Empresa solicita RG e CPF para participar do processo seletivo de emprego. Por quê?

Me candidatei a uma vaga de emprego na plataforma Gupy em que a empresa que estava ofertando a vaga solicitou RG e CPF só para participar da entrevista.

É a primeira vez que me deparo com isso.

Qual é a intenção da empresa? Saber se já movi ação trabalhista? Saber se tenho nome sujo? Puxar meu histórico criminal?

Todas as opções acima.

3 curtidas

Pelo que lembro, isso é proibido por lei…

Mas não impede as empresas de fazerem internamente e na calada, e não vai ter ninguém do RH que vai dar com a língua nos dentes e admitir isso.

RH. Mas tem como tu provar que tão fazendo… mas se vale a pena, ai é outra história…

Já vi acontecer isso, o RH ficou criando problema com outros documentos ou simplesmente desclassificando o profissional em uma entrevista por não se enquadrar no perfil da empresa.

Isso é ainda pior, qualquer advogado com um pouco de boa vontade consegue fazer a empresa se ferrar. Mas não sei se compensa… pode existir um banco de dados ilegal sobre pessoas que fazem isso. hahaha

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.