Existem várias combinações de 5G no Brasil, e seu futuro celular pode ser incompatível

3 curtidas

Mas quando, no futuro? Tipo, sempre? Pois não pretendo trocar de aparelho tão cedo. Meu 4G me serve muito bem e aqui onde moro nem 5G tem. Dependendo, talvez isso nem seja mais problema quando eu for usar…

7 curtidas

Tenho um celular 5G por um simples acaso do destino. Como moro no fim do mundo de um interior, não acredito ter 5G antes de 2025, até lá já devo ter trocado de aparelho novamente. :joy:

6 curtidas

É uma piada a tecnologia móvel do Brasil!
Não se tem nem sinal de antenas de qualquer operadora em grande parte região aqui do sul de SC, imagina ter 5G com toda essa enrolação das empresas de telefonia?
Isso é Brasil!

3 curtidas

Eu moro na zona norte do RJ e infelizmente muitas áreas aqui o sinal da Claro no 4G é precário não tenho muitas expectativas no 5G nos próximos 7 anos.

2 curtidas

Mal temos um 4G funcional que dirá um 5G onde cada operadora pode adotar o padrão que quiser. Só daqui a muitos anos.

3 curtidas

Elas são obrigadas a adotar o 5g SA conforme o cronograma do edital da venda da frequência.

6 curtidas

Mas só na n78 (3,5GHz).
Claro que, já que estão com o core SA ativo, eventualmente devem usar standalone nas outras faixas.

O 3GPP também não ajuda, causando essa confusão toda em parte por que alguns membros (cof cof operadoras americanas) quiseram lançar 5G antes do tempo.

1 curtida

Onde moro não tem nem a primeira geração das redes móveis, imagina a quinta

Realmente esqueci de citar a frequência, essa é a única que se tem garantia de que o celular vai funcionar por enquanto.

Anatel deveria impor uma restrição de nomenclatura destinando o 5G SA / NSA unicamente. O resto é “4g”.

Pelo menos vai acabar com essa palhaçada de operadora vendedo “4g” com nome de “5g”

4 curtidas

Mesmo o 5G DSS é 5G segundo os padrões da 3GPP. Tem nada de 4G ai. Pior são as americanas que chamavam de “4G” a rede HSPA+, um 3G melhorado segundo os padrões estabelecidos pela 3GPP.

Mas o 5g NSA tem velocidade e ping muito próximos do 5g SA e bem superiores ao 4G, estão como vai chamar de 4g?

1 curtida

Verdade. Vou corrigir isso

1 curtida

As operadoras americanas adoram inventar moda, com 5G inventaram uma cacetada de ícones diferentes.
O “4G” que era HSPA+ da AT&T era uma piada por que era só HSPA+ de 14/21Mbps, igualzinho o que a gente tinha no Brasil na mesma época (3GPlus/3GMax). A T-Mobile eu até deixava passar por que usavam DC-HSPA+, que com alguma sorte tinha desempenho quase parecido ao LTE da época.

Minha bronca com DSS é dupla: por usar espectro existente, costuma estar limitado a alocações pequenas de espectro e, pra piorar, é mais ineficiente que usar espectro dedicado (tanto em LTE quanto em NR).

2 curtidas

O mais engraçado do 5G DSS foi quando uma operadora dos Eua lançou aqui toda midia falou mal, quando as operadoras daqui lançaram o gato até falaram bem com justificativa diversas kkk. $$$

Marketing é uma praga…devia ser proibido de fazer esse tipo de propaganda enganosa.
A grande maioria entra nessa…

1 curtida

Isso é muito importante. O 5G, assim como o 4G, 3G etc, trazem muitas melhorias que facilitam para as operadoras entregarem maiores velocidades e manterem mais clientes conectados simultaneamente.

Um dia desses vi um caso nos EUA que, com apenas 5MHz de espectro, o usuário conseguiu alcançar cerca de 170Mbps! No Brasil, usando a B28 (700MHz), com 10MHz de banda, a gente mal alcança os 45Mbps!

É um avanço gigante! As operadoras conseguirão entregar velocidades muito maiores usando bem menos.

Sem contar os benefícios de cobertura e usuários simultâneos

3 curtidas

Sou leigo no assunto, mas pode ter havido um acordão entre as operadoras e Anatel para se permitirem às operadoras omitir o tipo de 5G em uso e celulares compatíveis (mesmo por região); e à Anatel omitir tipo de 5G de cada operadora (que seja por região) e de cada celular homologado. Talvez caiba um desconto quanto à omissão da atualização pelo fabricante do celular, mas não, pela “omissão”(?) da operadora em permitir essa atualização.

Nem me preocupo, pois até eu resolver comprar um, as fabricantes já estarão usando algum modem que aceite todas essas versões, foi assim também com o 4G, tinha celular que só suportava B3, ou só B7, até que começaram a usar modens que suportava todas as bandas de 4G

1 curtida