É possível encontrar HDs 2.5" novos para comprar em 2025?

Há algum tempo venho procurando disco rígido (HD) para comprar, com capacidade entre 1TB e 2TB (preferencialmente 2TB), no formato 2.5" para laptop. Já tenho um SSD, o qual pretendo usar em conjunto com um HD através de um caddy (adaptador que vai no lugar da bandeja do leitor/gravador de DVD, permitindo um segundo SATA em laptops tais como o que eu tenho) que também já tenho (atualmente meu laptop já possui um SSD de 120GB e um HD de 500GB através do caddy; meu setup tem pouco mais de 5 anos e o HD em específico já é bem velhinho, e tenho outro SSD de 240GB há anos na gaveta esperando para ser instalado, mas para isso preciso achar um HD novo pra pôr meus arquivos).

Porém, noto que, na esmagadora maioria dos marketplaces (incluindo Pichau, Kabum, entre outros), está praticamente impossível achar anúncios referentes a HDs de 2.5", sobretudo com capacidades superiores a 500GB. Quando acho (em marketplaces como Mercado Livre, Amazon e Shopee), a reputação do vendedor é duvidosa e/ou o HDD tem tudo para ser usado/recondicionado. Inclusive, muitos desses anúncios trazem fotos de diferentes marcas de HD, dando a entender que, ao comprar, vai ser entregue “o que tem pra hoje” e não, por exemplo, especificamente um Western Digital ou um Seagate.

Eu estou ciente de que, há bastante tempo, a indústria vem substituindo a produção de HDs pela produção de SSDs. Também estou ciente de que SSDs (supostamente) são “melhores” que HDs pois “são mais rápidos, mais silenciosos, atualmente mais baratos pra produzir, não têm partes móveis, aguentam trancos e chacoalhões, etc”. Entretanto, há alguns meses atrás li uma notícia versando sobre uma das marcas (Seagate, se não me engano) anunciando a produção de um novo disco rígido 3.5", então em tese, ainda está sendo fabricado, só que para computadores desktop.

Com isso, fica a pergunta: será que realmente não existe mais HD de laptop (2.5") para comprar, que seja realmente novo?

Por uma série de fatores, ele se tornou um produto que simplesmente não faz sentido existir.

1. É mais lento que a versão 3.5" pelo menos 25%.
  2. Consome mais bateria, pois precisa de várias peças mecânicas trabalhando.
  3. Faz barulho e vibra (sei que é mínimo, mas pode incomodar).
  4. É mais suscetível a falhas, pois ao mexer no dispositivo com ele trabalhando pode ocorrer movimentos muito bruscos.
  5. O preço de ambos está praticamente o mesmo.

Talvez você encontre? Certamente.
Mas é como você querer um carro com motor a vapor. É possível, mas inúmeras tecnologias mais novas são infinitamente superiores.

Não vejo mercado para HDs de 2,5", então é bem possível que tenham parado de fabricar, já que os SSDs cumprem com vantagem esse segmento de 2,5".

Já os de 3,5" ainda tem muito mercado, muitos dispositivos de armazenamento de rede e gravadores de câmeras usam eles, além de desktops que simplesmente precisam de capacidade acima de 4TB, o que ainda não é acessível o preço nos SSDs.

Em breve acredito que até os SSD SATA de melhor qualidade vão sumir do mercado, ficando somente os modelos baratos.

A saída é comprar uma case de 3,5" USB e usar no teu notebook, ou partir para armazenamento em rede com um NAS.

Dos fatores que você mencionou:

• Modernidade x Reliance: enquanto o SSD é, de fato, mais moderno, o HD ainda é melhor pra arquivamento, além de também ser melhor pra escritas frequentes. Tanto é que NVRs e DVRs geralmente ainda usam o bom e velho HD. Também existem os SSDs híbridos, que têm uma parte de SSD e outra de HD mecânico no mesmo dispositivo, geralmente feitos para o fator 3.5" (PC desktop) para aproveitar “o melhor dos dois mundos”. É o que quero fazer, “aproveitar o melhor dos dois mundos”: o SSD com a rapidez para carregar o kernel Linux, as bibliotecas e os binários, juntamente com a durabilidade e poder de arquivamento do HD mecânico, que depois que eu trocar de PC, poderá virar um “backup redundante” junto com meus outros HDs.

