Estéreo não funciona em fone Bluetooth

Então, eu estou usando um fone com bluetooth no momento e quando estou no discord (usando o microfone do proprio computador. Ate coloquei na própria configuração do windows) o resto do computador fica sem som, e a chamada tem uma qualidade pessima de audio

No discord apenas a opção hands-free funciona, ja que a Stereo fica sem som também.

Vai nas configs e Desabilita o microfone do headset sem fio.
image

Bluetooth só tem 2 canais de audio, se ta usando o microfone dele o audio fica mono.

Normal. Quando você tá em chamada, o fone muda para o perfil de hands-free, que permite usar o microfone, mas a qualidade é de batata.

O problema não é esse. Para usar o fone e o microfone ao mesmo tempo, a comunicação é trocada para um perfil Bluetooth que não recebeu nenhuma atualização significativa desde que foi lançado.

O Bluetooth 5.3 e o LE Audio supostamente corrigiram essa deficiência e permitem usar o fone e o microfone ao mesmo tempo e com qualidade decente, mas ainda não vi nenhum fone compatível no mercado…

Não recebe atualização pq falta banda no protocolo para manter 3 canais de audio simultâneos, não tem mágica.

Ble audio vai resolver trocando o codec por um melhor, vai dar pra socar 3 canais de audio na mesma quantidade de banda, mas o problema de pouca banda vai continuar o mesmo.

Poteito potahto

Pra voz até poderia ser mono, mas HSP é do tempo do celular à manivela e continua usando codec batata.
Em A2DP onde a qualidade é mais crítica tem vários codecs além do SBC padrão.

infelizmente nunca se procuraram em exigir outros codec além do SBC, por isso que o bluetooth virou a bagunça que é, cada fabricante colocando os seus codecs com perfil de áudio diferente, torcendo que o LC3 seja rapidamente implementado.

Comprei um JBL 215bt depois de um review que o audio do microfone não era totalmente horrível, onde de alguma maneira a JBL conseguiu balancear o problema mesmo com um codec limitado.

SBC é pra A2DP.

HFP/HSP usa outra coisa ainda mais simples, se bobear com algum codec moderno ia ter uma qualidade bem melhor (só dizendo que os codecs de voz de telefonia moderna usam bitrates surpreendentemente baixos)

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.