Em avanço notável, Intel fica perto de produzir chips quânticos em larga escala

Não ta morto quem peleia!

Se isso se tornar viável domésticamente, a AMD vai ter sérios problemas. hahaha

1 curtida

Computação quântica não vai ser acessível ao público em geral. Duvido muito que vejamos versões domésticas. E certamente quem vai ter acesso à tecnologia vai ter que preencher uma série de requisitos que envolvem a idoneidade de quem vai usar. Isso inclusive já acontece com as vendas de Mainframes e supercomputadores, que não são vendidos ao primeiro sujeito que aparece com uma bagagem de dinheiro na porta de um fabricante.

“There is no reason anyone would want a computer in their home.”
- Ken Olsen, 1977

Eu não dúvido que existirão versões domésticas à preços acessíveis e que serão o futuro.

Penso ao contrário, penso que vai ser acessível a todos, a questão vai ser só o tempo

Sou um tanto cético quanto a isso. Há cada vez menos interesse por parte do público em geral em ter equipamentos com alto poder computacional em casa/“on-premises”, optando em vez disso por usar soluções em nuvem, nos trocentos modelos XaaS. O modelo de jogos em nuvem (excetuando-se o fracasso do Stadia) é um exemplo disso. Eu particularmente vejo um futuro onde a computação “tradicional” ainda vai ser o padrão para a maioria das pessoas e a computação quântica será contratada como um serviço quando necessário, de forma transparente.

O povão nunca se importará/comprará hardware highend pelo valor absurdo que pode chegar… E isso não é nenhuma surpresa.

Mas entusiasta é outra história… depois que baixar para o preço e ficar “acessível”, dúvido que não comece à se popularizar. Pode levar uns bons anos, mas…

A computação quantica atual está beeeeem novinha ainda… tem MUITA coisa para desenvolver antes de se popularizar. Até mesmo os computadores atuais levaram meio século para penetrar em massa a casa das pessoas… (e ainda assim, tá ficando cada vez mais dificil no Brasil…)

Ué. :melting_face:

Intel fica perto de produzir chips quânticos em larga escala

Para quando? Não dá para saber. Ainda há muita pesquisa a ser feita.

Isso no dia em que houver criptografia e outras proteções que sejam capazes de deter o poder de processamento da computação quântica. Hoje é impossível quebrar uma chave acima de 512 bits e dependendo da aplicação essas chaves chegam até a 2048 bits, que é exponencialmente maior. Mas um computador quântico (em teoria) é capaz de quebrar em questão de horas ou até mesmo minutos.

E, antes de tudo, precisa-se vencer a barreira da temperatura (que inclusive a notícia destaca). Hoje precisa-se de refrigeração próximo ao zero absoluto (0K ou -273ºC~). Tanto que já existem computadores quânticos funcionais mas é uma estrutura gigante em que 99% dela é responsável pela refrigeração.

1 curtida

Só que essas limitações são com a tecnologia atual, daqui a 50 anos vai ser outra história

A questão da criptografia acho importante como você falou, e eu espero que continua evoluindo, se não, coitado das futuras gerações kkkkk

Sim, tem isso. Mas mesmo assim. Eu acredito que ainda existirá computação quantica em massa. hahaha Só não para a gente aproveitar. Coisa pra daqui a um ou dois séculos

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.