É mais fácil perguntar o que o Pix NÃO vai ser capaz de fazer

Eu nunca usei o PIX Saque e o PIX troco, mas um PIX como substituto ao cartão de crédito seria/será muito interessante.

8 curtidas

Realmente o PIX pode ser muita coisa, mas só lembro que ele só pode ser usado por quem tem dinheiro em conta ou amenos limite no cheque especial. O cartão é utilizado com a necessidade de você pagar posteriormente.

Sei que vão criar o PIX parcelado.

Mais tudo isso necessitará de muita segurança, pois sabemos como é o nosso Brasil.

3 curtidas

Mas porque substituiriam? A proposta do PIX sempre foi transações entre contas bancárias.
Pra pagamentos sistemas baseados em NFC (seja o próprio cartão de débito/crédito, celular, ou relógio) sempre foi muito mais pratico.

Uma pagamento por NFC demora 4 segundos no máximo, pagar compras do dia-a-dia no PIX só serve pra empacar a fila do supermercado, até pagar em dinheiro é mais rápido.

As pessoas querem meter pix em tudo igual aquelas crianças depois de descobrirem uma palavra nova.

Na verdade, o motivo por trás do surgimento do Pix foi justamente a inabilidade do setor privado de entregar qualquer coisa minimamente parecida.

Claro… O setor bancário é regulado até a mãe deles. Pra tudo, eles tem que depender da boa vontade do governo em se mexer

Na verdade o tal Pix Saque e Pix Troco tecnicamente não existem pois na hora de enviar um Pix não tem opção pra definir se ele é um pagamento ou saque, logo nada mais é que um Pix normal onde a pessoa recebe o Pix e te passa o dinheiro.
E até me arrisco a dizer que estabelecimentos que fazem muito saque no Pix podem ter problemas lá na frente com a RF perguntando de onde vem esse tanto de dinheiro que entrou na conta no Pix, e o comerciante ter que se virar pra provar que foram saques no Pix…

O Pix foi realmente uma grande evolução nos meios de pagamentos mas ainda teria que simplificar bastante o processo pra valer a pena substituir a carteira digital ou cartão NFC no débito, não vejo sentido nenhum de pagar no Pix em estabelecimentos comerciais, na verdade nem acho seguro abrir o app de banco em lugar público assim que em uma fração de segundo um malandro te arranca o telefone da mão e evapora.

Boletos com Pix também precisam “melhorar”, eu por exemplo agendo tudo pra ser pago na data do vencimento pelo código de barras, se for pelo QR Code do Pix boleto debita na hora na conta.

1 curtida

A ideia do pix substituir o cartão de crédito me lembra de certa forma o cartão pré pago que existe no Japão. Com um único cartão é possível fazer pagamentos no metrô, supermercado, restaurantes, máquinas de refrigerantes, estacionamentos, etc.

Vejo como sendo possível implementarem algo similar utilizando o sistema do pix. Talvez mudando a forma como fazemos pagamentos hoje, tendo que abrir o app do banco.