Existe um jeito de solicitar às operadoras de celular para instalar uma antena?

Tenho amigos que moram em um lote na Bahia e nele não funciona nenhuma operadora direito. Entretanto, a Vivo é a única que pega em lugares específicos, como na roça por exemplo. Se uma antena fosse instalada próximo onde as casas ficam, seria muito melhor. Comofas?

Infelizmente as operadora não podem colocar torres ao bem querer delas, existem leis que regem isso.
Além disso como qualquer empresa elas só vão investir em lugares que elas sabem que vão dar lucro.

1 curtida

Uma opção, que muitas vezes também esbarra na questão da legalidade, é instalar um extensor de sinal de celular. Eles dramaticamente melhoram o sinal (tem uma antena melhor para recepção, então conseguem pegar o sinal melhor que aparelhos pessoais e amplificam esse sinal). Mas é algo que precisa de um estudo cauteloso.

Fizeram a instalação de um desses num condominio de escritórios onde eu trabalhava e melhorou muito o sinal, mas alguns meses depois ele foi desativado porque houve uma notificação para eles devido a relativa proximidade a um aeroporto (alguns kilometros longe mas ainda sim não foi permitido).

4 curtidas

Esses ampliadores de sinais não eram proibidos e/ou regulados pela anatel?

Pode ser sim, eu nem postei link pq não sei qual é a legalidade do negocio, mas a única experiência que tive foi essa do escritório que eu trabalhava e mandaram tirar. Mas falaram que mandaram tirar por causa do aeroporto. Mas não tenho a informação precisa.

Faz sentido essa do aeroporto. Mas tem uma regulação enorme com relação a esses dispositivos.

Como é no meio do nada, as chances de fica funcionando por anos sem ninguém reclamar são grandes, deve valer a pena o investimento.

Outra opção é os moradores se juntarem é irem atrás de um vereador da cidade pra reclamar, a prefeitura tem alguma chance de barganhar a instalação de uma antena, ou pelo menos de um repetidor da operadora.

3 curtidas

Repetidor de celular pode causar interferência na rede da operadora (ou até de outras operadoras), especialmente se não estiver bem ajustado.
E acredite, as operadoras e a Anatel tem meios de descobrir aonde estão, e VÃO te multar se uma operadora encaminhar denúncia que se provar verdadeira.

A TIM tem uma seção no site pra você encaminhar um pedido pra instalar um repetidor, mas você precisa de um projeto feito por um engenheiro (com CREA, e com um ART pago). https://site.tim.com.br/rj/sobre-a-tim/regulatorio#4016
E eles não são obrigados a aprovar seu pedido.

Pode ajudar a fazer pressão, mas se a operadora não tiver interessada, :man_shrugging:
Mas esse tipo de coisa não vai ser a curto prazo não, provavelmente dá algum resultado num horizonte de uns 5-10 anos.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.