É verdade que o segredo por trás da fluidez de um iPhone é simplesmente "não manter atividade em 2⁰ plano?"

Vejo uma porção de comentários internet a fora alegando que, o que o IOS faz é congelar qualquer app em 2⁰ plano e por isso ele consegue manter boa performance mesmo contendo somente 4 GB ou 6…

Existe uma opção nas “opções do desenvolvedor” do Android chamada “Não manter atividade,” ou seja vai destruir tudo aquilo que for fechado…

Se realmente o segredo por trás da performance do ios for simplesmente congelar atividade em 2⁰ plano isso quer dizer que a opção “não manter atividade” so Android irá dar
a performance (tão aclamada) semelhante em um Android?

SmartSelect_20230618-205203_Settings

O que o ios faz é simplesmente isso aqui??

De forma resumida, não. Até porque se fosse tão simples, não teria porque essa opção ficar “escondida”.

4 curtidas

Plus não chegaria notificação de nenhum app se fosse assim.

3 curtidas

O “segredo” esta na otimização, o iOS é feito para meia dúzia de aparelhos usarem, enquanto o android é feito para ser usado por qualquer aparelho.
Como a google não sabe quais serão esses aparelhos e qual será a configuração de hardware que eles terão, se torna impossível otimizar o código do android para melhorar o desempenho de forma geral, as fabricantes até tem autonomia para mexerem no código para melhorar o desempenho de seus aparelhos.
Mas isso não fica perfeito.

4 curtidas

Sim, a única coisa que ficar matando apps em segundo plano faz é impedir que você use o telefone enquanto trabalha/converte vídeos e aumenta a duração da bateria. hahaha

1 curtida

Exatamente, por isso os pixel tem um diferencial considerável em desempenho, são literalmente os android dedicados do google, o mesmo conceito pode ser aplicado em console x pc. :stuck_out_tongue:

1 curtida

Pessoal tem cada nóia…

Parte do motivo dos iPhones terem mais performance aparente que um Android é… por terem mais performance que um Android. Os SoC da Apple tem CPUs mais potentes que a concorrência tem o que, uns 10 anos?

Lembro também de alguma coisa sobre diferenças entre as threads que lidavam com os toques e tal, mas não sei como isso está hoje.

4 curtidas

Se for colocar em posições, o chip ainda fica muito atrás do IOS. Os SD top de linha consegue ter uma perfomance quase tão boa como os A da Apple, mas a diferença de otimização aumenta ainda mais a distância.

O que o @LekyChan falou que é o diferencial. iOS é meia dúzia de aparelhos, Android é pra quase tudo, quase tudo mesmo, até geladeira e não tem como o Google otimizar pra tudo.

Até quando instalaram o Android no iPhone, o Android dava umas engasgadas.

3 curtidas

O A16 Bionic tem uns 20% a mais de desempenho de CPU que o 8 Gen 2.
Mas a GPU do 8 Gen 2 é mais poderosa (algo que a Qualcomm tem feito bem ao longo dos anos), e também é relevante quando se fala de performance da interface.

Da última vez que eu ouvi falar disso tinham feito num iPhone 3G, mais de 10 anos atrás. O SoC do iPhone 3G (e do 2G, é o mesmo) é uma batata comparado com qualquer coisa moderna (e o Android era muito pior na época)

Povo usa a palavra “otimizar” como se fosse alguma mágica. Sim, a Apple tem menos variações de hardware para trabalhar, mas os drivers de hardware dos Android geralmente são elaborados pelos vendors (Qualcomm, Mediatek, UniSOC, a própria ARM, Samsung).

6 curtidas

O último que vi foi no iPhone 7

Não adiantar ter essa diferença de perfomance no chip se o SO não consegue aproveitar, pode colocar o chip que for, se o software é ruim, os dois se torna ruim. E essa ainda é a principal vantagem da Apple, a otimização que ela vem lapidando há anos.

