Epic processa a Apple por causa de comissão fora da App Store

No final em muitos casos a empresa paga se quiser, pois se ela foi instalada por fora da app store e possui cobrança própria, a Apple pode até fazer uma estimativa, mas o detentor do dinheiro vai dar a palavra final.

Uma coisa é certa (ou será certa) próprio sistema de cobrança nos EUA e UE, ela querendo ou não o dinheiro vai cair direto na conta da empresa dev (não tem como ela reter sua parte) e sideloading na UE garante ainda mais a empresa que decidir ir contra a Apple.

Ambos os casos abrem brechas para os dois lados, pano pra manga para um eterna batalha judicial.

1 curtida

Não é tão simples quanto “paga se quiser”.

A Apple vai exigir que mesmo os apps fora da App Store tenham que ser aprovados por ela. Sem isso, o app não funciona. E pra ser aprovado, o desenvolvedor precisa concordar com os termos, e a Apple poderia cobrar em caso de não pagamento e desligar a aprovação fazendo com que o app pare de funcionar. (É uma espécie de certificado digital que pode ser revogado).

Portanto, da forma como a Apple está tentando fazer, ela ainda tem todo o controle quase como se fosse na própria loja.

3 curtidas

a apple vai cobrar até por atualização após 1mi downloads, amigo, literalmente uma mercenária

2 curtidas

Cara, não passando pano nem pra Epic, e nem pra Apple: eu entenderia a Apple cobrar alguma taxa, mesmo fzd “sideload” do app, pois, diferente do Google que apenas vende globalmente o software (desconsiderando a linha Pixel nos EUA), a Apple é a proprietária do hardware, então pela certificação de segurança dos apps, acharia justo uma taxação mínima, só pra cobrir o custo dessa certificação (tipo uns 4%).


Agr, p#rr@, 27%??? É um completo absurdo, pq o cara vai ter gastos com sua solução de pagamento proprietária, e vai pagar quase o mesmo que se usasse a solução da Apple? Tem que processar a Apple mesmo, e tomara que a UE faça algo, pq é um absurdo essa taxa imposta pela Apple, pq basicamente inviabiliza soluções externas a da Apple (imagina um dev, pagando 27% pra Apple pro seu app está no iOS, e mais uns 20% pra estar numa eventual loja da Epic? Sem cabimento cara).

3 curtidas

Sideload no ios vai mudar tudo - Não mudou nada :clown_face:

OUTRA VEZ??? images - 2024-01-31T143758.113

Apple nesse caso tem mais é que se “ralar”. Imagina o windows cobrando por toda transação que ocorrer por ele… Ou o linux…

4 curtidas

Foi por isso que no final eu falei que que haverá espaço para brigas judiciais ad aeternum, pois as novas leis há margem para interpretações e a Apple está fazendo a dela, qualquer outra poderá fazer a sua.

Ganha quem tiver mais condições :moneybag: :moneybag: :moneybag:

Se existir a possibilidade de haver sideloading mais nenhum deve poder fazer sideloading, o sideloading realmente existe?

1 curtida

E até nessa parte de cobrar o hardware tem muita gente torcendo o nariz, pois hardware normalmente era considerado o elemento tangível que você considerava de posse após uma compra, vide a origem do lema “se eu comprei, faço o que quiser com o produto, não tem que meter o bedelho no pós-compra”. Se isso só se aplicasse ao iOS e tivesse uma opção de instalar outro SO se você não quisesse a experiência do jardim murado da Apple, isso não seria um problema, mas como não existe essa possibilidade, não consigo negar quem acha que isso é passar dos limites. Soa tão bizarro quanto uma positivo da vida criar artifícios para impedir upgrade de hardware nos PCs dela.

Fora o fato de que aplicar a lógica de termos de serviço comuns em software, mas em hardware um precedente intragável, especialmente quando este hardware mantem metade da base de usuários de smartphones e por conta disso é capaz de ditar trends para a outra metade.

3 curtidas

Nossa… e pensar que a Apple cobra quase tanto imposto quanto nosso governo… hahaha

Mas sei lá, heim. A Apple é quase um Pooh digital nessas imposições, taxas e toda essa liberdade do usuário poder fazer apenas o que a Apple quiser… hahaha

Certamente eles tem mais dinheiro em caixa… aheuaehuaehaeuea

Tu tá levando em conta o caixa 2? No original, acho que tem sim… no outro eu já tenho minhas dúvidas. hue