É possível transformar Mini PC em TV Box?

Há alguns anos, por curiosidade, acabei adquirindo um daqueles mini PCs do Mercado Livre. São máquinas que rodam Windows 10 e prometem atender necessidades bem básicas, como navegação na internet, email, e até mesmo consumo de mídia. Segue a foto e configuração desse modelo que eu adquiri:

Processador: Intel Atom x5-Z8350 1.44GHz
Memória: 2GB DDR3
Armazenamento: 32 GB EMMC
Rede: Wi-Fi: 802.11a/b/g/n/ac - dual band - 2.4G e 5.8G 1000M LAN
Bluetooth: 4.0

image

Atualmente ele está rodando a build 1903 do W10, sem possibilidade de upgrade por conta do espaço limitado no disco do sistema (ele está com cerca de 4 GB livres apenas) e também porque não há drivers disponíveis para uma versão mais recente que essa (o fabricante me garantiu que eles pretendem lançar drivers para as novas versões do Windows 10, mas sem nenhuma previsão).

Fato é que, como vocês já devem ter imaginado pela configuração que eu postei, esse mini PC é muito lento para quase tudo. Essa semana eu tive a ideia de conectar ele na TV para usar os serviços de Streaming e IPTV que estão bombando ultimamente, mas ele se mostrou ineficaz até mesmo para isso. O coitado passa um sufoco para rodar qualquer um dos navegadores atuais (processador vai a 100% de uso), se colocar para assistir um serviço de streaming então, fica travando direto.

Então, tive uma ideia mirabolante, mas preciso do apoio de vocês para saber se é possível implementar isso e sobre como começar. Considerando que o hardware não aparenta ter problemas, minha intenção é instalar o sistema Android TV e usar um controle remoto bluetooth (vi que um desses custa em torno de 50 reais em uma pesquisa rápida), transformando aquele PC fraquinho em um dispositivo TV Box parrudo! Sei que é possível dar boot pelo pendrive e instalar quase qualquer sistema operacional nesse mini PC. Minhas principais dúvidas são:

  • Alguém aqui já fez algo parecido (instalar Android TV em um PC)?
  • Qual seria a melhor versão de Android para eu instalar a fim de transformar o PC em uma central de mídia?
  • Instalando o Android nesse mini PC, será que eu teria muitos problemas em encontrar drivers? (cheguei a testar Linux Mint nele, mas não consegui achar driver para quase nada)

Sei muito bem que um TV Box bom hoje em dia está custando em torno de 400 reais ou menos, mas a minha intenção é aproveitar de alguma forma esse hardware que já tenho, que apesar de bastante limitado, com certeza ainda deve servir para alguma coisa. Portanto, todas as dicas serão muito bem vindas!

Não vale a pena instalar o android TV nele, pois ele não teria as licenças do google e Netflix, oque fará com que ele não rode os apps de streaming em resoluções maiores que 480p.
Se ele tem windows 10, deve ter acesso a loja, experimente usar os apps desses serviços para win10 no lugar de usar o navegador

2 curtidas

mds… tu tá pedindo para um milagre acontecer…

Acho que o melhor que tu consegue com todo esse armazenamento interno é uma boa distro Linux com algum software HTPC…

para android TV seria 4x oque as streaming box da vida possuem hoje em dia.

Uh… boa sorte instalando Android TV… vide primeira resposta desse tópico. hahaha

Ps.: já vi TV Box com 256GB…

Sim, seria uma merda instalar ele, só estou dizendo que em questão de armazenamento, seria mais do que é entregue hoje.
Ainda é melhor usar os apps da loja do win10 mesmo.

Uma distro Linux ocupa <16GB… ainda sobra uns 14GB, dá para fazer miséria com linux.
Claro que se tu instala uma distro tipo Ubuntu numa maquina com um CPU lindo desses…

Falando em CPU… acho que esse Atom não é capaz de lidar com videos 720p sem engasgar…

acho que aguenta sim viu.
Processador Intel Atom® x5-Z8350 (cache de 2 M, até 1,92 GHz) Product Specifications

mas em questão de linux eu instalaria o mint xfce:
Linux Mint 20 “Ulyana” - Xfce (64-bit) - Linux Mint

1 curtida

Eu já tenho minhas dúvidas… o x5-Z8350 já é considerado um CPU super lerdo.
O Celeron N3350 que é cerca de 20% mais rápido que o Atom x5-Z8350 já engasga um monte ao reproduzir coisas com softwares leves tipo o MPC, imagina se tu resolve abrir o YouTube…

Eu iria com uma distribuição linux baseada em Kodi, como a https://libreelec.tv/, que te permite extrair o máximo do hardware, já que o sistema é leve.

