Existe alguma alternativa ao Mercado Livre?

Pessoal, boa tarde. Qual seria a(s) alternativa(s) no Brasil ao Mercado Livre? Onde se lê, “Mercado Livre”, leia-se “transações de compra e venda com intermediação dos pagamentos, conferindo segurança a ambas as partes”.

Que eu saiba, a única alternativa próxima é a OLX, que finalmente está implementando algumas das funcionalidades do ML.

Acho que só falta uma transação financeira decente.

Minha alternativa em alguns casos tem sido a Amazon mesmo, por incrível que pareça alguns produtos eu consegui mais barato por lá. Digo no quesito consumidor, agora para vendedores não faço ideia de como as coisas funcionam por lá.

1 curtida

Não conheço alguma plataforma que faça a mesma coisa do Mercado Livre no Brasil.

O que eu sei é que existem plataformas que te deixam criar ecommerces de forma mais fácil e facilitam integração de pagamento, mas igual o Mercado Livre acho que não tem.

2 curtidas

Existia o Arremate.com mas o Mercado livre comprou, não foram bobos não, absorveram a concorrência.

Não sei muito sobre mas acho que praticamente todas as grandes varejistas são como o Mercado Livre hoje em dia. Já vi produtos de terceiros sendo vendidos na Magazine Luiza, Casas Bahia etc.

2 curtidas

Mas pense em um mero mortal que pretende vender um produto usado. Ele precisa de uma plataforma segura, que lhe dê visibilidade. E o comprador precisa sentir confiança na plataforma para efetuar um pagamento e esperar que a mercadoria chegue. Se não chegar, ele sabe que terá o seu dinheiro de volta. Essa é a vantagem do Mercado Livre: para os meros mortais; pessoas físicas que vendem uma coisa ou outra bem de vez em quando.

As soluções de marketplace são muitas, mas muito focadas no próprio comércio eletrônico. A alternativa mais comum hoje em dia é o OLX, mas inexiste segurança. Comprador e Vendedor fazem contato e seja o que Deus quiser.

Enfim, existe um mercado aí para ser explorado, rs…

6 curtidas

O Mercado livre é mais aberto, como o eBay, permite vendas de pessoas físicas, produtos usados, sem emitir nota, mas dentro também existem lojas e produtos novos com NF, é tipo uma feira do rolo também :upside_down_face:

2 curtidas

Nesse sentido, o Mercado Livre hoje é a unica opção. Não conheço outra plataforma que se enquadre em todos os critérios.

OLX e Facebook Marketplace são paralelos, mas são focados em soluções para um publico local e apenas fazem a ponte, o comprador e vendedor que se entendam.

4 curtidas

Pena que hoje em dia o ML dá mais valor pro vendedor “profissional” que vive disso do que pro vendedor de fim de semana que só quer se desfazer de algumas tralhas paradas.

Pra pessoa física que quer vender esporádicamente eu acho que, hoje em dia, é OLX e talvez algumas soluções regionais (talvez o jornal da região tenha uma seção de classificados). Mas nenhuma das duas opções oferecem o serviço de pagamento.

3 curtidas

Acho que tem um tal de enjoei. Nunca testei, mas já vi app ou propaganda esses dias.

De fato, tem o enjoei. Tinha esquecido dele.

Acho no elo7 você consegue algo similar também

Tem o enjoei que inclusive acho mais focado em vendedores menores, mas outro dia tava ouvindo um podcast com a fundadora e achei alta a taxa que cobram, mas vale a pena. Já usei e é muito parecido com o mercado livre, um diferencial legal é a opção de fazer uma oferta ao produto anunciado. O foco maior aparentemente é no público feminino e no mundo das blogueiras, mas tem de tudo por lá e geralmente eles tentam deixar o frete com um preço legal, além de ter cupom para a primeira compra.

1 curtida

Amazon, eBay.

Consigo vender itens usados na Amazon? Não sabia!

O Mercadolivre pinta e borda com os seus usuários por que sabe que aqui no Brasil ele domina essa parte. Já faz tempo que procuro algum site que tenha funcionalidade parecidas com a do ML e não seja tão abusivo como o ML. E rentemente o ML dificultou a vida de quem precisa de suporte tirando o chat, ficando este disponível apenas para vendedores premium pagantes.

Eu uso o Enjoei pra vender algumas roupas, e a visibilidade que ele me dá nesse nicho é muito maior do que qualquer outro site (incluindo ML), então acabo sempre vendendo por lá, apesar das taxas altas. Mas acho as taxas muito abusivas sim… acho que depende muito do que você quer vender. Pra mim acaba valendo porque se eu não anuncio lá, geralmente não consigo vender.

2 curtidas

Realmente o enjoei é uma alternativa porém tem vários furos, dêem uma olhada nos relatos de usuários na própria loja de apps. Vários anúncios golpes e se você cair é uma vida pra conseguir o dinheiro de volta.

tenta o ebay