feito umas 3 ou 4 faculdades. Fiz Analise e Desenvolvimento de Sistemas, 1 semestre. Tecnologo em Redes 2 semestres. Publicidade e Propaganda 3 semestres, e por ultimo Historia. Fiz 2 semestres. Nenhuma delas eu consegui concluir. Se tivesse concluido uma delas ja tava no lucro. Mas conheco pessoas que fazem faculdade e conseguiram se da bem por ai. Todos os cargos que eu posso me candidatar ganham pouco. Ao contrario se eu tivesse uma graduacao. E eu ainda estou pagando um financiamento longo que eu fiz quando estava fazendo faculdade.

Acho que hoje em dia é que qualquer um tem um ensino médio por isso a discriminação (até a graduação), em relação aos empregos acredito que é mais fácil trabalhar em um mercado como caixa do que um cargo mais especifico como Desenvolvedor de Sistemas porque cada um necessita de uma habilidade diferente e desenvolvedor um conhecimento adquirido de alguma forma ou na pratica ou estudando, profissões na área de TI como o programador é mais levado em consideração a sua pratica e seus projetos do que um certificado. Acho que uma faculdade pode valer a pena, mas você aparenta não saber o que seguir pela diversidade de cursos iniciados, acredito que o ambiente de uma faculdade pode trazer benefícios pela gama de pessoas que você pode fazer contato. Iniciei o curso de Agronomia em uma federal fiz apenas 4 semestres e percebi que não era o que eu queria, porém esse era o momento que uma boa parte da minha turma estava iniciando pesquisas e recebendo bolsas pelas mesmas, tendo maior contato com professores que em um futuro poderiam os ajudar. Acredito que pode valer a pena uma faculdade principalmente se for uma federal ou uma particular com bolsas, mas não vejo como algo necessário.

1 curtida

Então,
Muitas empresas grandes exigem o curso superior. E consequentemente ganha-se mais ne? Mas eu nao tinha um rumo quando eu fiz faculdade. Depois de estar no 3o periodo de Publicidade, percebi que nao era a minha praia a Publicidade. Ai parti pra Historia, mas era pra ser professor, mas nao me imaginava como professor. Eu nao tenho muita paciencia pra ensinar. Apesar de que existem muitas profissoes que nao sao necessariamente para Ensinar. Ao contrario do que a Licenciatura e. Quando eu cheguei em Historia, a minha mae disse que era um bom curso pra se fazer e tal e que eu ia aprender. Mas pensei assim: Sera que eu vou conseguir ser professor? alias, as dificuldades começaram quando comecou a Pandemia, e ficou tudo ONLINE. eu tinha que me virar pra fazer prova,trabalho. Mas eu tive uma colega minha que passou para Direito. Se bem que Direito e um bom curso ne? Eu tenho uma Tia que e formada em PP, mas fez o curso de Direito. E hoje trabalha num Tribunal. O que mais me deixa chateado e triste, foi o meu insucesso com a faculdade.

1 curtida

Resposta curta: sim e não.

Isso depende muito da área que você quer atuar, mas depende também de sorte para estar no momento certo no local certo.
Mas depois de ler as mensagens, me parece que você não sabe bem ao certo o caminho que quer seguir, acho que você precisaria descobrir isso antes de pensar em qual faculdade fazer.

Algumas empresas hoje em dia não estão mais tão ligadas ao diploma, se você mostra conhecimento e aptidão pra desempenhar a função pedida. Por exemplo, você não precisa fazer publicidade pra trabalhar numa agência, mas precisa de direito pra exercer boa parte das funções em um fórum/tribunal.

Mas, se me permite, acho que você precisa pegar algo que goste mais e, caso tenha possibilidade, conclua. Não precisa ficar o resto da vida em uma profissão e também quase sempre o que você aprende em uma faculdade não reflete o dia a dia de um trabalho na área.

