Estudo comprova: Google e outros buscadores estão piores

1 curtida

Tenho pego uma melhor informação dos produtos começando pelas avaliações negativas e depois vou para as avaliações com mais estrelas, nas avaliações negativas você tem informações mais detalhadas dos produtos.

A maioria das pessoas não sabe como avaliar um produto ou um serviço e as empresas sabem disso e já começam a perturbar para que você avalie o produto comprado até mesmo antes de ser entregue.
Testem o produto por alguns dias antes de avaliar, são vários quesitos que se deve levar em conta.
Muitos avaliam com 5 estrelas só porque gostaram, em diversos lugares você vê cada avaliação sem sentido que dá até nojo.

11 curtidas

Não tem tanto a ver, mas me recordei do “produto maravilhoso, não testei ainda, mas veio bem baleado - 5 estrelas”

12 curtidas

Qualquer produto que você olhe na Shopee vai ter um ou mais “ainda não testei” com 5 estrelas.

7 curtidas

Alguém deveria criar uma extensão que filtrasse reviews inúteis nesse estilo.

4 curtidas

A Mozilla estava desenvolvendo um sistema para identificar reviews falsos, como ela estava descobrindo não sei, mais ajudaria bastante

1 curtida

Na época da pandemia chovia de influencer ensinando o famoso “ganhe até 5 mil reais sendo afiliados”. E com Chat GPT ficou mais convincente na geração de textos. Desde que o SEO esteja nos trinques.

É isso que o Google e cia tem que combater. Mas é difícil.

2 curtidas

Pra mim a culpa vai pra Shopee que pede avaliação logo quando o produto chega

1 curtida

image

1 curtida

Odiei. :triumph:

:star: :star: :star: :star: :star:

Concordo integralmente com o comentarista Aladeen. Ler avaliações e enxergar padrões é mais fácil nas avaliações negativas. Além disso, controla um pouco a sua ansiedade natural pela aquisição daquele produto, ou serviço.

Exemplo: se você está a escolher um local para se hospedar e é uma pessoa chata com cama e travesseiro, por causa de algum problema físico, ler algumas avaliações citando problemas neste aspecto, te ajudará a evitar que suas noites na viagem sejam mal dormidas. Lembre-se que noites ruins, principalmente num fuso diferente, podem destruir sua viagem.

Exemplo 2: em se tratando de produtos, tenha a paciência de combinar bons textos + bons vídeos de reviews. Além disso, pesquise no Reclame Aqui ao mesmo tempo, lendo as reclamações (das mais antigas até as mais recentes) sobre aquele produto. Assim você criará mentalmente uma linha do tempo, que mostrará os defeitos do produto ao longo dos meses e como a empresa lidou com isso.

Aliás, foi assim que nunca caí em bizarrices recentes como:

Hurb
123 Milhas
Virtuspay
Itapemirim Transportes Aéreos

Bem como esses vídeos fantasiosos e bem editados de Instagram, que indicam restaurantes, lugares e serviços, que, quando você faz uma análise antes de ir, vê que, claramente, muitos destes são verdadeiras bombas, que só servirão pra gastar tua grana e tua paciência.

Pra mim virou obrigação adicionar “reddit” no final de qualquer pesquisa pra eu saber algo escrito por uma pessoa de verdade.

6 curtidas

Faz sentido, eu acho que como no Aliexpress, tinha que ter a opção comentários adicionais, que você pode dar depois de alguns meses usando o produto.

Realmente nos últimos tempos já achei cada site ou página porcaria no top 3 do Google que é de dar vergonha. Apesar dos esforços, o algoritmo ainda beneficia muito os projetos que são totalmente pensados em SEO ao invés de conteúdo útil.

Em 2019, fiz uma reserva no Hurb para prestar concurso numa cidade turística. Chegando lá, descubro que houve overbooking. Tentaram, então, enfiar a gente numa espelunca, mas não aceitamos. Pra piorar, era feriadão estadual, ou seja, a cidade estava lotada e não existia mais vaga em lugar nenhum.

No fim das contas, tivemos que dormir num motel (era isso ou dividir quarto com ventilador num hostel). Processei e ganhei 2 mil de danos morais pra cada. A condenação foi solidária entre a pousada e o Hurb, mas este pagou tudo sozinho.

Quanto ao 123 Milhas, já viajei uma vez, sem qualquer problemas, mas era passagem comum, e não dessas promoções malucas pra daqui a 2 anos com voos pinga-pinga a preços insustentáveis.

Em relação a avaliações, sou desses que gasta horas e horas lendo sobre algo, tanto que acabo ficando com essa função na família :joy::joy:

1 curtida

Sim. Certos tipos de pesquisa nem adianta pesquisar, melhor ir direto pro GPT ou Bing Chat e torcer pra não ser alucinação.

Até isso já estão estragando. Procure por “recomendação de impressora reddit” e verá um funcionário maluco da HP spammando um novo modelo deles, qualquer postagem útil no Reddit sobre foi mandada pra 2 página do Google.

Sobre o último parágrafo, esta função pode ser um misto de prazer e agonia às vezes :sweat_smile:

Esses “spammers” sempre existiram nos fóruns da vida. Mas eram desmascarados, ou ignorados.