Exemplo é o PS5 e Xbox Série S, Xbox tem 8,5% mais poder de processamento e 1,7 TFlops maiores que o PS5, e mesmo assim o PS5 consegue processar jogo muito mais fluido que o Xbox

2 curtidas

O que eu posso dizer é o seguinte:

Meu PC de casa deu pau e até a estação do meu trabalho tbm. Enquanto não consigo outro, eu uso meu próprio smartphone (Galaxy Note10+) como desktop através do Samsung DeX e mantenho até 5 apps abertos ao mesmo tempo. No dia que o iOS chegar a esse nível mantendo a fluidez, aí eu respeito.

iPhone é o melhor aparelho do planeta pro básico: rede social, streaming, consumo de mídia, jogos, etc. O Android foi feito pra rodar até em geladeira, como citaram acima, e com um leque de configurações e personalização que o iOS nem sonha em ter (e usuário desse sistema não tá preocupado com isso, e tá tudo bem) e mesmo assim ainda mantém a fluidez em dispositivos potentes.

Claro que o iOS tem uma performance boa com pouca RAM. É limitado.

E posso dizer com propriedade: a era do desempenho do iOS muito a frente dos demais aparelhos já passou. Os Galaxys top de linha hoje seguram a performance tão bem quanto e pelo mesmo período de tempo, fazendo mais. Mas tem um detalhe: o sistema não faz tudo sozinho como no iOS. É preciso que vc ajuste o modo de restrição dos apps. Os que vão ficar rodando em segundo plano, os que ficarão restritos, quais apps ficarão congelados, quais nunca podem entrar em hibernação (acho que é esse o nome que está em português).

TL.Dr: iOS não tem mais vantagem de performance sobre Androids top de linha. Isso é tão 2015. Hoje a diferença está apenas na preferência.

5 curtidas

É quase isso, “magica”, otimização > hardware, por exemplo, muita das vezes precisamos de um hardware muito mais potente que um console para conseguir entregar algo igual ou melhor em um PC.

2 curtidas

Isso que é otimização

Em 2015 tinha a corrida de quem tinha o melhor chip, mas também era porque exigia mais poder de processamento para o SO que ficava cada vez mais pesado com as novas funcionalidades

Hoje não precisa, porque os chips têm mais poder do que precisa, já que não tem tanta coisa pra desenvolver, além de que foram tiradas algumas partes que não precisa ou que já foi lapidada ou foram substituídas por um software melhor ou melhor escrito.

Não apenas. A explicação está na frase seguinte: limitação. Você acha mesmo que a Apple conseguiria manter a fluidez com o mesmo hardware, se o iOS tivesse mais recursos do que já possui? Ela otimiza porque ela mantém o controle de um sistema capado.

É tanto que as versões Pro dos iPhones tem mais RAM que as standard. Eles tem mais recursos, tanto de hardware, como de software.

Certeza que conseguiria, o Jailbreak e o Cydia mostram que IOS tem muito mais capacidade do que é. O iPhone não vai mudar e as as novas funcionalidades sendo bem feitas mantém a fluidez, mas necessidade de mais Ram porque têm mais processos para fazer, algo normal em qualquer SO. Se vc abre a calculadora, aumenta a RAM do PC.

A otimização não está ligado a função, otimizar está ligado em fazer a mesma função consumindo menor processamento e energia do que necessitava anteriormente.

O @PikaDasGalaxias resumiu bem

A questão de ser capado, eu vejo que está ligando a “segurança” que a Apple vende e principalmente a AppStore que movimenta um valor absurdo

1 curtida

Na minha humilde opinião você acabou de explicar um tipo de otimização :rofl:

Acredito que otimização é quando você dedica o software para rodar da melhor forma possivel no tal hardware.

Eu não teria tanta certeza. E o Jailbreak perde toda a otimização que a Apple mantém nos iPhones. Em resumo, os iPhones mantém a otimização pois a Apple mantém o controle do sistema. Se o iOS fosse aberto, a deixar o usuário mexer, queria ver a otimização ser mantida…

Você está 100% certo. Mas isso é um outro assunto.

Não precisa acreditar. Você está certo. Minha única discordância de vocês é que eu estou adicionando um outro fator à baixa RAM dos iPhones, que vocês estão ignorando: limitação do iOS.

