É possível transformar uma TV de tubo em smart TV?

Bem, tenho um familiar que quer usar uma TV de tubo pra rodar YouTube, acham que seria viável usar o Fire Stick TV + um conversor HDMI->AV pra fazer funcionar?
Fico em duvida porque não sei ao certo como o controle do Fire Stick funciona, se ele usa HDMI-CeC (pq aí com certeza o sinal se perderia no conversor).

Também não descarto a possibilidade de um Ruku Express (talvez o controle seja IR, melhorando as chances de sucesso.)

O que vocês acham. É maluquice ou talvez de bom?

1 curtida

Na minha opinião é perda de tempo. Qualquer TV smart hoje em dia vai entregar uma experiência melhor que essa gambiarra, pagando bem pouco por uma TV nova.

Tem quem gosta de fazer esse tipo de gambiarra e até se orgulhe de não jogar fora essas relíquias (pra não chamar de velharia), mas não é meu estilo.

2 curtidas

Sem fazer gambiarra acho que só conheço a Streaming Box da Elsys. Roda Android TV e além do HDMI também tem saída de vídeo composto para TVs antigas. Também conta com um conector de antena e conversor de TV digital embutido…

2 curtidas

Tem uns Android TVs que por algum motivo ainda tem aqueles conectores RCA. Se eu lembrar eu posso alguma modelos amanhã cedo.

Mas sinceramente não vejo motivos para manter essas antiguidades.

1 curtida

Entendo que o objetivo do seu familiar seja economizar o máximo possível, fazendo uso do equipamento que já tem. Recomendo que você tente convencer ele de que será necessário gastar dinheiro (considerando a compra do Fire Stick + conversor digital) para ter uma experiência visual potencialmente decepcionante, consumindo mais energia elétrica com essa TV antiga e sem garantia de quanto tempo mais ela vai aguentar funcionando.

Também imagino que a baixa resolução da TV de tubo possa causar desconforto para visualizar alguns menus ou até mesmo legendas.

Agora, se o objetivo for fazer a gambiarra toda só pela nostalgia, aí eu pegaria um modelo de Android TV desses que possui saída RCA, que o pessoal já mencionou. Pelo menos vai ser um único equipamento trabalhando para mandar a imagem para a TV.

5 curtidas

Detalhe muito bem pontudo. Se 420P já são sofríveis em telas de smartphone (com densidade alta de pixéis), imagine em uma TV de tudo com pixéis visíveis.

2 curtidas

Eu vejo duas opções: usar um Android box com saída RCA (alguns usam um conector P2 pra isso) ou Roku importado que tem saída AV, ou pegar qualquer coisa e usar um adaptador HDMI pra RCA.

Mas você provavelmente vai ficar com a imagem achatada na horizontal por causa da saída 16:9 sendo esmagada pra 4:3, e os menus vão ser um inferno de ver.

E se for pra gastar tanto nessa brincadeira, daqui a pouco sai mais barato uma TV nova…que vem com tudo isso e mais.

Mas que dá pra fazer, dá.

1 curtida

Uma vez fiz emprestei um Chromecast pra um amigo que tinha TV de tubo e funcionou super bem com o adaptador. Como o Chomecast mais antigo não tem um sistema com menu, não sofri do que o pessoa comentou, e os conteúdos foram reproduzidos normalmente, sem cortes nas imagens ou legendas.

Meu amigo só precisou comprar o adaptador, então saiu super em conta.

1 curtida

Mas como fica a questão do streaming, como o Globoplay, em um Roku importado?

Chromecast acho que só dá saída 16:9.
Eu mesmo já fiz essa gambiarra aqui em casa e o adaptador que eu usei sinalizava pro chromecast que ele era 16:9. O ideal era sinalizar que é 4:3, mas não sei se o chromecast suporta.

Ficou exatamente assim na home.

1 curtida

Dependendo do estado de conservação da TV de tubo, tem quem pague uma boa grana por ela, para jogar consoles antigos. Com o dinheiro da venda + um pouco ele consegue pegar uma TV Smart nova de entrada.

Ao meu ver a experiência e qualidade de imagem dos filmes atuais não ficaria legal numa TV de tubo.

Tá achatado.

Especialmente se for um Sony Trinitron.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.