Essa nova nota de 200 reais é errada em muitos sentidos

O que aconteceu com o padrão de cores?! Cinza e Marrom?! Por que sépia?!
O que aconteceu com o padrão de notas com valores maiores terem tamanhos maiores que diziam ser pra dificultar a falsificação?! A nota de 200 tem o mesmo tamanho que a de 20…
Nem a proporção dos elementos é igual… essa nota mais parece uma falsificação. hahaha

QUEM DESENVOLVEU ESSA NOTA?! ARGH…

18 curtidas

Olha o 200 espremido no canto. Conseguiram estragar até o dinheiro.

11 curtidas

Essa imagem é real mesmo? :hushed:

Sim, é 200 real… :v
Falando sério, Banco Central do Brasil

Edit: a imagem veio daqui:

Mas no site do Banco Central tem a explicação que eles estavam com pressa/preguiça de arrumar a maquina que imprime… hahaha não com essas palavras.

8 curtidas

2020 sempre surpreendendo a gente. Quando vamos acordar desse delírio coletivo?

Falando sério, é triste ver como conseguiram acabar com um padrão bastante coeso criado em 2001 com essa família de notas.

4 curtidas

Parece que fizeram essa nota uma madrugada antes de lançar. Toda fora do padrão de cores e estilo das outras notas

8 curtidas

Não costumo entrar nesse tipo de discussão porque tenho medo de gerar brigas políticas, mas vamos lá:

Ela é toda errada porquê simplesmente não deveria existir. Ela é basicamente a promulgação do início do fim do Plano Real.

O Real prevê moeda de 1 centavo até nota de 100 reais. Ponto.

Acima disso você só vai acelerar a corrosão da moeda.

O que deveria ser feito é a conclusão do Plano: venda e/ou extinção das estatais, o que aquele molusco não fez e o sujeito lá não vai mais fazer.

Bem, foi bom ter vivido 26 anos de estabilidade monetária.

13 curtidas

RIP Brasil, de novo. :frowning:

3 curtidas

Detalhe: praticamente inexiste moeda de 1 centavo — não sei o porquê!

3 curtidas

Faltam as de 500 e 1000 que podem aproveitar os moldes de 50 e 100. Em breve.

Essa nota representa o cara que está na presidência hoje, tão errada quanto.

6 curtidas

Esse padrão de aumentar o tamanho da nota seria insustentável pro Brasil que vivemos hoje.
Se mantivessem o tamanho da cédula proporcional ao valor, imagina o trampo que seria carregar uma futura nota de 100 trilhões de reais brasileiros, à lá Zimbábue?

2 curtidas

Valor irrisório, uma bosta pra carregar (andar com 200 moedas pra comprar uma coxinha, imagina que lindo) e caríssima - proporcionalmente - pra produzir. Uma moeda de 1 centavo custa 9 pra ser produzida. Isso em 2016, segundo essa matéria da Super.

1 curtida

Foram descontinuadas, o mesmo aconteceu com a nota de 1 real. Eu achava a nota bem bonita.

2 curtidas

É isso mesmo. Estamos retrocedendo à era do cruzado e sem qualquer expectativa de melhora no curto prazo.

1 curtida

Em uma lógica simplista está errado, mas circunstâncias acontecem:

  1. O Brasil não tem dinheiro pra imprimir mais dinheiro
  2. A Casa da Moeda não tem capacidade fabril de imprimir mais dinheiro
  3. Não tem como fabricar uma nota do tamanho da nota de 100 sem interromper a produção da nota de 100
  4. Não tem como importar cédulas do exterior agora
  5. Vermelho-Alaranjado-Amarelo-Verde-Azul-Anil-Violeta. Esse é o espectro eletromagnético de cores. Já temos nota vermelha (10 reais), alaranjada (20 reais), amarela (20 reais), verde (1 real), Azul (2 e 100 reais). O lilás da nota de 5 é um violeta desbotado.
  6. Essa nota “parece” uma falsificação porque ela usa a linha de fabricação da nota de 20, e não a da nota de 100. Acontece, eu já expliquei por quê acima
  7. Os dados do Bacen indicaram que se não fosse criada essa moeda, já descartadas as possibilidades 1 e 2, faltaria dinheiro no Brasil
  8. Essa nota não é causada nem sintoma de inflação (perda de valor do dinheiro), mas sim entesouramento (guarda de dinheiro, geralmente do auxílio emergencial, por parte da população, a fim de se preparar para dias difíceis)

“Mas não vai ter inflação?”

  1. Se as pessoas guardam dinheiro (entesouramento), não há demanda. Se não há demanda, não há inflação. Olha o IPCA que vcs vão ver

Acima disso você só vai acelerar a corrosão da moeda.

  1. Sob qual motivo? O câmbio de uma moeda é definido no mercado internacional e o mercado não liga para quais cédulas estão em circulação. O Euro tem nota de 200 euros, tinha nota de 500 até pouco tempo atrás, e a Suíça tem nota de 1000 francos suíços (que valem 930 dólares aprox). Claro que é confortável geracionalmente, um orgulho, um sei lá, que a moeda tenha o mesmo valor para sempre, mas isso nunca foi o caso (inflação é uma realidade em todas as economias convencionais assim como o aumento populacional é uma realidade em qualquer sociedade convencional). Se o país tem/pode manter o papel-moeda no mesmo valor nominal por décadas, assumindo para si o $$$ de imprimir mais moeda se necessário, é problema do país e não da economia. O número não tem tanto poder assim de alterar a realidade
13 curtidas

Pronto, agora não viramos a Venezuela… viramos o Zimbabwe. Q
Mas esse padrão de aumentar o valor existia por um motivo… para evitar que as notas menores fossem lavadas (ou algo do genero) e re-impressas com valores maiores. O que tinha acontecido uma época com a primeira familia do real.

O custo de produzir elas é bem maior que o seu valor (isso quando o dolar estava a 2.5~3, agora nem preciso mencionar)… além disso quase ninguém se importava quando tinha um centavo de troco/diferença no troco… hahaha
Eu devo ter uns 10-15 reais em moedas de 1 centavo, algumas super limpas/sem riscos… vou guardar por mais uns 10 anos e vender pra colecionador. huehuehue

Ela deveria ser MAIOR que a de 100. Não menor ou igual.
E ela parece uma falsificação não somente por culpa do tamanho e também das cores, que também quebram o padrão anterior.

1 curtida

Ela deveria ser MAIOR que a de 100. Não menor ou igual.

E quem garante que ela iria caber nas carteiras existentes? A nota de 100 dólares é menor que a de 100 reais e nem por isso vale menos. Já que o bacen teve a magnífica ideia de variar os tamanhos numa época que a existência da nota de 200 era uma viagem de ácido, paciência que hoje estamos numa pandemia e o governo tá dando 300 reais de graça pra metade da população economicamente ativa do BR

2 curtidas

Que tipo de carteira tu tem usado? hahaha… a nota de 100 deixa um espação na minha…
Agora tu está comparando duas moedas completamente diferentes…

A segunda familia do Real tinha sido inspirada no Euro, o tamanho das notas é um dos recursos de segurança/identidade delas. A explicação oficial, na época, era que a diferença no tamanho serviria para evitar que uma nota menor fosse “lavada” e reimpressa com valor maior… Agora temos uma nota de 20 com valor 10 vezes maior…

5 curtidas

1 Real em nota nem existe mais…

Não só isso como ajuda pessoas cegas a reconhecerem mais fácil qual nota é

2 curtidas