4 curtidas

Entendi, em relação a cursos bons ou não, acho que todos os cursos tem seu lado positivo e negativo e quando observamos o que pesa mais pra nós mesmos chegamos a conclusão se é bom ou não. A pandemia realmente tudo ficou difícil me afastei também de vários planos de estudo.
Você não deveria ficar triste pelo o insucesso, acredito ser uma decisão dada a nós muito cedo, qual faculdade escolher, qual carreira seguir e as vezes não estamos tão preparados para isso, você se arriscou e isso já é admirável. Cabe você pensar mais sobre se realmente a faculdade é algo que vc queira fazer e se não tudo bem, se sim reflita mais sobre o seus gostos da pra ver uma confusão muito grande em vc.

1 curtida

Na minha filosofia, se você não vai ser engenheiro, médico ou advogado a faculdade pode ser perfeitamente dispensável.

Muitos cursos de faculdade estão completamente desatualizados com a realidade atual, e investir dinheiro e tempo por 5 anos da sua vida para ganhar um pedaço de papel não me parece eficiente ou interessante.

Eu também não gosto do modelo de ensino desses ambientes, já que cada um tem seu ritmo e modo de aprender, e tanto escolas quanto faculdades não respeitam sua personalidade, tendo apenas uma grade com o que o governo exige que se tenha.

Outro ponto importante é que NENHUMA dessas instituições lhe prepara para a vida real, eles não te ensinam a pagar as contas, abrir uma empresa, conseguir um emprego. Ou seja, basicamente você sai formado e mal sabe o que fazer da vida em seguida.

Ainda nos tempos atuais um diploma pode lhe garantir uma vaga, mas se você se mostrar capaz, ter boas referências e contatos, pode chegar em qualquer posição numa empresa. E claro, se você quiser se aventurar por conta própria, não precisa nem se preocupar com isso.

Por fim, o que eu mais desprezo no modelo de ensino é esta pressão colada sobre os jovens para que eles façam ensino superior, passem no vestibular na 1º vez, etc. Eu presenciei isso ao meu redor e é terrível, jovens com depressão por não terem passado e outros obcecados por estudar só para passar.

Isso não é saudável, não ajuda ninguém, e apenas cria um estigma que basta passar pra faculdade para se dar bem na vida. Então minha dica final é fazer o que gosta, analisar se a faculdade realmente se faz necessária, e acima de tudo, não é o fim do mundo, você pode tentar quantas vezes quiser e alcançar o sucesso como for com dedicação e perspicácia.

6 curtidas

Eu vejo a faculdade como uma ferramenta e tudo depende de nossos objetivos. Durante uns bons anos da minha vida eu fiz como você, pulando de faculdade e sem saber pra onde ir. Em determinado momento eu arrumei um trabalho e adquiri experiência (e larguei a faculdade, mas sempre segui estudando coisas por conta). Essa experiência me abriu portas e atuo em minha área há 10 anos. Terminei a faculdade ano passado. Apesar de me sentir satisfeito com a posição que ocupo hoje, provavelmente estaria bem melhor se tivesse feito a faculdade antes. O que me fez seguir o caminho desta forma certamente foi a falta de clareza e de objetivos. Eu levei muito tempo pra definir isso. E isso é normal, percebo que acontece com a maior parte das pessoas. Esse parece ser um problema que ocorre com você também.

1 curtida

Tu tem que descobrir o que você quer fazer primeiro. Do que você gosta?

Eu fiz 4 semestres de letras-inglês e larguei porque não queria ser professor (fiz só as disciplinas de língua inglesa, o que me ajudou muito no idioma). Como sou músico, comecei faculdade de música, mas acabei largando tbm por não querer ser professor.

No fim, abri meu estúdio e hoje trabalho com produção musical e tocando na noite. Não precisa de diploma pra abrir a própria empresa e trabalhar por conta. Certamente não ganho tanto quanto ganharia dando aulas de inglês ou música em alguma escola, mas pelo menos faço o que gosto e monto meu próprio horário de trabalho.