Como eu citei, no meu exemplo, meu celular é capaz de rodar 5 apps ao mesmo tempo em modo desktop num monitor Full HD. E mantendo a fluidez. E sem contar a fluidez no próprio aparelho também, isso de um dispositivo de quase 4 anos (alô galerinha que diz que Android trava com 1 ano e meio de uso?). Então, se o iOS fosse capaz de fazer isso, estou certo de que a Apple adicionaria mais RAM pra manter o desempenho. Sim, ainda seria menos que um Android, certamente, e ela faria de tudo para otimizar o máximo, mas esse hardware atual fazendo tudo que um Android faz… eu pagaria pra ver…

3 curtidas

Eu vejo que mantém, porque só fazer o root não tira no Android, são as modificações que o usuários fazem que podem melhorar ou piorar em ambos os sistemas.

O consumo de RAM não é o único critério de comparação para dizer qual é mais fluido, tem outros como poder de processamento exigível, consumo de energia, tempo.

Um ponto que pode ajudar, é o Andrenaline fez um review entre AMD 7900XTX, e na comparação com outros reviews, a 7900XTX mesmo tendo como base gastar menor Watts que as RTX 4090 e 4080 da Nvidia, na hora que estava jogando, a 7900 XTX gastou mais energia seguindo o mesmo método. Aí é só o chip que é melhor? Não é, têm o driver que a Nvidia vem fazendo a décadas, tem os jogos que são desenvolvidos pensando mais na Nvidia, o Windows que tem menos bug com Nvidia, entre outras coisas. É um conjunto, não um item só.

Essa discussão é só com os fãs kkkk e vai perder

2 curtidas

Concordo também. Veja, eu não discordo em nada do que vocês estão a dizer sobre otimização, não tiro uma vírgula. Muito pelo contrário, devo parabenizar mesmo a excelente otimização que a Apple faz no iOS. A questão é que, como venho dizendo, dado o fato de a Apple manter o cerco fechado no seu sistema, pelos inúmeros motivos que ela acha conveniente (segurança, limitação…), ela consegue otimizá-lo muito bem. Por outro lado, há muita coisa que um Galaxy consegue fazer, nativamente, que no iOS só com app, e olhe lá. Se a Apple fosse implementar isso de forma nativa, é mais uma coisa que ela teria que otimizar. E tome um hardware mais robusto. Mas é óbvio que ela não faz isso pq seus usuários só se importam com o uso básico (“quero um celular que funcione”, “só uso iPhone por causa do iMessage” [é a justificativa dos usuários dos EUA])

E, meu caro, não existe otimização que dê jeito em sistemas cada vez mais robustos. É tanto que, sejam smartphones, sejam computadores, o mínimo de RAM e núcleos de CPU só aumentam com o tempo. O poder de processamento dos recursos e apps nativamente instalados estão cada vez mais rebustos.

Se formos colocar numa balança, de forma objetiva, o tanto de recursos (e isso envolve processos, que consome RAM, CPU, GPU, etc) que ambos os sistemas possuem, veremos uma larga vantagem do Android sobre o iOS. Se é útil ou não, se meia dúzia de pessoas usam ou a maioria, são outros 500. Questão aqui é o que está na mesa, que há de fato. Claro, e devido o fato do Android ser largamente instalado, faz dele não ser muito bem otimizado. E aí, os aparelhos precisam de muita RAM. Fora a questão da máquina virtual e lá se vai…

O que eu diria é o seguinte: Se você precisa de uma mãe (seja a Apple ou o Avast nos Android, ou no PC), pra se manter seguro, o problema não está no sistema, está no usuário kkkk

2 curtidas

entendo seu ponto.

eu penso em outro sentido, a única coisa que Android e IOS tem em comum é que são focados em celulares, que Apple e google evidenciaram quando lançaram versões diferentes para tablet e carro, tirando isso, são dois sistemas muitos diferentes: propósito, desenvolvimentos e distribuição.

O concorrente do IOS era o BlackBarry OS, não o Android, o Android poderia ser Windows phone

IOS por ser assim, fechado e tudo centralizado na AppStore é muito mais seguro, nem se compara, só o risco de não instalar da loja oficial é um fator muito importante, ainda mais se levar em conta que a grande maioria das pessoas não tem conhecimento ou não liga para segurança a ter ser vítima de um golpe. Ajuda muito o IOS para a grande massa na questão segurança, isso não tem como negar

1 curtida