Exclusivo: Apple, Google e Samsung Pay crescem no Brasil em meio à pandemia

Originally published at: Exclusivo: Apple, Google e Samsung Pay crescem no Brasil em meio à pandemia – Finanças – Tecnoblog

Uso de carteiras digitais entre clientes do Itaú aumenta para evitar contato com maquininha de pagamento e cartão físico

1 curtida

E esse crescimento poderia ser ainda maior se o NFC/MST estivesse presente em mais aparelhos. Aí vem uma Motorola da vida e lança telefone que beira os 1500 reais sem o recurso, sendo que ele estava presente na geração anterior.

Eu apostei que pagamento por aproximação iria deslanchar em 2020, mas as fabricantes parecem não se importar, passando a não integrar o NFC nos últimos lançamentos, mesmo os mais caros.

Nesse ritmo essa tecnologia não vai se popularizar nunca. Sinceramente, eu não vejo um futuro muito promissor pra pagamento à distância com smartphone, ainda mais porque os aparelhos que têm o recurso estão longe de serem acessíveis, e ficaram ainda mais caros com a disparada do dólar.

Sei que existem cartões contactless, mas se for pra ter o trabalho de tirar o plástico da carteira, prefiro logo inserir na máquina e digitar senha. Desculpem o desabafo, só acho frustrante uma tecnologia tão legal quanto essa fracassar por culpa de mesquinharia das fabricantes.

8 curtidas

Triste isso, pede um Credicard Zero, BB Petrobras/Saraiva que não tem anuidade, ou um itaucard click Visa que isenta anuidade gastando R$100/mês :wink:

No meu uso os cartões Visa são melhores no Apple Pay pois não pedem senha nas maquininhas, nos Mastercard acima de R$49,99 pode e vai pedir senha aleatoriamente toda hora com valores “altos” :disappointed_relieved:

2 curtidas

Pior é a motorola lançar um aparelho que no resto do mundo possui NFC, e ele chegar no brasil com isso removido na versão nacional :man_facepalming:t2:

4 curtidas

Eu não acho que vai ter um boom do pagamento por NFC (até hoje não teve), mas as pessoas aos poucos devem ir descobrindo a tecnologia e passando a adotá-la no dia a dia: uma pessoa vê a outra usando, acha curioso, vai pesquisar, passa a usar também, e por aí vai.

Acho que o movimento de botar contactless nas catracas de ônibus e trens é bom para popularizar o NFC. A pandemia de coronavírus também deve influenciar no uso desse tipo de tecnologia (como vimos na notícia).

O comércio também vira uma propaganda boca a boca. Na padaria aqui da esquina, a pessoa do caixa costuma perguntar “é aproximação?” simplesmente quando mostro o cartão físico (que é velho e nem tem contactless). O pior é que eu estou com o cartão cadastrado no Apple Pay, mas na hora esqueço e mostro o plástico por puro costume.

Isso é regra da bandeira de cartão (Mastercard/Visa). Todos os emissores serão obrigados a ter, só alguns se anteciparam e fizeram uma boa divulgação. :wink: Inclusive, se você pedir 2ª via do seu cartão, bem provável que venha o contactless já.

Já eu troquei o Apple Pay pelo PicPay por causa do cash back de 5%.

Triste mesmo. A Samsung é outra que tira o NFC (Samsung Pay) qdo traz os celulares para aqui. Tirou do A30s, A50s, A21 e A31.

2 curtidas

Eu só mantenho meu Nubank, que não uso pra nada, caso precise de algum benéfico que um cartão Platinum me dá, mas acabei de receber uma mensagem do Credicard, que tbm não tem anuidade e tem compatibilidade com todas as carteiras digitais.

1 curtida

Mas de nada adianta as pessoas tomarem conhecimento da tecnologia e quererem usá-la se elas não têm acesso a um smartphone com esse recurso. Agora que era a chance do pagamento via NFC decolar, depois que passar a pandemia é que não vai.

Não sei se se é um recurso caro e as fabricantes consideraram que é um item pouco desejado pelo consumidor brasileiro, removendo dos últimos lançamentos de aparelhos intermediários, ou se é pura economia de palito. Considerando que a Motorola anda capando até mesmo suporte WiFi 5GHz dos últimos modelos lançados aqui, chuto que seja avareza mesmo da Lenovo.

Aliás, fiquei curioso agora, alguém saberia dizer quanto custa um chip NFC? É caro? Já pesquisei e não encontrei uma estimativa de custo, mas não acho que seja muito caro não, pois até cartão vem com o chip hoje.

