Estornar compra de cartão por má fé (golpe)

Olá queridos, espero que não, mas já deve ter acontecido com vocês ou ao menos ter ouvido falar a respeito de casos em que a pessoa simplesmente faz a compra, espera a mercadoria chegar e estorna a compra no cartão, porém não devolve o que recebeu e as vezes somem do mapa, bloqueando telefone e etc.

Recentemente presenciei um caso semelhante e gostaria de sugestões de como proceder, a quem recorrer e se existe alguma forma de se assegurar e evitar com que aconteça novamente.

1 curtida

Esse golpe super antigo tem nome até… golpe do estorno.

2 curtidas

É algo super normal mesmo, tem que ver com o seu método de pagamento qual é a maneira de lidar com isso. No setor financeiro isso é chamado de Chargeback e pode ocorrer por inumeros motivos. Em transações físicas com cartão presente é muito mais difícil ocorrer mas em transações digitais tem uma prevalência grande o suficiente para se tornar um problema.

Alguns métodos de pagamento oferecem seguro para Chargeback mas o normal é que, se negociação nenhuma o ônus desse Chargeback fique totalmente com a ponta final.

1 curtida

Bem, na minha experiência, a melhor maneira de evitar chargeback é sempre enviar o item com rastreio, se for venda online (desse jeito, você terá evidência para provar que enviou e o comprador recebeu o item). Se quiser ser mais estrito, envie com aviso de recebimento.

Ou, um método mais estrito ainda: envie apenas para o endereço onde o cartão está registrado (endereço de cobrança), com rastreio. Mas tem um porém: quando o titular do cartão muda de endereço, nem sempre é refletido no cartão e o cartão fica atrelado ao endereço antigo até ser substituído (seja porque expirou, ou porque o titular solicitou segunda via).

3 curtidas

Outra maneira, se você ainda não fez e estiver usando algo como Stripe para processar seus pagamentos, considere ativar a opção 3-D Secure, também conhecido como Verified by Visa, MasterCard SecureCode, American Express SafeKey.

Provavelmente vai ficar mais caro para processar os pagamentos, mas acontece o chamado liability shift: os chargebacks serão responsabilidade do emissor do cartão e não sua.

O 3-D Secure ativa aquela tela onde o usuário precisa autorizar a transação de alguma forma (seja respondendo a notificação, como no Nubank, ou confirmar o código do token, etc)

3 curtidas

Existe uma solução simples, porém um pouco trabalhosa mas acredito que funciona para pequenos. Que seria realizar a gravação da imagem do processo de embalagem e despacho com a etiqueta, tendo assim a prova visual de que o produto foi embalado , lacrado e enviado. No caso de marketplaces como o Mercado Livre funciona muito bem, pois se o cliente realizar o estorno o dinheiro fica com um terceiro até que seja provado realmente o que o cliente esta dizendo, nesse caso não terá como provar que não recebeu ou que o produto não corresponde ao anuncio.

2 curtidas

Essa é uma idéia. Tu também pode solicitar para que a pessoa grave a abertura do pacote.

1 curtida

Agradeço muito as informações até agora, bem uteis, sobre o caso que citei depois de pesquisar, descobriram que a empresa da maquininha tem soluções para Chargeback… e vou ser sincero, valeu muito saber esse nome dado pelo setor financeiro, é bem mais fácil buscar informações a respeito.

1 curtida

a melhor maneira de evitar chargeback é sempre enviar o item com rastreio

O rastreio dos correios serve? porque no caso tem todo andamento da postagem até o recebimento.

Normalmente sim, mas como o código de rastreamento dos Correios não irá provar o que foi entregue, só se foi entregue, quanto mais evidência você tiver para mostrar quando alguém pedir chargeback contra você, melhor. A ideia de filmar o embalo do produto também é boa.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.