A dock não permite mais minimizar app direto pelo clique
Pra mim é lixo
Vai pro lixo
é bizarro alguém ter um sistema operacional c cara d outro…
me lembra o chaves vendendo suco…
ou ainda, colocando sal no açucareiro p enganar as formigas…
ele tem seu sentido para quem quer migrar do macOS para o Linux (igual o Zorin para quem vem do Windows) e aí ao menos na parte visual temos algo que já estamos acostumados.
agora, no refinamento visual, nem chega perto do mac.
o melhor visual pra mim é o do Pop!OS
Quando vejo essas distribuições eu vejo como um esforço sem causa. Fica me parecendo que esses desenvolvedores não amam o Linux ou até mesmo o software livre, open source ou seja lá o que for, quando lançam cada dia um OS novo.
Me parece mais algo relacionado com o ego em dizer eu (ou nós) tenho (crie, desenvolvi) um sistema operacional - mais ou menos isso.
Se todos eles se juntassem para trabalhar em um sistema robusto, poderíamos ter realmente uma 3ª opção de sistema para usar, pois expertise tem.
Estou usando ele agora. Duas coisas que nao em agradaram: Nao da pra minimizar o programa no dock por clique e alguns programas nao tem a opcao de minimizar, o que te obriga usar win+h. Dizem ser problema com o wayland, porem no kde com wayland funciona. Fora isso ta bem polido, rapido. Alguns programas que nao tem na propria loja pelo flathub podem ser instalado pelo snap ou pelo velho apt. Se o elementary dessa mais liberdade de personalizar como alterar icones, criar atalho no desktop seria perfeito.
Nova? Não me lembro quando ele não teve .-.
Diolinux fez um baita benchmarks de dezenas de distros e ElementaryOS ficou entre as melhores.
Eu não vejo problema nisso, em trabalhar uma interface mais bonita.
Claro que o que importa é um sistema estável e seguro.
Mas ninguém merece trabalhar com uma interface padrão anos 90.
No mais, o Gnome e o KDE atualmente estão num padrão bem OK, não deixando nada a desejar em termos de estética para Windows ou MacOS.
Elementary é de fato, Elementar, preciso. Sem algo a mais, mas ainda assim bom. Não gostar é licito, não usar também, usar também!
Recentemente estive observando as novidades, recursos e implentações lá no site deles e vi algo muito interessante. Eles fazem por exemplo estudos sobre hábitos, consumo, utilização e preferências dos usuários em coisas básicas como multitarefas, abertura e organização de programas, etc… extraem dados disso, e com os relatórios, tomam novas conclusões. Obviamente não são a única empresa que faz isso, mas tornar esse tipo de relatório público mostra que eles não fazem uma “mera cópia” do MacOS, e sim que tem um trabalho sério e qualificado na criação da distro.
O próprio Diolinux fez um ranking com inúmeros testes e essa distro foi uma das mais estáveis com uma margem considerável acima da média junto de Manjaro, RegataOS, Ubuntu.
Link do último estudo de UI: 2021 UI Study Results ⋅ elementary Blog
Já testou customizar usando o Elementary Tweaks?
Sim, testei o Elementary Tweaks porem ainda nao tem essa opcao la.
Meu computador do trabalho é um Mac, eu não entendo como tanta gente ama o MacOS. Ele é muito prático e eficiente em algumas coisas, é tão fácil instalar um programa no Mac que no começo eu fiquei até confuso pois não acreditava que era tão simples.
Porém, tem muitas coisas que eu não consigo gostar. O Finder eu acho muito limitado, acabei instalando o QSpace que mesmo na versão gratuita consegue ser bem melhor que o Finder. Não tem área de transferência nativa que armazena os últimos dados copiados e também não tem como configurar o mouse para rolar de forma diferente do trackpad.
Mesmo baixando vários aplicativos e configurando várias coisas eu ainda acho o SO limitado e com várias coisas burras. O Ubuntu consegue ser muito mais intuitivo e gostoso de usar.