É seguro salvar senhas no Google Chrome?

Originally published at: É seguro salvar senhas no Google Chrome? – Segurança – Tecnoblog

Será que o mecanismo que o Chrome usa para armazenar e proteger as senhas salvas é seguro? Entenda como funciona

3 curtidas

Por causa dessas cosias, que passei a utilizar o Bitwarden.

Atualmente estou testando o Dropbox Passwords, eu estou curtindo.

Uma dúvida: Se o Chrome salva essas senhas na nuvem, posso deletar a lista que fica salva no computador?

Muito legal a matéria.

Minha opinião: é e não é!

Sempre haverá risco, mas se você guarda suas senhas num arquivo textos, num drive virtual, ou no seu e-mail, é tão ou mais arriscado que salvar no Chrome. Até em papel se você armazenar e perder por aí ta lascado.

Existem outros gerenciadores de senha que usam criptografia mais avançada, mas basta alguem acessar sua conta do gerenciador de senha que terá acesso a tudo!

Esse assunto é bem interessante porque não vejo uma forma prática e segura de armazenar senha de modo definitivo. Existem várias formas, o que se deve evitar é não seguir as recomendações básicas de segurança, criar senhas mais complexas, usar multi autenticação.

Senhas muito importantes, banco, documentos sigilosos, guarde na memória! :slight_smile:

1 curtida

Se você salvar num arquivo texto simples, sim.
Se você criptografar o arquivo ou só o texto, já é uma camada extra que provavelmente torna a opção mais segura do que usar o Chrome. Se você criptografar ambos, são duas camadas de proteção.
E nem é difícil criptografar o arquivo. Comprimir o arquivo num zip com criptografia AES-256 e uma senha longa já é uma boa camada de proteção contra ataques corriqueiros.
Pra criptografar o texto dá pra usar o GPG/PGP e usar uma senha longa.

1 curtida

E o Firefox? É a mesma coisa?

1 curtida

Um ponto não abordado na matéria é que o Google Chrome permite definir uma senha separada para a criptografia das senhas, desde que a sincronização de dados esteja ativada. Um hash dessa senha é armazenado apenas localmente e será sempre solicitada ao tentar ativar a sincronização de senhas em um novo dispositivo, nem mesmo o gerenciador de senhas online do Google consegue mostrar as informações.

Configurações de sincronização

Gerenciador de senhas

2 curtidas

Interessante essa opção. Só acho que o Chrome tem o fator praticidade ao seu favor com um pouco de segurança adicional como o @mbc07 indicou acho viável utilizar.

Sim, se o Chrome oferece guardar as senhas criptografadas, daí você tem a questão da praticidade, além da proteção contra phishing.
Já caso esse processo de criptografar as senhas no Chrome não resolva a brecha apontada na matéria (ou se a criptografia for fraca, nunca se sabe), daí o problema continua.

Boa. Também quero saber. No FF é como ?

Eu também. Na verdade, já passei pela terrível experiência de ter todas minhas senhas roubadas do Chrome. Agora não salvo mais minha senha no navegador (e uso 2FA em tudo).

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.