Exclusivo: Vivo revela preço da nova internet fixa via 5G

1 curtida

Quase o preço de uma Starlink sem impostos. Geralmente nas cidades onde tem 5G já tem internet fibra de trocentas empresas locais e grandes. E em áreas afastadas não tem 5G. Não vejo muito sentido nesse serviço heeuheuhuhe.

10 curtidas

Não entra na minha cabeça essas franquias tão limitadas. Não faz o menor sentido o indivíduo contratar um serviço de Internet fixa, que o obrigará a “fazer contas” ao longo do mês com a família. Imagina. Uma franquia de 400-500gb faz muito mais sentido. Pois esta que está sendo ofertada, basicamente “proíbe” o consumo constante de vídeos em 4k nos streamings, quiçá 1080p, numa família numerosa.

Obs: em lugares como o Rio de Janeiro, onde crime é quem governa, cortando cabos e fornecendo Internet clandestina, esta seria uma ótima alternativa pra aqueles que não querem se submeter a este lixo social. Mas pra isso, essa franquia aí, ainda mais por este preço, tem que ser aumentada.

6 curtidas

Isso é mais marketing do que ganhar dinheiro. Só pra dizer que oferece um serviço inovador.

3 curtidas

1GB por um real. Caro!

3 curtidas

Vivo tá vendendo GBs a granel agora?? hahaha

Mesmo morando em prédio que não tem fibra por questões de cabeamento, não compensa. São 150 contos mais 10x de 149,9 do roteador. Claro a mesma coisa.

Melhor ficar no 4g mesmo.

2 curtidas

Plano caro. E o preço é desvantajoso em áreas onde há planos de internet fixa por fibra óptica.
Pelo visto o 5G FWA não vai ser um concorrente à internet fixa com os preços elevados e às franquias de dados pequenas que só seriam úteis para UM dispositivo.

1 curtida

Esses planos de 1GB de dados por um real foram inventados pela finada Oi Móvel. A Vivo quer repetir a estratégia com o Vivo Box 5G.
Mas se você mora em uma cidade com internet de fibra óptica, compensa mais pegar o plano de um provedor local ou grande do que o 5G FWA.

1 curtida

Pode ser útil para quem mora em favela onde a única opção e o GatoNet do tráfico/milícia; Starlink com o risco de ser ameaçado de morte; Ou dados móveis 4G/5G, embora ainda possam suspeitar de uma casa com WiFi sem pagar o governo da comunidade.

2 curtidas

150GB de franquia com velocidade 5G? Que piada kkk

1 curtida

Quem tem todo aquele dinheiro mensal e para pagar o aparelho geralmente tem condições financeiras melhores. Quem mora em comunidades tem preocupações maiores do que de quem irá comprar a internet.

1 curtida

A estratégia da TIM para banda larga fixa via 5G

Claro e Vivo já lançaram ofertas de 5G FWA, para banda larga fixa. Quando a TIM terá um produto assim?

É um tema comercial. A gente vê duas barreiras que deveriam ser removidas para que o FWA ganhasse escala. A primeira é a cobertura. Ainda temos muito a cobrir, mas onde temos serviço, cobrimos bem. A segunda barreira é o custo do CPE [modem que fica na casa da cliente]. O preço ainda é muito alto. Precisamos que o custo fique razoável para lançar o serviço e ter escala.

Agora, existe um novo recurso do 5G que deve chegar no ano que vem: o RedCap. É um padrão da 3GPP que, em vez de usar todo o espectro, utiliza somente uma parte. Em vez de chegar a velocidades de 1 Gb/s, vai chegar a 100 Mb/s, que é uma banda mais do que suficiente para todas as aplicações de IoT e também para uso residencial, com a mesma latência do 5G.

A vantagem é que os chips do RedCap tendem a ser 40% mais baratos. O custo do CPE deve diminuir muito e poderemos levar internet aonde não chegamos com fibra, além de viabilizar o IoT no 5G. A Qualcomm deve anunciar seu chipset com RedCap no primeiro trimestre de 2024, e a TIM está preparando os testes para suportar o padrão.

Trecho da entrevista concedida pelo diretor de tecnologia da TIM ao Tecnoblog.

2 curtidas

R$ 1/GB tá relativamente barato pros planos vendidos hoje, mas continua magro pro uso proposto

1 curtida

Ué, franquia de dados? Isso não está proibido?

1 curtida

Para conexão por cabo/fibra. Conexão móvel continua tendo franquia.

1 curtida

PIADA!
Pagar esse valor e não ter sequer a garantia de navegar no 5G puro / standalone

1 curtida

Infelizmente esses valores farão com que nunca se popularize o 5G residencial…

1 curtida

Sou do RJ e o que vc disse é a mais pura e triste realidade. Vários bairros da zona norte, que contavam apenas com o vírtua, estão sem opção legalizada e com preço razoável desde novembro de 2023. As “vítimas da sociedade” cortaram os cabos e intimidaram os funcionários da terceirizada da Net-claro que vieram consertar. O problema do vivo box 4G ou 5G é que o sinal também é péssimo. Nem o 4G funciona em algumas ruas. Desde dezembro venho mantendo contato com a vivo tentando a melhoria do sinal 4G no bairro de inhaúma para tentar o vivo box mas me enrolam, perco um tempão no tel e nada acontece. Não queria contratar a gatonet, como muitos aqui já fizeram, mas starlink ou outra via satélite é um absurdo de caro. A franquia de dados da maioria, tirando a starlink, é de algo em torno de ridículos 10Gb por 189 reais. A que ponto chegamos no RJ, “autoridades” amedrontadas!

4 curtidas

E outra coisa: pra quem pensa que gatonet é barata, digo que estão enganados. Pedem por uma velocidade de 5 meguinhas o que eu pagava a Net-claro por 125 megas!

2 curtidas