Facebook deixa de apagar posts dizendo que COVID-19 surgiu em laboratório

Não deviam apagar desde o começo. Ou eles tinham prova de que NÃO foi feito em laboratório?

5 curtidas

Até o momento, as chances do vírus ser uma arma química chinesa são próximas de zero.

A hipótese do vírus ter escapado da contenção de um laboratório chinês é mais aceitável, porém, não há provas ainda disso, e é uma aposta fraca.

A probabilidade do vírus ter surgido naturalmente na contaminação alimentar ocorrida no mercado chinês é até agora a mais aceita pela comunidade científica.

E o mais importante, saber a origem exata, o famoso paciente zero, está cada vez mais irrelevante para o combate da COVID, já que temos vacinas disponíveis para prevenção e testes promissores com tratamentos e remédios.

Considero a postura do Facebook prejudicial para conter as fake news, e isso só piora a xenofobia contra chineses que só vem aumentando.

O negócio é: vai ser cada vez mais comum doenças assim aparecem, pq o ser humano está avançando muito rápido sobre áreas da natureza

Esse combate as Fake News virou militância pura e essa postura paternalista das redes sociais chega a ser tragicômica. Toda censura em favor da “verdade” é um serviço prestado à “mentira”…

3 curtidas

Atentem para o trecho abaixo: O jornalista chama de combate a desinformação uma tendência em censurar pontos de vista. Basicamente é o mesmo jornalismo que diz-se vítima de censura, censurando os outros. Caladinho sobre o projeto de lei que visa combater a censura, com a remoção de páginas aleatórias do face, ou sobre a chamada ao congresso de Mark Zuckerberg para depor acerca da remoção de páginas de direita. Isso que é jornalismo sério!

"As big techs americanas Facebook, Twitter e [Google], dona do YouTube, são pressionadas no mundo inteiro pela disseminação de desinformação. No Brasil, um projeto de lei batizado como [PL das Fake News, que já tramita da Câmara dos Deputados], quer impor mais controle sobre a moderação de conteúdo de redes sociais e rastrear origens de boatos em aplicativos de mensagem, como o WhatsApp.

Nos EUA, essa pressão surge do Congresso dos EUA, que convocou os presidentes executivos das big techs a deporem sobre o combate à notícias falsas. [Mark Zuckerberg, do Facebook, defendeu que as plataformas de redes sociais sejam regulamentadas]. Ele argumentou que o dever de moderação de conteúdo fosse ampliado."

“Fugiu de laboratório” e “foi feito em laboratório” são alegações completamente diferentes. A alegação de “foi feito em laboratório” ainda é tratada como teoria da conspiração, o que está discutido é se ele fugiu de um laboratório. E ainda assim ele pode ter tido uma origem natural.

1 curtida

Que eu saiba tinham

Exato! Eu também acho que a teoria “fugiu de laboratório” não é muito difícil de acreditar. Sabemos que a China não é muito famosa pelo seu controle de qualidade precário (pra dizer o mínimo). Além disso, o Instituto de Virologia de Wuhan já havia recebido diversas críticas de entidades internacionais de vigilância de risco biológico, visto que até 2015 ele possuía a certificação BSL-2 em uma escala que vai de 1 a 4. Só recentemente o Instituto de Virologia de Wuhan recebeu o selo BSL-4 de segurança biológica (Fonte: Wikipedia). Além disso, um problema recorrente do regime chinês é que falta transparência. A OMS mesmo ficou P da vida quando enviou sua comitiva, recentemente (em Março de 2021) para tentar investigar a origem do vírus, pois, a China dificultou o acesso a informações e reteve dados importantes para a investigação. Portanto, se estão escondendo é porque alguma coisa errada tem. Outra coisa que intriga a comunidade cientifica é a presença do patógeno do Coronavírus em amostras de esgoto de Agosto, Setembro, Outubro e Novembro de 2019. Eu tenho pra mim que aquilo que saí na imprensa é só a SUPERFÍCIE dos verdadeiros eventos que desencadearam nessa pandemia. Em Agosto de 2019, por exemplo, um laboratório que armazenava um “vírus mortal” explodiu na Rússia, Rússia que também é outro regime muito famoso por esconder dados e não ser muito transparente com a comunidade científica internacional.

Então, em resumo, eu acho que apagar postagens que trazem alguma dúvida razoável sobre a origem do vírus não deveriam ser apagados pelas redes sociais. É errado apagar postagens que trazem este tema para discussão. A militância política está querendo criar um mundo onde qualquer pensamento diferente daquilo noticiado na imprensa é logo taxado de “fake news” e, portanto, deve ser suprimido e apagado. O perigo disso é vivermos num mundo onde a unanimidade e pensamento uniforme imperam. Toda unanimidade e pensamento uniforme é estúpido! O grande propósito da ciência (que amamos) é exatamente o de QUESTIONAR, fazer perguntas inquietantes, ir além do lugar comum. Se isso nos for tolhido, criaremos uma sociedade noticiosa que só “acredita” na superfície dos fatos noticiados na TV.

1 curtida

Falta de transparência não é novidade na China e em outros regimes autoritários. Ainda assim, é impressionante como tem gente aqui no ocidente que questiona absolutamente toda e qualquer informação que venha da mídia livre e descentralizada das democracias ocidentais, questiona a informações de órgãos oficias de democracias funcionais, mas aceitam abertamente a propaganda estatal da ditadura como informação 100% verídica.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.