Há algum tempo venho procurando disco rígido (HD) para comprar, com capacidade entre 1TB e 2TB (preferencialmente 2TB), no formato 2.5" para laptop. Já tenho um SSD, o qual pretendo usar em conjunto com um HD através de um caddy (adaptador que vai no lugar da bandeja do leitor/gravador de DVD, permitindo um segundo SATA em laptops tais como o que eu tenho) que também já tenho (atualmente meu laptop já possui um SSD de 120GB e um HD de 500GB através do caddy; meu setup tem pouco mais de 5 anos e o HD em específico já é bem velhinho, e tenho outro SSD de 240GB há anos na gaveta esperando para ser instalado, mas para isso preciso achar um HD novo pra pôr meus arquivos).
Porém, noto que, na esmagadora maioria dos marketplaces (incluindo Pichau, Kabum, entre outros), está praticamente impossível achar anúncios referentes a HDs de 2.5", sobretudo com capacidades superiores a 500GB. Quando acho (em marketplaces como Mercado Livre, Amazon e Shopee), a reputação do vendedor é duvidosa e/ou o HDD tem tudo para ser usado/recondicionado. Inclusive, muitos desses anúncios trazem fotos de diferentes marcas de HD, dando a entender que, ao comprar, vai ser entregue “o que tem pra hoje” e não, por exemplo, especificamente um Western Digital ou um Seagate.
Eu estou ciente de que, há bastante tempo, a indústria vem substituindo a produção de HDs pela produção de SSDs. Também estou ciente de que SSDs (supostamente) são “melhores” que HDs pois “são mais rápidos, mais silenciosos, atualmente mais baratos pra produzir, não têm partes móveis, aguentam trancos e chacoalhões, etc”. Entretanto, há alguns meses atrás li uma notícia versando sobre uma das marcas (Seagate, se não me engano) anunciando a produção de um novo disco rígido 3.5", então em tese, ainda está sendo fabricado, só que para computadores desktop.
Com isso, fica a pergunta: será que realmente não existe mais HD de laptop (2.5") para comprar, que seja realmente novo?