Facebook é processado para desfazer compra do Instagram e WhatsApp

Originally published at: Facebook pode ser obrigado a vender Instagram e WhatsApp – Negócios – Tecnoblog

Órgão nos EUA quer quebrar monopólio do Facebook revertendo as aquisições do Instagram e do WhatsApp

1 curtida

titio mark deve estar com o cu na mão agora.

3 curtidas

E quem vai comprar? Hoje devem valer uns 40 bilhões cada.

Já estou lendo por aí gente defendendo o Facebook e que tais processos são antiliberais e anticapitalistas. Esquecem que monopólio destrói o livre comércio e não dá chance para novas concorrências e tende prejudicar o consumidor a médio e longo prazo.

5 curtidas

Em tese ninguém precisa comprar, basta se tornarem empresas independentes como eram antes.

Mas só agora eles perceberam isso? Estavam onde, em Marte?

2 curtidas

Mas antes ele tinha um dono. Mesmo que seja um concelho administrativo, elegendo um CEO.

O facebook teria que colocar o Instagram e o WhatsApp na bolsa, daí designar através do concelho um CEO e ainda assim, o mark poderia fazer uma aquisição massiva de papéis e ainda ser o “dono”.

Hoje eles meio que são independentes na gestão, mas estão sobre o guarda chuva do Facebook.

Desfazer a venda é devolver aos antigos donos, que terão que devolver a grana ao Facebook.

No caso, o Instagram volta para a mão de Kevin Systrom e Mike Krieger, e o Whatsapp, para Brian Acton e Jan Koum.

O nível de insanidade desse processo me deixa perplexo com as atitudes de governos em ferrar com as empresas.

1º) A venda foi aprovada por todos os órgãos no passado, sendo que o Facebook já era um monopólio em redes sociais. (Ou o Orkut era uma ameaça e não me contaram?)

2º) Se de maneira inacreditável realmente o Facebook tiver que se desfazer das operações de Instagram e WhatsApp, o precedente jurídico que se abrirá será terrível, causando enorme insegurança nos negócios.

3º) Minha maior curiosidade caso isso ocorra é saber como WhatsApp e Instagram vão sobreviver sem o Facebook ou outra gigante. Afinal, o que os sustenta hoje são os anúncios. Vão pedir doações ou terão um planos pagos?

No fim das contas não existe monopólio a não ser que seja garantido pelo governo.

E no mundo da tecnologia não é difícil vermos gigantes caindo: Internet Explorer perdeu pro Google Chrome, e mesmo o Instagram tem o TikTok pra se preocupar.

Se algum produto, serviço ou empresa é líder, existe um motivo, ela é boa no que faz até outra ser melhor. É um ciclo que não precisa de nenhuma interversão para funcionar.

1 curtida

Microsoft, Oracle, Elon Musk…

Ou podem voltar a serem empresas independentes como eram antes.

Sempre ter alguém fazendo análise só do lado da empresa, como se fosse advogado da mesma e esquece de fazer análise como um todo, uma análise rasa da situação. Comente, por exemplo, sobre o outro lado, como os e-mails trocados pelo Zuckerberg antes das aquisições de Instagram e WhatsApp. Me fale mais sobre a atitude do dono da Facebook a recusa do Snapchat de ser comprado. Aff… estou cheio de gente defendendo essas big techs.

monopólio é uma gigante lixo tóxico que destrói tudo mesmo, cara o sony (tem a tutela do funimation) e então o sony comprou o Crunchyroll e agora é um monopólio no setor dos streaming dos animes.

Eu não me importaria de pagar uma taxa por um serviço de mensagens via internet, desde que todos os anúncios sejam removidos, como também a certeza de que meus dados não seriam vendidos para ninguém. Com a base de usuários do WhatsApp, creio que não seria difícil ser rentável.

1 curtida

Mas isso só aqui no brasil, lá fora tem outros serviços do tipo, e antes da funimation chegar aqui, só tinha a CR.

porém pode aumentar o valor de CR, já que o Sony tem o funimation agora com CR, o preço aumenta mais sem outros serviços do tipo no brasil.

Não sou advogado de ninguém, mas deve-se usar a lógica, e não a emoção. Essa decisão é simplesmente insana, e só revela como o Estado consegue atrapalhar os negócios.

Esse é o mundo dos negócios, qualquer um que tem uma empresa, sabe como o mercado é selvagem e competitivo.

Além do mais, sinceramente falando, você acha que os donos do Instagram e WhatsApp fizeram um mal negócio vendendo pro Zuckerberg? Garanto que eles tão aproveitando muito bem os milhões e bilhões que ganharam.

Sabe quem se arrependeu de se vender? Snapchat. Sim, o Facebook copiou descaradamente o app, e conseguiu popularizar os Stories, levando pro esquecimento a rede social que só era focada nisso.

Ao invés de aceitar um bom valor pra ser vendido, a rede social achou que tinha poder para bater de frente com um concorrente de peso, mas todo o seu modelo foi baseado num único formato que qualquer um consegue replicar, mostrando a fragilidade de sua operação.

Gostando ou não, foi só depois que o Instagram e WhatsApp foram comprados que diversas melhorias e novidades chegaram aos apps.

Com um big tech por trás, você ganha suporte e conhecimento que uma empresa pequena dificilmente consegue, por isso ser comprado pode ser uma ótima solução para startups, por exemplo.

Acredito que muitas startups já nasçam com o propósito de serem notadas por uma big tech.

1 curtida

Será que as pessoas q estão defendendo o facebook leram a notícia? O facebook esta sendo processado por práticas anticompetivivas que atrapalham a concorrência. Se o facebook tivesse dito no momento da compra do Whatsapp e instagram que faria isso certamente o órgão regulador teria vetado a compra. Mas tem gente que acha só pq o cara e bilionário que é santo. Isto que ele está fazendo é trapaça e quem sai prejudicado são os consumidores.

O Facebook já praticava no passado e confirmou novamente agora que sempre negou o acesso a APIs para serviços concorrentes. Ou seja, todos os órgãos já sabiam disso e aprovaram a compra de forma unânime.

Tirando esse fato, qual é a definição de prejudicar a concorrência? A API é minha, eu decido como bem quiser quem pode usa-la ou não, e como deve ser usada.

Ou você acha que a Pepsi deve exigir que parte das garrafas de Coca-cola venham com seu refrigerante porque a rival é maior e não permite compartilhar o frasco com ela?

Ninguém é santo, porque não existe ser humano perfeito.

Em qual momento você foi prejudicado pela compra do WhatsApp ou Instagram pelo Facebook?

Desde que a empresa de Zuckerberg assumiu o controle dos apps, só houve o massivo crescimento de ambos em número de usuários e adição de recursos.

O WhatsApp inclusive perdeu a assinatura anual, ficando 100% grátis, pra quem esqueceu deste fato.