3 curtidas

Isso é fácil de explicar. Pessoas mais qualificadas custam mais caro. Já programas de estágio rotativo e profissionais sem diploma, saem mais barato para a empresa. Não podemos esquecer que no Brasil, muitas vezes o empregador usa o critério de distância para conceder a vaga.

Algumas empresas preferem contratar alguém de perto, que ter despesas extras com transporte. Já vi indivíduos super qualificados para o cargo, perdendo vaga por morar em outra cidade, em quanto o concorrente que não tinha o mesmo grau de qualificação, levou por morar perto.

Diria que nosso país tem uma tendência a super valorizar diplomas. “Se você não fizer uma faculdade, não será alguém na vida”, frases como essa são comuns. Não é um pedaço de papel que vai fazer adquirir conhecimento, entretanto certas profissões requerem alto grau de dedicação; medicina, enfermagem, entre outras, e o diploma é uma forma tangível de demostrar esses anos de dedicação ao empregador. Porém para aprender, basta querer e se dedicar, ir para a faculdade não encurta esse caminho.

5 curtidas

@xavier
Pois é, eu ate tenho um curso no Curriculo e consegui concluir que foi o Tecnico em Redes de Computadores pelo Senac-MG. Fiz 1 ano e pouco de curso. Mas esqueci uma boa parte do que eu aprendi pois nao trabalho na area.
@ol_po
Então, só por eu ter tentado ja é um alento ne? mas como eu disse antes, eu tenho um curso tecnico no curriculo. E vi que faculdade não ia me fazer feliz.

@GustavoGuerra
Faculdade e uma coisa muito relativa, tem uns que dao certo outros nao. Depende muito da pessoa se ela investir e da o melhor de si, com certeza consegue fazer uma boa faculdade. Apesar de que nao aprende uma boa parte das coisas que voce vai precisar no dia a dia da profissao na faculdade.

@gabrieltimm
Pois é, a faculdade e ate uma aliada na hora de ter uma carreira profissional, mas eu tinha inveja das pessoas bem sucedidas que eu conheço. Acontece que eu nao tenho um rumo certo na vida. Mas enfim, vamos levando a vida, um dia de cada vez ne?

@nilberto
eu nao sei se eu tenho um rumo certo na vida!! mas eu tinha um desejo muito grande de ter uma carreira solida e bem sucedida. E principalmente ganhando bem. mas infelizmente a vida me reservou outros caminhos. Apesar de eu ter TDAH e ter muitos defeitos como a minha mae diz ne? mas nao é o dinheiro que nos faz feliz, e sim pelo que voce e!!

@Douglas_Knevitz
Pois é, eu ainda quero ver se eu encontro um curso pra fazer e que agregue mais conhecimento pra mim e que nao demandasse tanto tempo.

Todo curso agrega algum conhecimento, porém a grande maioria demanda um bom tempo, po…
A ideia é mais ensinar e fixar o conhecimento. Tu pode tentar os EAD da área. Eles geralmente demandam tempo, porém tu faz teu horário… mas claro que isso requer algum esforço para continuar estudando…

1 curtida

Acho que antes de um curso, você deve procurar alternativas por conta própria. Existe muito material na internet disponível, foque em alguma (ou mais) área que tem afinidade (esqueça se ela seria viável financeiramente) e foque em aprender tudo sobre ela. Faça isso com todas as áreas do seu interesse. Depois veja quais são o balanço entre ser viável financeiramente e satisfação pessoal.

É normal trabalharmos com coisas que não nos dão prazer, para financiar outras coisas que dão prazer e satisfação pessoal. É um jogo de equilíbrio.

1 curtida

Um ponto importante antes de procurar um novo curso é fazer o que outros já citaram aqui no tópico: tente encontrar o que te faz feliz, tente imaginar você trabalhando com/em determinada área. Não necessariamente a vida toda, mas pense que pra começar é importante você criar sólidos alicerces pra tocar sua vida. Futuramente, se te der vontade de mudar de área, faça um planejamento e comece a saga novamente pra procurar algo que te satisfaça.

