Entrada do objeto no BR não autorizada

Comprei um celular em Fevereiro/23 no aliexpress, tudo ocorrendo normalmente como sempre, porem ao chegar curitiba o status foi atualizado com a seguinte mensagem:

Pelo que andei vendo no youtube isso é um problema que tem ocorrido bastante em importações de celulares esse ano, não sei dizer se acontece com mais eletrônicos mas tá bem difícil importar celular :frowning:

Alguem mais passou por algo parecido? o meu ainda não saiu desse status.

Edit: esse é o motivo de ter sido negado de acordo com o site dos correios (minhas importações):

Entre outros motivos, as remessas serão devolvidas para a origem caso: 1 - Não conste o número do CPF ou não pertença ao destinatário declarado na DIR. e/ou 2 ¿ A descrição da mercadoria esteja genérica e/ou incompleta. A descrição da mercadoria deve conter todas as características necessárias à classificação fiscal, espécie, marca comercial, modelo, nome comercial ou científico, fabricante e outros atributos estabelecidos pela Secretaria da Receita Federal, possibilitando a CORRETA IDENTIFICAÇÃO e consequente tratamento fiscal dos bens na Declaração de Importação de Remessa (DIR), em descumprimento à determinação trazida no Artigos RC 122, Item 2 e RC 146, Item 1, ambos do Regulamento das Encomendas Postais combinados com o art. 56, §1º, c da Portaria COANA nº 82/2017: Portaria Coana nº 82/2017 - art. 56, § 1º, c §1º Poderá ser determinada de ofício pela RFB a devolução da remessa que chegar ao País: c) com formulário de declaração para a alfândega cuja descrição do conteúdo esteja em branco ou com informações insuficientes para correta identificação dos bens na DIR. Para mais informações, acesse: Manual de Remessas Internacionais da Receita Federal do Brasil: Manual de Encomendas Internacionais — Receita Federal Correios - Fale Conosco: https://apps2.correios.com.br/faleconosco/app/index.php

Pergunta: tu solicitou pra colocarem $50 como valor declarado num produto de $200?

Qual celular tu tentou importar, só pra ficar registrado.

Não sei se celular da esse tipo de recusa

Celular passa e já vem com o imposto

Pode ser aquele problema de enviar sementes junto de novo

1 curtida

Não pedi nada, a loja mandou como quis. Edit: Pedi um poco x5 pro

Vinha só semente sem nada. q

Vixi… se eles mandaram dessa forma, e a receita pegou… tu deu sorte. hahaha
Vem imposto e multa. Mas estranho devolverem.

Não viu isso não?

Uma das teorias que tinha era para aumentar o número de vendas, ranking e nota do vendedor.

Boiando com a sinalização kkkkk

Pelo o que eu andei vendo dos canais de importação, o problema principal para isso ocorrer está relacionado a descrição genérica + valor baixo que muitos dos vendedores colocam na declaração.

Entretanto, isso é completamente aleatório, já que muitos envios completamente corretos são negados e outros totalmente “errados” passam de boas. Então é meio que sorte e azar em cada tentativa.

Pelos relatos, parece que o foco é mesmo smartphones, mas já vi gente falando de tablet, notebook e até placa-mãe. Mas, novamente, é tudo questão de sorte/azar.

Eu particularmente andei importando bastante coisa do AlIExpress e Shopee nos últimos tempos e tudo passou tranquilo.

2 curtidas

O mesmo ocorreu comigo na compra de um tablet, inclusive deixei meus questionamentos aqui na Comunidade, que editei agora pouco:

Você sabe como vai proceder? Seremos estornados?

E, uma vez barrado, não há jeito pra receber?

Bom dia. Passei por este problema e a alfandega alegou falha no preenchimento dos dados do telefone que comprei. Não sei se era preço, cpf ou outra coisa pois não dizem. Enquanto eu reclamava que o telefone DOOGEE tava preso na alfândega, o Aliexpress pela sua plataforma de resposta, dizia que eu devia pagar a taxa e desembaraçar pois o produto estava no Brasil e a parte deles tava feita. No site dos correios estava como retido aguardando decisão da receita. mas não se sabia se devolveriam pra china ou se iam reter o produto. Pedi reembolso mas o Aliexpress insistia que eu tinha que resolver com a alfandega, como se isso fosse humanamente possível. A alfandega é inacessível nessa parte de produto retido por erro de documento. O site do Aliexpress não abria espaço pra devolução. Como era automático e o produto já estava no Brasil, não abria link pra isso. Precisei abrir uma queixa no site Reclame Aqui. O Aliexpress, surpreendentemente, respondeu por lá, mudaram meu acesso ao link de pedido de devolução que ficou disponível, a receita federal realmente enviou de volta o produto pra china e recebi o extorno da compra. A plataforma Aliexpress é muito boa mas algumas nuances da receita federal aqui causam uma inconsistência no sistema de controle de entrega das vendas deles. Acredito que no futuro isso melhore.

1 curtida

Tive esse problema 2 vezes. Uma foi numa loja japonesa AmiAmi, onde tinha comprado uma Action Figure. Depois de 90 dias do objeto em trânsito foi recusado entrada.

Ao mandar mensagem para loja, falaram que 10% das encomendas enviadas ao Brasil estavam voltando. 90% ele está declarando certo e 10% não? Me parece mais uma total arbitrariedade da Aduna no Brasil.

Agora tive outra encomenda de um leilão que ganhei no eBay impedida de entrar. Essa será prejuízo, pois o método de envio não tem contrato bilateral para retorno.

Tá bem triste a situação. Entendo fazer a devida tributação, mas impedir de entrar sem dá a chance de enviar nota fiscal é complicado.

Estou pesquisando como entrar com pequena causa contra a União. Enquanto isso fiz uma ideia legislativa, se puderem apoiar Ideia Legislativa - Direito de Requerimento de Revisão para Remetentes em Caso de Objetos Barrados na Fiscaliz :: Portal e-Cidadania - Senado Federal

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.