• Bateria, vibração e movimentos bruscos: meu laptop é praticamente um PC de mesa, fica plugado na fonte de alimentação durante o uso, estacionado em um suporte metálico e sempre aberto. É meu “PC desktop” por falta de um (pretendo futuramente montar um PC bem bacana, só que no momento estou desempregado então sem condições de montar um agora).

• Preço: segundo minhas pesquisas aqui, um SSD de 2TB está na faixa de R$800 a R$1400, enquanto um HD 3.5" com a mesma capacidade está na faixa de R$400 a R$700. Ainda há uma diferença significativa, sim, de preço. Também como mencionei anteriormente, estou desempregado, então estou meio que “contando o dinheiro” pra comprar as coisas, vendo o custo-benefício a longo prazo (algo que possa perdurar décadas, como os HDs 3.5" que tenho, aos trancos e barrancos, têm durado).

• Barulho: por incrível que possa parecer, eu não ouço o HD que tem nesse laptop aqui, mas consigo ouvir de vez em quando uma espécie de “coil whine” aparentemente oriundo do SSD (porque é na direção onde ele está instalado fisicamente). Tipo, sabe aquele som que às vezes placas de vídeo fazem quando estão rodando no máximo? Mesmo som, só que “imediato” e não “contínuo” (tipo um “biiip” bem curto na faixa dos 6KHz e daí pára). Não sei se pode ser o SSD, já meio velhinho (mais de 5 anos) querendo partir dessa pra melhor, ou se tem a ver com outro fator além do SSD, mas o HD que tenho aqui, mesmo velhinho, ainda é bem silencioso.

Esse HD que tenho atualmente, de 500GB, pra ter uma ideia, era de um outro laptop que tive. Tirei de lá, instalei aqui através de um caddy, instalei o Arch em Novembro de 2019 com algumas partições no HD e outras (principalmente o /bin e o /usr) no SSD, e ambos (HD e SSD) trabalham juntos até hoje.

É uma pena porque HDs, como eu mencionei ali pro @xavier, ainda cumprem a funcionalidade de arquivamento/armazenamento a longo-prazo, algo que (ainda) SSDs não conseguem por conta das imperfeições da camada isolante que leva ao decaimento gradual da flutuação eletrônica. Pra ter uma ideia, eu tenho um HD IDE aqui de um PC da década de 2000, e um dia desses pluguei eles no laptop (via adaptador USB) e consegui acessar de boa os arquivos. Duvido que os dados durariam pelo mesmo tempo em um SSD desligado.

Pensei nisso, e inclusive tenho um dock USB (daqueles chineses) que aceita HDs SATA tanto de 2.5" quanto de 3.5". Só que daí o caddy que já tem aqui no laptop ficaria inutilizado, além de que permanentemente ocuparia uma das 3 portas USB, o que me leva à sua outra sugestão:

Também pensei nisso, mas estou desempregado pra comprar um NAS pronto ou pra montar um server e infra local para NAS. O primeiro custa facilmente mais de R$2000, enquanto o segundo também ficaria mais ou menos nessa faixa (contando com um router gigabit pra dar conta do alto tráfego que exigirei, um HD 3.5", além de configurações de hardware suficientemente boas das quais um Linux dê conta e ainda sobre recursos para outros fins computacionais). Futuramente pretendo montar um PC desktop bem parrudo, porque quero mexer mais com Natural Language Processing, Transformers e Diffusers locais, mas só quando eu tiver finalmente renda entrando, porque de momento infelizmente não dá.

Hub USB já resolve teu problema de quantidade de USB disponível, a diferença de preço entre um HD de notebook (mais caro) e um de desktop paga a case e o hub USB.

Não vejo outra alternativa ao teu problema usando peças novas.

Reciclando coisas usadas, da para montar um NAS baratinho, pega uma placa mãe com um Celeron J alguma coisa da vida (aquelas placa mãe com Celeron soldados) e um gabinete usado de sucata e tá feito o teu NAS, só vai precisar de um HD novo mesmo. Eu tenho um assim que rodo XigmaNAS nele.

