Estudante universitária se revolta com professor que usou IA em aula

Acho que IA deveria ser pensada como o uso de calculadoras. Quando estamos aprendendo matemática básica as calculadoras precisam ser proibidas, senão o aluno não vai aprender.
Quando o aluno está aprendendo Bhaskara ele já pode usar uma calculadora básica, mas ainda tem que proibir o uso de calculadoras científicas, essas calculadoras mais avançadas deveriam ficar apenas para universitários.

Com IA poderia ser parecido, para alguns cenários a IA seria totalmente proibida, mas em uma universidade os alunos deveriam poder usar IA em algumas situações.

Pagar oito mil trumps mensais para assistir aulas geradas por IA na faculdade, é melhor fazer logo um EAD gerado pela mesma IA,vai sair muito mais conta.

2 curtidas

Como professor de Matemática, vejo a IA como uma ajuda para quem quer avançar nos estudos além de sua etapa de ensino.
Por exemplo, um aluno do 7º Ano do Ensino Fundamental pode perguntar para uma IA: “Existe raiz quadrada de um número negativo?”. Ou um aluno de Ensino Médio poderia perguntar a essa IA: “Existe logaritmo de um número real negativo?” . São essas perguntas que podem atiçar a curiosidade de alunos nessas etapas de ensino.
Mas não recomendaria o uso de IA’s em atividades que estejam no mesmo nível de ensino do estudante.

Se o aluno napode usar IA pra fazer os trabalhos, o professor tbm não pode pra fazer a aula. Justo.

Em minha opiniao sao coisas diferentes. O aluno esta sendo avaliado se sabe fazer algo. Se ele usa IA entao nao da pra avalia lo.
O profsssor esta snedo pago pra dar a melhor aula possivel e se a IA pode fazer a aula dele ainda melhor seria estupidez proibir.

Mas pelo q entendi a aula nao foi gerada por IA. O professor usou pra fazer desenhos e esquemas. Antigamente eu procurava esses eswuemas em livros e escaneava. Agora posso ter um perfeitamebte ajustado a minha aula pela ia. Se o recurso deixa a aula melhor entao pq nao usar?

Pq aparentemente não estão. Vide a reclamação sobre “texto distorcido”.
Uma coisa é fazer imagem meramente ilustrativa, outra é gerar um texto para algo que será ensinado. Até pq, quem garante que ontexto gerado está correto nesse caso, vide a obviedade de uma instrução pro GPT.