Conselhos de parentes e amigos são importantes, mas não caia na onda de “fulano de tal fez faculdade de Direito e se deu bem” porque foi um parente ou amigo que disse, o sucesso do outro não necessariamente será o seu sucesso, a vocação do outro não é a sua vocação.

Sobre minha experiência, tenho apenas o Ensino Médio e ocupo um cargo Sênior na área de tecnologia, com ótimo salário e oportunidades novas surgindo a todo momento.

Mas note, essa vocação e interesse por tecnologia surgiu na primeira vez que vi um computador na vida, la em meados de 1994. Lembro da sensação de frio na barriga até hoje, isso que eu era uma criança de 6 anos. Desde então comecei a procurar mais conhecimento sobre o assunto e durante a adolescência e começo da vida adulta eu já tinha um conhecimento muito grande sobre o assunto, então só fiz alguns cursos rápidos de programação, hardware e afins pra fixar o conhecimento e entrar no mercado de trabalho.

Não me vejo mudando de área, pois como falei, essa é minha vocação. Trabalhar com tecnologia pra mim não é apenas uma forma de pagar as contas, é prazeroso.

Na área de tecnologia as grandes empresas já estão revendo os conceitos de exigir curso superior, como foi falado por outros colegas no post, o conhecimento e experiência valem mais do que o diploma nessa área.

E arrisco dizer que não existe distinção entre valores de salário entre uma pessoa formada e outra não, que ocupem a mesma posição, até porque se isso acontecer e a pessoa que ganha menos descobrir, pode gerar um problemão jurídico pra empresa.

4 curtidas

A faculdade apenas ajuda a viabilizar oportunidades melhores.

Mas na prática, é tudo contigo e sua força de vontade.
Diploma é bom, mas não resolve a vida de ninguém.
Tem que correr sempre atrás, ser curioso e nunca parar de estudar.

3 curtidas

E aí, galera!

Também compartilho da ideia de que apenas advogados, médicos e engenheiros, por exemplo, são obrigados a ter um diploma para executar sua profissião. Diferente de um analista de sistemas ou desenvolvedor de software, que só com o conhecimento adquirido por conta própria, qualquer profissional com as skills técnicas necessárias poderá assumir tais posições sem um certificado acadêmico. No caso de um médico, por mais que exista alguém que saiba mais que ele, mas só estudou em livros, e nunca se formou na faculdade, a vaga sempre será de quem tiver a formação.

Entretanto, usando novamente a área de TI como exemplo, pois é meu âmbito de atuação, empresas grandes, por política interna, promovem ou contratam colaboradores para um determinado cargo apenas se ele for graduado. Nestes lugares, alguém sem um diploma também não ocupará uma posição de liderança, exceto se o cara for fundador, no caso, se a empresa nasceu do “zero” mas tem potencial para ser um unicórnio. Mas mesmo assim, chegará um momento que ele será forçado, seja por investidores, acionistas ou quem sabe até pelos seus clientes, dependendo do seu ramo de negócio, a apresentar a sua formação. Caso ele não tenha, terá que contratar alguém de mercado e com a qualificação requerida para atuar como seu CEO. A diferença é que como esse cara já terá feito o seu “pé de meia”, poderá escolher não fazer nada e ficar nos bastidores, mas claro, sem deixar de ser o dono da coisa toda.

Abraços!

