Exclusivo: Anatel avalia medida inédita contra centrais falsas de banco

1 curtida

Tava na hora.

Espero que imponham regras pesadas de KYC (know your customer). E as operadoras que descumprirem deviam assumir o prejuízo causado por golpes oriundos de números vinculados à elas com documentação ruim (mas eu não acredito em milagres).

10 curtidas

Acho que nunca estaremos digitalmente seguros nesse país (não sei como é lá fora), então minha única preocupação é manter meus pais e pessoas próximas informados e orientados para evitarem os golpes.

8 curtidas

Coicidentemente, 2 meses atrás, registrei uma sugestão junto à Anatel sobre isso! Será que foi a minha sugestão que causou esse movimento da Anatel? :grin::grin:


13 curtidas

Pior que os 0800 são esses números de 5 dígitos que enviam mensagem, que também precisam de regulamentação urgente e deveriam ser extremamente restritos.

7 curtidas

Coicidentemente, 2 meses atrás, registrei uma sugestão junto à Anatel sobre isso! Será que foi a minha sugestão que causou esse movimento da Anatel? :grin::grin:

Boa atitude mas acredite, você não foi o único que enviou a sugestão. hehe

Esses dias eu tava pensando também em enviar uma sugestão mas dessa vez para o Bacen para uma normatização da segurança bancária. Hoje é uma bagunça e os cliente não tem um norte para se proteger dos crimes virtuais. Coisa que muita gente já deve ter pensado e enviado a mensagem.

6 curtidas

Passou da hora da Anatel descer a lenha nos operadores dos short codes.

4 curtidas

Concordo contigo, se não fizer isso também, estará resolvendo só uma parte do problema

Anatel é ineficiente demais, já era para ter criado um número único para bancos a nível nacional quanto instalou o 0800

6 curtidas

Se vc ver hackers que caçam scammers lá fora é igual ou pior que aqui, infelizmente.

0800 deve predatar a Anatel.

1 curtida

Não duvido

Brasil continua na mesma sempre ligam pra meus parentes mais idosos dizendo que compraram na conta deles e claro ensinei desliga e entra no aplicativo e observa movimentações, ninguem liga falando que alguem gastou x na sua conta. Por isto hoje optei pela Jordânia pra morar aqui se for pego alguem com estas fraudes ou roubo tem a lei do Xarade a vitima decide que fazer com ele. Na maioria uma amputação.

Comigo aconteceu algo parecido. Fiz uma sugestão para os Correios criarem um “perfil” para os consumidores, com base no CPF, e com isso fazer rastreamento de encomendas que estivessem com o CPF da pessoa. Poucos meses depois eles lançaram a plataforma.

2 curtidas

Sim seria facil eles criarem uma camada de segurança sobre isso.
Hoje quando a pessoa vai abrir uma conta o banco tem mecanismos pra saber sua renda, score, profissão, etc.

Então como o dinheiro sempre vai pra conta de laranjas, que acredito que majoritariamente seja CPF de jovem, desempregado, score baixo, provavelmente com nome sujo, etc. Como pode de repente uma pessoa desas abrir uma conta no banco e começar a cair dinheiro alto lá toda hora?

Não sei até onde a legislação permite mas o Bacen poderia criar meios pra que os bancos limitassem movimentação alta de dinheiro com base no histórico de vida daquela pessoa e ir aumentando gradativamente, como ocorre com qualquer tipo de crédito na praça.

2 curtidas

Como sugestão, a ANATEL poderia criar um prefixo somente para instituições financeiras, um 0X00 só para isso.

Eu acho uma delicinha quando chega mensagem de 0800 e eu tô desocupado. O que eu gasto com os meliantes não tá escrito. kkkk

2 curtidas

Seu e mais 2 milhões de reclamações na ANATEL, no PROCON, denuncias no MPF, quando a população faz sua parte, registrado reclamações na ANATEL consumidor, PROCON, denuncias no MPF, aparecem as novas medidas para reduzirem o fluxo, só demoram.

Precisamos de novos mecanismos para prevenir esses golpes. Tem que se chamar Apple, Google (Android) e outras empresas para discutirem em conjunto e criar uma tecnologia comum que substitua a necessidade da utilização de SMSs para confirmação de compras e/ou recebimento de status de compras.

Já tem, chama “aplicativo do seu banco”.
Se o banco ainda insiste em usar SMS (Itaú, estou olhando para você) pra alerta de compras, estão fazendo errado.

O Santander sei que basicamente plugou o sistema que usavam pra SMS para os push, por que o texto das notificações incluí até hoje a palavra-chave que eu escolhi pra identificar que a notificação é legítima.

1 curtida

Pior que semana passada meu pai quase caiu nesse golpe. Por pouco ele estava ligando em um desses 0800

O que me impressiona é que ao fazer contato com o banco para avisar da fraude e passar os numeros dos golpistas, a gerente nem quis saber.

Disse só para denunciar pelo WhatsApp

1 curtida