Se o objetivo é conseguir um HD de 2.5" novo, minha dica seria comprar um HD externo da Seagate e fazer o shucking (remover o disco de dentro da carcaça externa). Com isso você consegue até um disco de 2TB num tamanho utilizável em um notebook. Claro que você perde completamente a garantia, e outro ponto negativo é que esses HDs costumam ser SMR (shingle magnetic recording), portanto costumam ter um desempenho péssimo para reescritas, então o cenário ideal seria para arquivamento, uso não frequente ou mais voltado à leitura.

2 curtidas

É, verdade, acho que esse é o jeito.

Embora eu particularmente preferia encontrar um HD 2.5" “novo” (não necessariamente “novo” no sentido de recém-fabricado, mas novo no sentido de “nunca usado”, preferencialmente na embalagem original) pronto pra ser instalado, os HDs externos (ao menos aqueles que ainda vêm com HD ao invés de SSD) parecem ser realmente a única fonte de um “HD novo”.

Tem essa questão também da tecnologia de gravação, o bom ao meu ver seria um CMR/PMR porque aparentemente “duram mais” e aguentam mais gravações (e daí também um dos motivos pelos quais pretendo usar um HD em conjunto com um SSD, ao invés de usar apenas um SSD).

Por hora essa é a solução, mas se alguém aí souber de algum marketplace/vendedor que tenha HD 2.5" realmente novo (novamente, não no sentido “recém-fabricado”, mas “comprado e nunca usado”), na embalagem, a depender do preço, tenho interesse.

Um adendo importante: na minha resposta original eu mencionei HDs da Seagate, porque até onde eu sei é a única que o disco possui conector SATA. Os WD e Toshiba possuem o conector USB soldado direto na placa do HD.

Outro aspecto a se observar é a altura do disco. É bom verificar se o seu caddy suporta discos de 9mm, pois o padrão há algum tempo é 7mm (mesma altura dos SSDs 2.5"). Nunca fiz o shucking de um 2TB 2.5" mas suspeito que seja 9mm. Entretanto, já fiz o shucking de um de 4TB e ele possui 15mm de altura, totalmente inviável para uso em notebook. Como curiosidade, tenho uma foto dos 3 tamanhos para comparação:

2 curtidas

Meu caddy suporta HDs de até 9mm. Um HD de 7mm também dá certo, ainda que haja “folga” de 2mm (porque, no fim, o HD fica parafusado no caddy e os parafusos geralmente são na mesma posição). Mas se for maior que 9mm, daí realmente não cabe.

E pra piorar, esses HDs externos não vêm com ficha técnica completa informando sobre aspectos físicos do disco, como qual modelo de HD é usado, qual tecnologia de gravação (se é SMR, CMR ou PMR), se é SATA I, II ou III, qual rotação (5400 ou 7200), etc., somente os dados da coisa "HD externo’ em si (como, por exemplo, se é USB 3.0, se permite alimentação externa por fonte, etc), aí só comprando e abrindo mediante o fator de surpresa, sem possibilidade de devolução caso não cumpra o propósito de ser usado como HD de notebook.

1 curtida

CrystalDiskInfo consegue reportar o modelo do HD. No caso esse é um Seagate Expansion 4TB:

No mais, as chances de você conseguir um CMR nesse form factor são absurdamente baixas. Talvez se você der sorte de conseguir um Exos ou outra linha enterprise por aí, mas nesse caso provavelmente vai ser usado. O custo de um HDD novo desses na gringa é até maior do que um SSD de tamanho equivalente. Exemplo: Amazon.com

1 curtida

Nesse caso a dica que dou é verificar o desmonte do HD externo pretendido num vídeo do YouTube, mas geralmente é algum da linha que a própria Seagate vende “por fora”, então é fácil achar a ficha técnica consultando o número do modelo interno.

Por exemplo, jogando o modelo do colega aí acima é fácil encontrar o datasheet da Seagate no Google: ST4000LM024

1 curtida

2,5 acho que o grosso hoje é pra OEM (mas com SSD mandatório pro Windows 11, nem isso mais) e pra HDs externos.

Se você faz questão, compra um HD externo Seagate e depena.

1 curtida

Nessas capacidades e sendo de 2,5 duvido ser SMR

1 curtida