Estabilizadores, disjuntores, qual a melhor utilização para cada?

Eu vi esse Powercube duas vezes de promoção e achei caro demais pra um “T”, só hoje que apareceu propaganda dele e fui ver que tem proteção contra surto e eu precisava de um pra colocar o Echo que comprei, a rede eletrica daqui é meio instável quando vem a época de chuva. Quanto você pagou nele? Vou ficar de olho na Black Friday.

Nossa…Isso ai é mais caro que minha placa de vídeo. hahaha (ou meu kit Ryzen: 5 1600AF, 4x4GB e uma B350 miniATX… hahaha)

Esse é mais uma extensão com disjuntor rearmável que um T. E ele não não tem a função de estabilização que tu tá procurando.

1 curtida

Sim, pra você, melhor comprar um iClamper (o de 5 tomadas tá uns R$ 50 na Amazon)

O iClamper é a mesma coisa. Extensão com disjuntor rearmável. Ele também não tem estabilização de energia. (Tenho 3 iClampers de 5 tomadas)

Lembrei de uma avaliação que fizeram desse powercube, ele não tem proteção de surto. Se você quer esse tipo de proteção vai de iClamper como o pessoal já comentou. Diria que o powercube é legal por economizar mais espaço.

O pessoal que trabalha com eletrônica recomenda não usar estabilizador. Se você tem uma fonte de computador boa usar um estabilizador pode mais prejudicar que ajudar. Por outro lado proteção de surto sim é bem vinda

1 curtida

Mas é óbvio que tu não vai ligar fonte de computador em estabilizador.
As fontes de computador (de marcas mais sérias) são estabilizadas pois elas elas precisam fornecer uma enorme quantidade de energia com a menor variação possivel. Mas as fontes genéricas que geralmente não são estabilizadas/bem estabilizadas e nem recomendadas para quaisquer usos.
Pelo que eu lembro, os adaptadores AC/DC(era esse o nome correto?) geralmente não são estabilizados.

Mas no caso a pessoa não queria para um computador e sim para um Amazon Echo… cuja fonte é um adaptador normal.

Se tu precisar estabilizar a energia para um computador, eu recomendo usar um nobreak com onda senoidal pura e que consiga entregar 33% mais energia que o PC consuma. (Nada de semi-senoidal ou senoidal por aproximação)

1 curtida

Acho que um disjuntor também serviria, não quero estabilizar, só proteger mesmo em caso de pico de energia.

Então até serve, mas tem mais baratos que esse PowerCube. Se não estou errado, a iClamper tem uma tomada única com disjuntor. Mas lembre-se que tu precisa ter terra funcionando para esse tipo de equipamento funcionar direito

(Nada de terra e neutro invertidos, por exemplo)

1 curtida

Casa antiga, não tem aterramento em nada :weary:
Deixar aparelhos ligados é uma roleta russa.

Aí complica, existe terra virtual. Funcionam bem até um certo ponto.

1 curtida

Dando uma olhada aqui nesses da iClamper, ele chega a queimar em caso de pico de energia ou o circuito consegue segurar isso de boa?

Precisa de terra para funcionar 100%, mas não deve queimar, só desarmar o disjuntor.

1 curtida

@fefernoli uma correção, a ausência do terra não impede o funcionamento correto do equipamento. Claro, com toda certeza o melhor era ter o terra, mas como não é possível, ainda assim os DPS Classe 3 da Clamper protege os equipamentos contra surtos, conforme a própria empresa esclarece:

4 curtidas

Não foi a turma do Clamper que disse que era desejavel ter o terra funcionando para vazar a energia em caso de curto/surto? Tinha a ligeira impressão que foi esse cara que disse isso.

Não se deve utilizar estabilizador com nenhum equipamento que utilize fonte chaveada, isso entra praticamente todos os eletrônicos que utilizamos hoje em dia.

O que sobra é alguns equipamentos eletrônicos com fonte linear (aquelas pesadas que tem um grande transformador dentro).

Pra proteção no brasil temos basicamente só a clamper e a upsai, equipamentos importados tem algumas opções mas acho que não são fáceis achar e não vale a pena discutir sobre eles.

Caso a rede elétrica seja fase-neutro o neutro costuma estar aterrado no poste de medição de energia, a maioria das concessionaria exigem isso, por isso ele serve como proteção não ideal.

3 curtidas

Eu fui procurar e vi justamente esse vídeo. Entre aqueles plugs preto, branco e transparente (de dois pinos) existe alguma diferença ou apenas estética? Cogitando em comprar um agora mesmo. Inclusive tem noção de qual seria um preço bacana? cc: @Keaton

Apenas estética mesmo. O translucido é mais bonito. hahaha

1 curtida

Apenas estética.
Aqui eu tenho 3 “Energia 5” há vários anos e sempre recomendo a marca. Pra ligar equipamentos eletrônicos é uma das melhores soluções existentes e com custo relativamente baixo.

1 curtida

Vale a pena pegar esse Energia 5 ou um plug?

Depende de quantas tomadas tu precisa. Como tu falou que era só para ligar o Echo, eu sugeri o de uma tomada apenas. Se for ligar mais coisa, pega o de 5 ou de 8.

1 curtida