1 curtida

Moro no interior e por aqui todos os locais em que utilizei NFC tive que ensinar como funcionava para fazer o pagamento, pois os vendedores tem o costume de colocar o cartão primeiro e depois digitar os valores (sendo que a forma correta é ao contrário); Falta disseminar o uso e instruir os vendedores em como operar, muitas vezes não sabem que tem a função, ou mesmo existindo eles afirmam que não tem.

No início eu utilizava uma pulseira Ourocad com NFC (Banco do Brasil) que comprei em uma promoção por 10 reais, por não ser prática de colocar e tirar do pulso acabei tirando o chip que vem nela e colocando na minha carteira dentro de um zíper que era pra cédulas, aí passei a utilizar uma “Carteira NFC”; Agora uso o Google Pay no Redmi Note 8 Pro.

Aqui os únicos lugares que uso e não aceitam são: Americanas (pasmem, acredito que por alguma limitação do software usado no pagamento pois visivelmente as maquinas tem a função) e um supermercado grande local que sempre compro por falta de opção (que ainda usa máquinas com fio bem antigas).

1 curtida

Meu moto G5s plus sempre usava, na época ninguém conhecia e principalmente os vendedores haha
Hoje em dia até que em BH já perguntam se vai ser por aproximado. Uma pena que no transporte público de BH não tenha isso ainda. SP e RJ :heart:

1 curtida

Quando você vai efetuar compras diretas sem outros meios pelo cartão de crédito e débito também acho super prático, porém ainda acho viável a velha estratégia tem dinheiro negocie, aqui na minha região muitos comércios estão com as portas abertas barrando o prefeito e todos que estão com dinheiro vivo e negocia avista conseguem bons descontos, comprei um SE 2020 de um rapaz que tem loja de artigos de celulares por exemplo, no cash consegui um desconto de 20% o que se fosse usar métodos de pagamento por cartão não teria nada.

Eu posso estar completamente enganado. Mas o fato de as fabricantes não
colocarem o recurso em aparelhos mais simples aqui no Brasil,tendo casos que retirou em um aparelho que no resto do mundo possui o recurso, quer dizer que no entendimento delas o brasileiro médio que não liga muito pra tecnologia è ,a à grosso modo, incapacitado pra absorver novas tecnologias e recursos,e que isso vai demorar a mudar à médio prazo…

Ultimamente tá sendo bem fácil convencer as pessoas a aderirem a essa forma de pagamento.

PicPay, Mercado Pago e cia bela também ajudam bastantes, mesmo pra quem não tem NFC no espertofone.

1 curtida

Compartilho do seu pensamento. Esse seria o momento de NFC ser um pré-requisito nos lançamentos mais recentes.
Também vejo algo incômodo… Algumas lojas tem maquinetas com a função Contactless desativada. Ou seja, para compras com valor menor que R$ 50 ( onde eu poderia simplesmente aproximar o plástico do bendito aparelho ), eu ainda tenho que digitar a senha no teclado da maquineta, algo que eu realmente gostaria de evitar fazer.

1 curtida

Isso é verdade, muitas máquinas até suportam pagamento via NFC, pois tem aquele símbolo gravado, mas por algum motivo o recurso está desativado. Não sei se muda a interface de uma máquina pra outra, mas as que suportam NFC geralmente exibe na tela pra “inserir, aproximar ou passar o cartão”.

Nunca usei PicPay nas maquininhas de cartão pois só funciona nas Cielo e agora Getnet, e quando mandam oferta de cashback nas maquininhas nunca tem uma dessas aonde estou (normalmente Stone, PagSeguro e Rede ) então uso o Apple Pay que é instantâneo.

Outro dia no mercado a caixa não viu que aproximei o celular e quando ela foi falar pra inserir o cartão o caixa já estava imprimindo a nota e ela levou um susto com o barulho da impressora :printer:

“Nossa nunca vi digitar a senha e aprovar tão rápido” :crazy_face:

No Apple Pay com cartão Visa nunca pede a senha na maquininha, no MasterCard normalmente pede acima de R$ 100.

Maquininhas ligadas ao caixa (mercados, lojas de departamento) dependem do software do caixa estar atualizado pra ativarem o NFC.

Nas maquininhas sem fio basicamente todas com NFC já possuem ele ativado!

Então se na máquina não aparecer pra aproximar o cartão/smartphone nem adianta pedir para o caixa operar?