É melhor comprar 2 memórias RAM de 8 GB ou comprar 1 de 8 GB e outra de 16 GB?

É melhor comprar é melhor comprar 2 memórias ram de 8, ou 1 de 8 e 1 de 16

Melhor mesmo é comprar duas de 16GB.

Pelo que eu tenho ouvido falar, esse mito das memórias terem de ser par identico deixou de ser tão válido. Mas as duas memórias rodarão com a velocidade da mais lerda.

4 curtidas

O certo, certo, certo mesmo é compra a memoria que tem a maior frequência possível que a placa mãe e processador suporte e com o menor CL

mas duas de 16GB é melhor mesmo kkkkkkkk

só que depende de que tipo de PC/notebook que você tem, as configurações e qual objetivo

Isso se, e somente se, tu for jogar e/ou usar RAM para trabalhar com softwares que requiram MUITA ram (edição video, imagens, etc)… caso contrário seria desperdicio.

1 curtida

Assumindo que tu não tenha nenhuma memoria, comora 1 de 16gb e junta dinheiro para comprar outra de 16gb depois, não desperdiça dinheiro comprando uma de 8gb pra usar junto com a de 16gb.

Se tu já tem uma de 8gb, ai tem de analisar o teu uso de ram pra ver se 16gb são suficientes, e ai compra só mais uma de 8gb.

Apesar de muito raro hoje em dia, não é impossivel de se ter incompatibilidade ao se usar 2 memorias diferentes.

1 curtida

penso igual, para usar no dia a dia, é desperdício de dinheiro mesmo, a não ser se a pessoa não tiver preocupação com dinheiro

A solução do @Felipe_Silva tá melhor, compra uma de 16 e juntar grana para pegar outra

1 curtida

E é rarissimo mesmo… acho que só se tu misturar marcas menores que usem algum chip/controlador obscuro. A maioria das DDR4 usa Micron, Hynix ou Samsung. O Linus misturou vários módulos de várias empresas e o máximo que perdeu foi uns 5% de desempenho… além de ter ficado um eyesore. haha

1 curtida

Faz um bom tempo (pelo menos desde o DDR3) que os processadores tanto da AMD quanto da Intel conseguem operar em modo Flex Channel (não sei se esse é o nome oficial ou se cada marca tem sua nomenclatura – tipo o XMP vs DOCP ou o HyperThreading vs SMT).

Digamos que você tenha um pente de 8 GB e outro pente de 16 GB, no Flex Channel todo o pente de 8 GB e metade do pente de 16 GB serão acessados com a mesma velocidade que você obteria no Dual Channel, enquanto a metade restante do pente de 16 GB seria acessado nas velocidades que você obteria no modo Single Channel. Aparentemente essa informação também é relatada para o sistema operacional, que vai dar preferência em utilizar a parte mais rápida, utilizando a parte mais lenta somente quando necessário…

2 curtidas

Sim, sim… mas o que é melhor? 16GB Dual Channel+8GB Single Channel, ou 32GB Dual Channel? :slight_smile:

O melhor é o que você tiver condições de comprar, haha…

A diferença de 16x2 pra 16+8 é tipo 100-125 reais. Compra um de 16GB agora, um de 16GB quando der, uai. Se enfiar 8GB a diferença pula para 375.

A escolha das memórias está associada a hardware e software envolvidos.

Adquirir isoladamente, sem observar isto, pode ser perda de R$ e trabalho.

Em muitos casos e cada caso é um caso, uma placa de vídeo básica (nos sistemas que usam vídeo integrado) pode funcionar melhor que um aumento de memória.

1 curtida

Estou esperando chegar uma Lenovo que comprei para meu Acer R760. DDR4 16GB 3200mhz.
A instalada atualmente é ADATA. Espero que seja compatível :pray:t2:

Depende também. Vídeos integrados hoje estão num nível razoavelmente bom, e placas de vídeo de entrada entregarão performance semelhante ou marginalmente melhor, o que não vale o investimento alto (já que placas de entrada ainda estão sofrendo com preços absurdos).

Então, neste cenário, acaba sendo melhor ter mais memória pro vídeo integrado do que gastar com uma placa que só vai aumentar o consumo de energia.

Ideal sempre pra evitar dor de cabeça é sempre trabalhar com pares idênticos. 2x8 ou 2x16 ou mesmo em alguns casos 4x8gb

pra memória DDR4 o “sweet spot” atualmente seria 3200mhz com latência CL16, mais que isso o ganho de performance é bem pouco exceto se tiver trabalhando com o video integrado dos Ryzen onde um 3600mhz se possível é o ideal. Como os preços de hoje em dia tão bem de boa, é possível achar até os 3600 pagando pouca coisa a mais que os 3200.

Agora, comprar um pente hoje pensando futuramente em pegar outro da mesma capacidade pode acontecer casos de que mesmo a mesma memória venha com especificações diferentes, meu irmão tem 2 pares de crucial ballistix 3000 CL15, o mais antigo é 2400 base e o mais novo 2666, porém ambos rodam em XMP a 3000, funciona perfeitamente mas ativou em CL16 ao invés de CL15, se quiser arrumar isso vai ter que fazer testes e setar os valores manualmente.

Mas como foi falado e provado pelo Linus, usar misturado funciona e dá menos problema que se imaginaria, mas se tiver comprando por agora, trabalhe com pares, desempenho com apenas um pente só de memória é bem reduzido, quando fiquei sem 1 pente meu aqui que tive que mandar pra garantia senti bastante a falta do dual channel.

1 curtida

Com integrada vc n gasta mais que 8gb, isso se vc tiver 16gb e dedicar metade… E placa de vídeo tem a própria, na verdade é difícil você forçar 16gb com coisas do dia a dia e jogos atuais, 32gb iria compensar por conta de custo benefício comparando os preços de 8 e de 16.

Dual Chanell sempre é melhor.
1 de 8 e uma de 16 em Dual sempre é bom.
Mas, o computador vai reduzir pra 8 na duas em DUAL channel.
Os outros 8 gigas serão usados as vezes.

No meu caso comprei 2 pentes de 16 gigas pro notebook.
Eu edito vídeo, abros trocentas abas no chrome ao mesmo tempo e nunca uso mais de 9 gigas!

Depende:

Se usa vídeo integrado, duas de 8GB, assim tera velocidade alta em todos os 16GB. Agora se tiver vídeo dedicado, não faz muita diferença ter mais velocidade ou não, então opte por ter mais memória.

Eu tenho uma de 4GB e outra de 16GB. Consigo abrir mais de um jogo pro vez e ficar alternando entre eles.

Sim, Xavier!

Por isso que “cada caso, é um caso”.

Sem saber a especificação da máquina, uso e software envolvidos, fica mais difícil opinar.

Máquina mais antigas podem ter limitadores no vídeo onboard.

As mais recentes, com bons processadores, esse poderia não seria um empecilho.

Como disse, “cada caso, é um caso”.

Dependendo de quão antigo tu fala, pode até ter limitação pelo chipset… H61 por exemplo limitava à 4GB ou 8GB de RAM…

Já o chipset atual, H610 parece limitar à single channel…

Imagem

Edit: parece que a Intel errou feio. Não é single channel como tá escrito na imagem, é 1 módulo por canal. Continua sendo dual channel.