E se eu te contar que o PL das Fake News não tenta definir o que são fake news?

E se eu te contar que o PL 3144/2020, apensado ao PL 2630/2020, tenta definir o que é desinformação?

7 curtidas

Brecha pro estado fazer Caquinha… Corre!

Que legal seria o youtube por exemplo falar que alguém fez algum ato fora das políticas da plataforma, banir essa pessoa ou o conteúdo dela, e depois essa pessoa poder recorrer de forma que o youtube fale de forma claro o porque de tudo e assim todos saberem exatamente o que pode e o que não pode

Agora se a atitude do youtube for dada como correta e ela for prejudicial ou não gostarmos (maioria) de forma geral, outras plataformas podem passar a seguir a mesma coisa pois seria mais fácil que ter todo um processo “chato” em cima de determinado caso

Confesso que falei isso com uma certa ignorância e achismo (nem ouvi o podcast ainda), mas dar margem pro estado tomar atitudes do tipo não confio, principalmente a longo prazo…

8 curtidas

Pra mim, a maior prova de que essa “caça às fake news” tem viés político anti-direita é que as verdadeiras fake news estão circulando livremente e são “democraticamente” respeitadas. O portal TV Foco, por exemplo, posta manchetes falsas todos os dias e é o portal de fofocas mais acessado do Brasil, atingindo 17% dos usuários de internet (fonte). Por que estes não são punidos?

Atualmente, existe uma verdadeira máquina de engajamento da esquerda em cima de mentiras sobre a direita, que gera seguidores, receita, e os esquerdistas que as produzem e divulgam são protegidos pela justiça e pior, enaltecidos pela sociedade. Numa busca rápida você encontra diversos canais fazendo isso e crescendo sua audiência “em nome do bem”. Até o PT, ontem mesmo tava inventando 70 mil pessoas no seu ato em SP, quando não passava de 5 mil. As distorções das falas do Bolsonaro estão há 4 anos infectando as redes sociais com mentiras desonestas disfarçadas de notícias, inclusive vindo de grandes portais. Portais como IG, Terra, Uol, “informaram” que Bolsonaro almoçou com Guilherme de Pádua enquanto ambos estavam em estados diferentes. Alguém foi punido? IG teve a página derrubada? Se fosse um portal de direita com certeza teria sido censurado.

Para a esquerda, virou uma ferramenta de poder sobre a direita. A mentira gera resultados, gera capital político. E não se limita às mentiras, tem o discurso de ódio tbm: se vc é de direita, vc é calado, agredido verbalmente e ameaçado constantemente, mas “tá tudo bem, é democrático”. E ainda saem por cima de vítima e vendem muito bem a ideia de que o demônio está do outro lado. Verdadeiros lobos em pele de cordeiro.

Eu não tenho intenção de defender ninguém, mas fico indignado com desproporcionalidade de tratativas. Recentemente, o jornalista Oswaldo Eustáquio foi arbitrariamente preso e teve a vida desgraçada por ser de direita e criticar o STF. O deputado Daniel Silveira - que não é nenhum exemplo de pessoa, mas que tem direitos também - também teve seus direitos cerceados por ser de direita e foi censurado e teve a carreira destruída, enquanto outros deputados de esquerda que divulgam muito mais fake news contra a direita estão livres, protegidos e enaltecidos pelos seus eleitores. Luciano Hang, empresário, foi vítima de censura e fake news sem ninguém ser punido. Portais como Brasil Paralelo, Terça Livre, que se propoem a uma visão diferente da cartilha da esquerda, também foram censurados. Não curtir o conteúdo deles é uma coisa, censurar é outra.

Ninguém faz nada com quem produz e divulga aquela que é a fake news pura por definição. Exemplo: atualmente, o Google Notícias está infestado com notícias tipo a desse portal que mencionei, que é o de entretenimento mais acessado do país:

Já este ator aqui quase perde a mãe de susto e teve que vir a público repudiar a “notícia” que divulgaram dele:


O “grave acidente” que ele sofreu foi um dente siso que deu problema, acho que quebrou, sei lá.

E eles tem total liberdade para continuarem com suas máquinas de fake news.

É combate a fake news ou arma política?

7 curtidas

Pode com certeza virar arma política

Você falou o que falou e tem estas informações pois tem liberdade de obtê-las e discutir sobre o assunto, assim como com certeza vamos encontrar pessoas falando o que você falou porém invertendo, falando que a direita que espalha muita mentira ou algo assim… e estar tudo bem. Se não conseguimos fazer as pessoas “caírem na real” podendo falar tudo o que temos pra falar e utilizando os meios que temos, imagina limitando. todos saem perdendo em algum ponto, direita, esquerda, centro (pois não dará espaço para informações ou dados diferentes e assim privando todos de uma certa evolução)… e além de tudo isso, sua família, seus amigos, seus filhos, seus netos… todos que conhece e gosta de morar aqui ou que não podem sair também sofreram com isso sabe-se lá até quando

Os mais velhos não vão saber ir atrás ou identificar se uma notícia é verdade ou não (outros só não querem saber mesmo), mas tudo vem e tudo se vai, até liberdade pra errar e talvez aprendermos algo temos que ter. Não adianta querer evitar que para os mais velhos ou para qualquer um chegue determinada “informação”, o que adianta é educar o máximo possível as pessoas para saberem lidar com isso (minha mãe ver algumas coisas no whatsapp e ela sabe que pode ser mentira e vem me perguntar se é verdade ou não). Educar falo principalmente de educação básica mesmo, campanhas de conscientização também talvez (qualquer um pode começar uma). Querem mudar as coisas de cima pra baixo, resultados imediatos em tudo… não é assim

2 curtidas

O problema ate hoje que os moderadores sao todos narrativos de esquerda e esta PL estara com os mesmo governantes vassalos de George Soros e cia…

Ah, claro… esse caso. Oito dias atrás, mas tu chegou à ver o resultado dessa palhaçada? Segundo esse site, o cretino que se achou engrassadaum foi demitido.

Do jeito que tu diz, até parece que não teve consequencia ou foi exatamente a idéia desse site (mas não conheço o site)… Pode até ter sido um controle de danos falso, mas… enfim… mesmo inconcientemente, tu também pode estar espalhando fake news/noticias tendenciosas para manipular a reação alheia…

Mas esse TV Foco me pareceu um site de tabloide/sensacionalista cujo conteúdo nem deveria ser considerado sério por ninguém com mais de dois neuronios parcialmente funcionais… mais um pouco vira o bobagento…

4 curtidas

Infelizmente, fake news existe desde sempre e independente da ideologia, TODOS usam. O que me assusta em tempos de rede social é a velocidade com que se espalham e a polarização que promovem. Se antes tinhamos uma sociedade mais equilibrada, hoje cada vez mais vivemos nos extremos. É difícil encontrar um portal de notícias que já não esteja engajado politicamente. Isso se reflete nas pesquisas eleitorais, onde mais de 80% das pessoas já foram “cooptadas” para o extremismo Lula X Bolsonaro. No fim, cada povo tem o governo que merece…

2 curtidas

Uma coisa é “fake news” outra coisa é título clickbait pernicioso. O problema é que ninguém lê e o título sensacionalista fica pela notícia.

Clickbait é a morte do conteúdo. E tinha que ser lei dar chinelada na boca de clickbaiter kkkk

A GENTE PEGOU O AUTOR DAQUELE TEXTO E VOCÊ NEM IMAGINA O QUE ACONTECEU!!

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.