3 curtidas

Então,
Sempre quis alcançar voos mais altos, mas nao foi possivel isso!! Sou Auxiliar Administrativo numa concessionaria da VW aqui na minha cidade. A empresa paga muito mal os funcionarios!!! salarios muito baixos. E eu cada vez que passa eu me desanimo a ficar la. Mas por eu ter o TDAH, e ser considerado PCD na empresa, e a minha deficiencia nao me permite que eu vá para outro lugar. As empresas que pegam PCD preferem pegar pessoas que tem uma Deficiencia aparente (Deficiencia Auditiva,Cadeirante… etc…) Eu falei tanta coisa na entrevista a 7 anos atras eu nem sei como eles me contrataram. pois tinha saido de uma empresa conturbada. (Fiquei so 3 meses la) mas eu estou aprendendo a aceitar mais as condiçoes que eu tenho. Mas eu tenho vantagens na empresa… e perto da minha casa,as pessoas gostam de mim. e tal.

resposta curta: sim
resposta longa: depende, porque…

Vivemos numa era de pauperização do trabalho. Quando surgem oportunidades e vagas de emprego, são geralmente em trabalhos considerados de “base”, como ser atendente de telemarketing, caixa de supermercado, segurança, porteiro, catador de lixo, secretariado. Empregos para o qual, se paga apenas um salário mínimo, e que não existe exigência de curso superior. O mero ensino médio, ou no caso, um curso profissionalizante já bastam.

Existe outra face, a face do “medo do mercado”. Quando você tem uma graduação, ou até mais, uma especialização, uma pós e afins, o mercado passa a ter medo de você, pois sabe que você não aceitará qualquer salário e tão pouco, qualquer cargo. Ele sabe da sua competência, mas também sabe que o valor que terá que desembolsar mensalmente para te manter pode ser até 3x ou 4x maior que o “mínimo”, que é o esperado para alguém com graduação.

Existe também a desvalorização do ensino superior no Brasil. Por exemplo, existem muitas áreas de atuação cujo o mercado não quer investir e atuar, muitas delas entre as “novas engenharias”. Resta então esperar pelo Estado e pelas estatais, o problema é que há um desmonte das empresas nacionais estatais por parte do governo, e isso faz parte de um projeto ainda maior. A ineficiência da gestão torna as oportunidades de concurso cada vez mais escassas, assim como as vagas oferecidas.

Se for para a área de Exatas, para as novas engenharias, recomendo que aprenda INGLÊS e MANDARIM o mais rápido possível, e dessa forma, tente a sorte no exterior, lá, talvez, você seja mais valorizado.

Nas áreas de biomédica, há emprego no interior do país, mas ninguém que ir, porque os médicos escrotinhos recém-formados por aí, não querem ficar sem shopping e sem internet banda larga de 400mb.

Saiu até um Edital de que a Nova Zelândia estava importando médicos do mundo, com salários na casa dos $10,000 dólares.

O Brasil não valoriza o ensino superior, o mercado tem medo dos muito bem qualificados, e quando precisa deles, faz exigências bem acima do normal, principalmente no quesito experiência, e a grande maioria dos empregos, são normativos e não existem nível superior, o que infelizmente, também reduz enormemente a possibilidade de ganhos salariais e enriquecimento da população.

6 curtidas

Eu creio que a universidade ainda tem um grande papel para a formação. Apesar de entender que muitos conseguem aprender por conta própria, a universidade oferece uma gama maior de áreas que muitas vezes a pessoa não vai querer estudar por focar em áreas específicas. Mas entender outras disciplinas é extremamente importante, em algum momento vai precisar e conhecimento nunca é demais.

Segundo ponto que li em alguns comentários, acho que temos que parar com essa romantização do trabalho “trabalhe com o que você gosta”. Você pode até acabar fazendo isso, mas em algum momento vai notar que não gostava mais como antigamente. E isso vai acontecer com qualquer trabalho, todo mundo passa por isso. O importante é trabalhar em algo que você seja bom, que você domine. Caso tenha dúvidas sobre áreas, sempre existe os testes vocacionais para te auxiliar.

1 curtida

Sim, o diploma abre portas

Somente para isso que serve, para ter um diploma. Se quer aprender mesmo sobre a área, precisa de algo a mais.