Estorno de TED no Banco Original demora?

Olá pessoal,

Estou enfrentando uma pequena dor de cabeça aqui com um prestador de serviço. Passei o número da minha conta no Nubank faltando um dígito e ele fez um TED, confirmado via comprovante.

Essa transferência foi efetivada em 01/11, e desde essa data o mesmo alega que o TED não foi estornado para a sua conta, impossibilitando-o de me pagar.

Segundo uma matéria que eu li, o BC afirma que o prazo de reembolso de TEDs por falha tem quer ser atendidos em até 1h. Indignado com a falta do estorno, liguei para o SAC do Original, cuja a atendente disse que teoricamente pode levar até 5 dias úteis.

Com o impasse da situação, recorri até mesmo ao Nubank, cuja a atendente também pareceu não acreditar no impasse, e sugeriu que eu pedisse ao prestador que contacta-se o Original e solicita-se um “comprovante de repasse” afim de agilizar o processo.

Em resumo, estou até agora sem o dinheiro, então vai a questão: Alguém do Banco Original confirma essa demora de estorno de TEDs errados? E quem é de outros bancos mas passou por algo similar tem alguma dica?

Passei por algo parecido em 2017 com o Banco do Brasil, digitei um número errado, demorou uns 3 dias e o dinheiro foi transferido corretamente, mas a pessoa que eu tentei transferir também tinha conta no BB, então eles devem ter olhado todas as informações que inseri e validaram a transação. Como eu estava fora do Brasil, não conseguia ligar pra pedir o estorno, na época eu tinha pesquisado e o prazo era esse mesmo, em torno de 5 dias.
Não sei se o banco tentou entrar em contato comigo por telefone, mas confirmaram a transferência.

Meu pai disse que no Itaú não leve nem 10mins para eles estornarem quando há algo de errado.

Eu nunca errei um TED antes então não sei como é o processo, mas se o mesmo estiver falando a verdade, é simplesmente deprimente esperar tanto.

os teds que fiz que deram errado, foi no máximo uma hora para devolver, mas a maioria em torno de 15 minutos já estava na conta de volta.

só que tem um conhecido que teve o problema com a caixa, ele fez transferência do itaú para a caixa, fez certo, e a caixa mudou a conta de quem ia recebe sem avisar, e ficou no limbo da caixa, depois de muita treta, precisou o gerente do itaú entrar em contato com o gerente da caixa e mandar docs para que o gerente cassasse onde tava o dinheiro.

1 curtida

Espero que não seja isso nesse meu caso, porque o cara lá está todo enrolado para me pagar.

O mais bizarro é o TED ser efetivado mesmo com os dados errados para então depois ele ser estornado. Deveria ser chegado isso no momento de preencher os dados, evitando que o problema ocorra.

Por isso que TED tá obsoleto já, ele sempre teve esse problema de não ter checagem dos dados entre um banco e outro, ele só pega os dados e manda pro banco de destino junto com o dinheiro, o banco de destino que tem de achar o cliente e colocar o dinheiro na conta, se não achar tem de estornar o dinheiro, ele foi pensado em um tempo sem integração em tempo real entre os bancos.
Pix já tem essa segurança a mais onde um banco tem de se comunicar com o outro e validar os dados antes de fazer a transferência do dinheiro, o lado ruim é que se um dos bancos estiver instável vai ficar dando erro de consulta para a transferência (um dia o nubank simplesmente parou de consultar as chaves).

Acredito que quando foi criado e deva ter continuado, e por causa do sigilo bancário, os bancos não passava os dados para outros bancos para não cometer algum crime, esperava receber a transferência e depois enviava.

Gustavo, não leva a mal, mas você tem certeza que esse cara fez, não está te enrolando mais ainda do que já está.

Eu pedi um PIX, só transfiro por ele, mas o app do banco do cara tava com bug, ai ele pediu para fazer um TED.

Aí com tanto tempo que não faço mais isso, tive que digitar a conta e acabei deixando passar um número no meio da sequencia. :rage:

Também sinto que essa falha é devido a alguma herança dos tempos passados, mas bem que podia rolar uma atualização nisso.

Eu gostaria confirmar essa hipótese, porém o Banco Original não possui nenhum meio de validar os seus comprovantes :man_facepalming:, ou seja, tenho que acreditar que na palavra do cara e num PDF sem autenticação.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.