Eu me tornei um entusiasta da air fryer, e estes são os motivos

4 curtidas

Mas e a limpeza da parte interna (a carcaça do produto)? Pelo que vi, tem que usar um pano umedecido em água quente e só. Não deve ficar 100% limpo e perfeito. ._.

2 curtidas

O meu sonho de consumo é esse modelo de Air Fryer aqui, ela parece ser um meio termo entre o modelo tradicional e o de forninho. A potência deve ser equiparada ao modelo tradicional, mas em compensação ela não vem com cesto.

Sobre a dificuldade de limpar o cestinho, eu percebi que os modelos mais atuais vem com um cesto de inox, quase como uma grelha. Esses modelos com certeza devem ser mais fáceis de limpar.

image

Alguns modelos mais antigos eram diferentes, tipo o da imagem abaixo. Os meus pais tem um modelo desse, e realmente era um saco para limpar. Teoricamente, ele tinha um revestimento de teflon (ou algum material antiaderente), mas a limpeza da gordura seca e queimada acabava arrancando o teflon junto, o que tornava mais difícil ainda de limpar. E isso valia tanto pro cesto quanto pro “reservatório” que abrigava o cesto. Chegou um tempo que começou a enferrujar.

11 curtidas

bem didático, adorei

1 curtida

Eu sou muito tentado a comprar uma dessas, mas como eu moro no estado com a tarifa de luz mais cara do Brasil, fico com um pé atrás pensando no consumo. @LucasBraga, como ficou a questão da sua energia usando a Air Fryer?

2 curtidas

Gostei da análise.

Minha dúvida é em relação ao consumo energético também.

Eu faço essas batatas fritas congeladas no forno a gás. Ficam muito boas.
Mas já não funcionaria para batatas cortadas em casa.

Será que verduras e legumes no vapor, tipo brócolis, couve flor, etc, dá certo?

2 curtidas

Se eu tivesse um negócio desses, já tinha virado um balão de tanto comer batata frita. Também, meu dinheiro ia todo pra pagar a conta de luz…

1 curtida

Sempre sonhei em ter uma e vai ficar só no sonho mesmo. Cara demais com energia mais cara ainda.

2 curtidas

Acho que não, pois a panela vai retirar a água do alimento. Dá pra fazer, mas é diferente de ser cozido no vapor, ele vai secar ou se passar óleo, vai fritar.

1 curtida

Aqui em casa pegamos uma air fryer da Britânia em 2018, e usamos ela bastante nos primeiros 15-18 meses. Adorava fazer tiras de filé de frango empanado nela, e minha irmã até fazia carne assada na fritadeira, e ficava muito bom! Eramos felizes até que eu deixei o cesto dela cair enquanto limpava e quebrou um tipo de fecho de segurança. Depois disso, a air fryer nunca mais prestou, mesmo indo 2 vezes para a assistência técnica autorizada. Sobre consumo, não lembro se teve um grande impacto na conta de luz, mas acredito que não teve.

4 curtidas

Já tentei fazer brócolis e ficou seco/duro. Tive que cozinhar depois.
Definitivamente para legumes do tipo, é melhor vapor/cozinhar.
Vi receitas que falam em pré-cozinhar o brocolis e depois colocar na air fryer, mas dai acho desnecessário, melhor deixar no vapor logo né?

2 curtidas

Então vai ser legume desidratado.

É… Não. A menos que ela tenha uma temperatura realmente baixa, ela retira a água superficial do alimento e depois já começa a queimar.
Sei que alguns modelos até fazem isso, mas são mais específicos, porque tem uma regulagem da temperatura melhor, e demanda muito mais tempo no preparo.

É como o @vitordelucca disse, vai ficar seco e duro, mas não é desidratado.

2 curtidas

quero comprar uma dessas faz tempos, mas ter que trocar a tomada da cozinha e toda sua fiação vai dar um trabalho e custo…

Encontrar um modelo que gaste pouco na conta de Luz elétrica ainda é a busca do Santo Graal ! :stuck_out_tongue_closed_eyes:

2 curtidas

Vc já testou? Ou fez algo parecido?

Faz sentido o que falou, mas já vi vídeos na internet fazendo esse tipo de alimento. Por isso a dúvida. O @vitordelucca parece que teve a experiência.

Na verdade, air fryer não me convenceu ainda. Por isso fiquei curioso com esse tópico.

1 curtida

Pra quem está perguntando do consumo:
Tenho uma a uns 5 anos. Elas geralmente tem em torno de 1200w porém para fazer uma batata frita por exemplo, você gasta em torno de 20min e desses 20min só uns 10-15 que ela realmente esta ligada aquecendo o elemento, o resto do tempo é so com o ventilador ligado (que não gasta praticamente nada), considerando as opções como forno a gás e outros, pela minha experiência o gasto sai o mesmo basicamente. Só evite ficar abrindo a toa, pois ao abrir para olhar, todo aquele calor que estava mantido vai se perder e terá que aquecer tudo de novo. Conheço umas pessoas que compraram e ficavam olhando a comida a cada dois minutos, aí demorava bem mais e gastava mais energia. Olhe 1 ou 2x no máximo, e aproveite para mexer o alimento, mas não demore.

Sobre limpeza: lavo a cesta e o “balde” da minha tida semana com água e detergente, não estragou em 5 anos de uso, quando a gordura tá seca ou tem algo “agarrado” deixo de molho algumas horas no próprio “balde “ com agua e detergente e depois lavo.

Balde é a parte onde a gordura cai a outra parte removível sem ser a cesta que é onde põe o alimento.

Só agora com 5 anos de uso que o teflon começou a sair em alguns pontos. Marca mondial recomendo muito, na familia tínhamos uma philco mas com um mês o teflon começou a descascar, tenho conhecidos que também tem mondial e é a que tem a melhor qualidade do teflon dessas mais custo benefício

Espero ter ajudado alguém.

11 curtidas

Eu sou doido pra ter uma mas quero essas novas que parecem forninho, todo ano eu fica olhando preço e chega na hora compro outra coisa, no final, acho que é meu consciente dizendo que eu vou usar uma vez e largar kkk

1 curtida

Desidratar não, mas secar os alimentos sim. Até mesmo batata e batata doce, se você não colocar o óleo, ela vai murchar e depois endurecer, mesmo que no meio não fique totalmente seco.
O óleo é o que faz dar a crocância, mas também forma uma espécie de “película” protetora pra água do alimento.

Verdade. É a mesma técnica pra fritar carne - selar antes pra evitar perda do suco da carne.

2 curtidas