É mais seguro usar o TOR ou VPN gratuita?

Sabe-se que não existe almoço grátis. As VPN gratuitas lucram de alguma forma em cima do usuário, mas até que ponto o TOR pode substituí-la? Ele oferece mais segurança?

1 curtida

Depende que tipo de segurança você procura.
VPN gratuita você não tem garantia alguma de que a conexão seja de fato segura ou encriptada direito.
TOR você tem uma segurançá maior de que a conexão é segura, mas ainda assim depende dos nodes, que podem estar comprometidos (reza a lenda que a maioria dos nodes são controladas por autoridasdes dos EUA, o que permite que eles identifiquem os usuários da rede, mas não sei se tem alguma prova concreta disso).

Se o que você quer é só uma conexão segura e encriptada, o mais barato é montar servidor VPN próprio num raspberry pi ou um laptop velho que pode ficar ligado 24/7.
Se você quer uma conexão VPN pra mudar a sua localização, a opção mais barata e segura (caso saiba o que está fazendo) provavelmente é comprar um VPS e montar o seu próprio servidor VPN lá. A desvantagem dessa opção é que você não tem tanta escolha de localização (já que VPS normalmente é vendido por localidade fixa) e você é o responsável por montar e manter o servidor seguro (o que pode ser uma vantagem se você sabe o que está fazendo).
Por fim, tem as VPNs pagas, que fazem todo o trabalho pra você, mas você acaba colocando um outro ator no meio em que você é obrigado a confiar, já que, assim como com as VPNs gratuitas, não há garantia da segurança (apesar de que as pagas normalmente possuem incentivos para oferecer um serviço seguro).

2 curtidas

É complicado pagarmos por um serviço sem a total garantia do prometido, deveria existir meios de comprovar a eficácia dos métodos utilizados para encriptar as conexões, já pensei em usar VPNs pagas, mas essa duvida não me deixou seguir adiante.

1 curtida

Se o objetivo da VPN for pra trocar localização para acessar serviços de streaming, uma VPS muito provavelmente não vai funcionar, já que os serviços de streaming costumam bloquear acesso se detectarem IPs de data centers.

1 curtida

Você provavelmente não precisa nem de VPN nem do TOR, a menos que você esteja fazendo algo realmente ilegal.

4 curtidas

Li um artigo recente que o TOR não substitui uma VPN, ou seja não faz a mesma coisa, e VPN gratuita é furada, Isso não existe.

2 curtidas

Eu assino o Proton VPN pois acesso de lugares públicos, como aeroportos, onde não se tem garantia da segurança da conexão. Não faço nada ilegal. É para a minha segurança.

1 curtida

acho que ele quis se referir mais a quem usa em casa. usando em casa eu concordo que não tem necessidade, pelo menos não enxergo nenhuma. Já pra quem viaja e dependendo do tipo de trabalho é um custo a se considerar.

2 curtidas

Mesmo pagando quem garante o anonimato da VPN?

1 curtida

Vpn não tem nada a ver com anonimato. A ideia da vpn é não ter seu tráfego interceptado.

Mas o fato de os dados não serem identificáveis não quer dizer que não se possa ligar a conexão a uma determinada pessoa ou empresa.

1 curtida

TOR é diferente de VPN. Explicando mal e porcamente:

A rede TOR basicamente faz o tráfego passar por vários nós (computadores diferentes) e a cada nó se acrescenta uma camada de criptografia. Se um nó tiver a criptografia comprometida, você não consegue interceptar o tráfego porque existem outras camadas de criptografia para serem vencidas. Eles mesmos ilustram o TOR como uma cebola: o miolo é o que vai trafegar e as camadas são a criptografia.

Já VPN é como um túnel criptografado: o tráfego chega a um servidor X, que criptografa os dados pra trafegar no túnel até um servidor Y, que descriptografa e dali o tráfego segue para o seu destino final. Hoje se vê a VPN como “mascarador” de geolocalização mas a utilidade maior é acelerar o tráfego entre 2 pontos distintos na internet.

