Existe roaming estadual entre DDDs? No Brasil?

Antigamente, tinha o deslocamento que era cobrado, se a pessoa usasse a internet,ou fizesse ligacoes. Isso existe ainda?

Internet nunca teve roaming dentro da rede da própria operadora, acho. Ou pelo menos faz muito tempo que não tem.

Agora, pra chamadas, acho que só sobrou o pré da Claro cobrando extra para receber chamadas, as outras operadoras tem incluso até no pré.

3 curtidas

Antigamente a TIM cobrava para receber. Viajei em 2016 e ficava aquele R em cima do sinal do celular, a cobrança no pré-pago era por minuto, normalmente. Se fosse pra ligar, cobrava o normal do plano. Meses depois descobri que não era mais assim.
A Oi era mais ou menos assim, mas pagava uma espécie de taxa (acredito eu por usar a rede da BrTelecom), mas você conseguia receber.

Hoje o que acontece é que as operadoras já não cobram mais dessa forma, a rede meio que unificou. Então não há cobrança para o uso da rede (dados nunca foram cobrados).

1 curtida

Já passei por todas as regiões do Brasil com o Vivo Easy e nunca fui cobrado a mais.

Sua pergunta me lembrou quando minha irmã foi fazer faculdade em outro estado e usava uma linha pós paga, acho que foi em 2006.
Ela ficou recebendo ligações de amigos e namorado, no primeiro mês a conta veio mais de 600 reais. Quando chegou a conta imediatamente meu pai foi na Vivo pois achou que tinham clonado o número dela (nessa época era algo bastante comum) mas explicaram pra ele o que aconteceu, então ele ligou pra ela, explicou a situação e falou pra ela parar de receber ligações de outro estado. Ela não podia nem comprar outro chip pois o celular era CDMA, então comprou outro celular. No outro mês ainda veio 500 reais de fatura pois já tinha se passado umas 3 semanas até ela parar de usar.
E estamos falando de uma época onde o salário mínimo era menos de 400 reais.

2 curtidas

Quando viajei com chip da TIM, ex-Oi, ele entrou em roaming de dados, mas nada foi cobrado. Talvez tenha acontecido isso porque o número era originalmente da Oi, mas não sei.

Mas entrou “em roaming” em qual rede? Por que se o chip era da Oi mas estava na rede da TIM, capaz de indicar roaming mesmo (especialmente se não tinham reconfigurado o chip ainda). Diabos, em aparelhos mais velhos os chips da Oi indicavam roaming o tempo todo na região II (a área da antiga BrT).

Eu paguei 100 reais de deslocamento em 2011 quando fui pra Brasília, por que fui pro hospital por lá e os parentes ficaram me ligando. Se eu tivesse plano com minutos nacionais eu não teria pago (ou teria descontado daquela franquia), acho.
A Claro ainda cobra no pré, aqueles [censurado].

Na rede da TIM. Acredito que tenha sido por esse motivo mesmo.