Não vai conseguir nenhum desempenho bom se tentar roda streaming pelo navegador, precisa de programas nativos leves para roda bem o streaming.

1 curtida

Eu realmente não sabia desse esquema de licenças Google e Netflix, achei que fosse algo simples de apenas instalar e usar sem rolo, mas ficar assistindo coisas em 480p já não me é interessante hoje em dia.

Achei que 32 GB de armazenamento seria ok porque já vi dispositivos de mídia com bem menos que isso, como o Mi TV Stick que tem 8 GB. Tipo, o cara vai instalar uns 10 aplicativos de streaming, e depois o que mais? Será mesmo que 256 GB é realmente necessário para um device desses? Até mesmo em smartphones isso já não é algo que se vê em qualquer modelo.

Ah, esqueci de comentar antes, mas ele sofre bastante para rodar vídeos em 1080p salvos em HD externo no MPC também. Lembro que o VLC apresentou resultado melhor, mas ainda assim usando quase 100% do processador. Talvez eu tenha de aceitar o fato de que o processador não presta nem mesmo para reproduzir mídia em full HD. Algo em 4K então nem pensar, é capaz de explodir o mini PC. O problema é que os vendedores no Mercado Livre costumam vender ele como sendo capaz de atender a essa demanda, o que está se mostrando não ser bem verdade.

Cara, isso parece ser a última chance desse PCzinho, e também parece ser perfeito para por em prática a minha ideia, já que com Android não vai rolar. Vou ver se consigo testar esse sistema nele nesse fim de semana.

1 curtida

Android TV roda com 4GB ou 8GB de armazenamento. Mas os 256GB seriam mais para tu deixar um torrent baixando e assistir depois. (apesar de uma quantidade exagerada junto com o preço absurdo…)

Tenta algum linux lightweight. Não deve resolver 100%, mas alguma melhora vai ter.

1 curtida

Tem de ver o codec desses vídeos, se eles estão sendo decodificados por hardware ou software, isso faz uma diferença enorme, lembro de ter tido tablets que só consegui assistir vídeos que tivessem codecs compatíveis com decodificação por hardware, se não o processador dele não dava conta.

Mano, instala o Batocera, além de rodar até o ps1 com folga, ele já vem com o Kodi instalado.

Da pra tirar uma onda.

1 curtida

Eu não iria pelo lado de tentar instalar Android TV devido aos problemas já apontados pelo @LekyChan, mas acho válido tentar fazer um teste com Linux, mais especificamente com o Lubuntu.

O grande diferencial dessa distribuição é ser leve e ter um ambiente gráfico ideal para computadores mais fracos e antigos. Como o sistema segue atualizado, acredito que você deva conseguir os drivers para o seu Mini PC sem problemas.

Acho que ele também deve dar conta de rodar os streamings pelo navegador Firefox em 720p sem travar, e 1080p usando o VLC com arquivos locais MP4.

2 curtidas

Tenta o Chrome os com a versão do cloudyread, já rodei bem em tablet com configurações inferiores a esse minipc, no caso do Linux existem várias distribuições com versões lite, vc n precisa ficar preso no lubuntu ou Xubuntu, recomendo o zorin lite, agora sobre windows, o windows 8.1 é bem mais leve que o 10.

1 curtida

Minha sugestão é a seguinte, instala uma distribuição Linux, tipo Gentoo e vê se na hora da compilação dos principais componentes, se você consegue enxugar o máximo possivel para ficar em um mínimo de USO de CPU/Armazenamento. Se eu fosse você, utilizaria uma DE tipo Blackbox ou Fluxbox, e talvez até nem pensaria em utilizar uma DE.
Esse PC seria interessante para alguns emuladores tipo Stella, JFSW e mais alguns.

@GustavoGuerra Seria melhor uma STAR com Fluxbox.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.