4 curtidas

felizmente ou infelizmente, depois do escândalo do Edward Snowden aposto que em ao menos um terço das minhas navegadas na internet passaram pelo governo do tio sam, mas é aquela coisa

se não forem coisas ilegais, eles não podem sonhar em expor nada de privado que seja seu, então se realmente quiser ou precisar fazer coisas que não possa ter sua identidade atrelada, rode um live pendrive do kali linux com alguma vpn gratuita qualquer aliada com o TOR.

para coisas legais, não existe necessidade de usar vpn.

1 curtida

VPN não se limita a criptografia de dados apenas. O conceito do VPN está mais pra “encurtar caminho” entre um servidor e outro. A criptografia veio como parte do pacote. Tem empresas que vendem tecnologia VPN pra diminuir a latência em jogos online que não tenha servidores no BR, por exemplo.

3 curtidas

Ao utilizar uma VPN (publica ou paga), você está direcionando todo o trágico do dispositivo para o administrador daquela rede. Se eles guardam essas informações ou não, isso depende do que o provedor do serviço informa e se você confia nessa informação. O ProtonVPN, que é um dos serviços com maior reputação, diz que não guarda nenhuma informação de tráfego dos usuários (tanto contas gratuitas ou pagas) e que pela lei suiça (aonde a empresa fica), não é obrigado a tal, mas você vai ter que simplesmente confiar.

É importante ressaltar que VPN em si não se resume a esses serviços que prometem maior privacidade, ou burlar bloqueios geograficos. Por exemplo, uma empresa pode obrigar seus funcionários a utilizar uma VPN para acessar os serviços corporativos dela.

O Tor é um protocolo que funciona de forma diferente. Quando você conecta a rede Tor, todo o tráfego é transitado entre vários nós, que são mantidos por pessoas e empresas de forma independente, até chegar no destino (o site que você acessou, por exemplo). Isso dificulta, mas não deixa impossivel rastrear a conexão até você (existem exploits que o FBI utilizou para o protocolo Tor para conseguir rastrear pessoas especificas).

Porém, utilizar o Tor oferece certas desvantagens, que é uma queda brusca na velocidade da conexão (pois a sua requisição irá passar por diversos servidores que vão estar muito possivelmente longe) e que muitos sites bloqueiam acesso via Tor (um exemplo brasileiro é o Estadão e Americanas).

Sobre “você não precisa de VPN/Tor se não estiver fazendo nada ilegal”, vou resumir em não é bem assim, mas é uma discussão muito mais profunda e foge do que o autor do tópico perguntou.

4 curtidas

Existir, existe. Várias. Com muitas limitações. Windscribe é excelente, pra quem pegou a promoção de 50GB/mes é ótima. Mas a Hola é uma m… tinha uma reclamação que eles usam/vam tua conexão como ponto de saida pra terceiros.

É bem comum nessa época de pandemia e home office.

Isso no Brasil, onde o governo não mantém uma vigilancia sobre o trafego na internet como na China e Melhor Coreia…

1 curtida

Pelo que lembro, só para torrent e coisa pirata.

1 curtida

ah sim, tinha me esquecido daqueles serviços de tunel boosting, usava pra jogar uns MMOS com servers lá na pqp hahahahah

1 curtida

Parece que a resposta sobre VPNs gratuitas veio hoje… VPNs com 20 milhões de usuários expõem dados pessoais e de navegação – Antivírus e Segurança – Tecnoblog

1 curtida

Única VPN gratuita que eu confio é a protonvpn, mas por razões óbvias o plano gratuito tem limitações. Agora, qual dos dois é mais seguro depende muito do seu user-case porque não adianta ter segurança se a internet ficar muito inutilizável pra valer a pena. Ao mesmo tempo que não adiantou fugir pro Tails (no caso de criminosos) sendo que lá tinha um back-door de livre acesso do FBI escondido em código proprietário

1 curtida

Sim :rofl::rofl::rofl: a única gratuita que uso é a ProtonVPN

2 curtidas