Excel não abre arquivos com o mesmo nome

Há um problema bem simples no Excel que a Microsoft nunca resolveu: abrir 2 Excel com o mesmo nome de arquivo.

image

Acontece que sou professor e tenho as pastas com os arquivos das turmas e um Excel com o nome “NOTAS.xlsx”.

Quando vou abrir arquivos diferentes de turmas diferentes, me deparo sempre com esse problema CHATO!

Alguém conhece alguma gambiarra que não seja de renomear o arquivo?

1 curtida

Até onde eu lembro, é só abrir duas instâncias separadas do Excel… (mas não lido com o Excel faz séculos, não sei se ainda é possível)

1 curtida

Ele vai abrir os dois arquivos, com o mesmo nome sim.

Mas o segundo será em modo leitura.

Você vai usar o segundo arquivo como consulta.

Se for gravar nele,vai pedir para salvar com um título diferente.

Se usar duas máquinas diferentes (pc e laptop,por exemplo), poderá abrir os dois em modo de compartilhamento e as mudanças ocorrem num arquivo único.

Espero ter ajudado.

2 curtidas

Eu sei q não é a solução q pediu mas talvez o ideal fosse mudar o nome das planilhas mesmo.

1 curtida

Tem que catucar a MS, mesmo! Cheio de lançamentos e coisas simples ainda não funcionam bem, em aplicativos pagos.

Nunca testei, mas será que o libreoffice não consegue abrir esses arquivos aí que tem o mesmo nome?

no libreoffice dá para abrir os dois arquivos com o mesmo nome sem problema, isso é no Excel, acho que esse “bug” é como o office salva o arquivo temporário

2 linhas de código resolveriam esse problema.

kkkkk falta algum engenheiro, programador, desenvolvedor ou estagiário…kkkk… perceber isso e escrever essas duas linhas

1 curtida

Não é mais fácil, até por questão de organização, ter o nome/número de cada título no nome do arquivo? Curiosidade mesmo, porque eu acho que para a maioria das pessoas a funcionalidade de abrir vários arquivos com o mesmo nome só causaria confusão.

2 curtidas

Como vi, antes de me aposentar, que muitas pessoas que tinham algum domínio no Excel já se sentiam verdadeiros gurus da informática, prefiro a opção da Microsoft em não abrir para edição o mesmo título.

Mas cada um, é cada um…

tenho que concordar… pensar na possibilidade de trabalhar simultaneamente com arquivos do mesmo nome, é bem ruim. Fato que em algum momento você acaba modificando uma informação no documento errado e por ai vai.

1 curtida

Acabei de testar aqui e abre sim, sem problemas.

1 curtida

Essa é uma hipótese que não deve guiar a usabilidade.

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.