É ilegal baixar roms traduzidas para português?

Eu queria saber se baixar roms traduzidas é ilegal, já que ela e um pach do jogo original.

1 curtida

Num mundo em que só exista preto e branco e caso você não tenha a cópia do jogo, sim é ilegal.

Mas ninguém vai saber, então vai fundo.

3 curtidas

Se for só os arquivos do patch não é. Porem se for os arquivos do jogo todo é sim.

E nenhum momento ele disse que era um jogo descontinuado… (mas concordo com a sua opinião sobre ele)

1 curtida

Técnicamente, o IPS das ROMs pode ser considerado ilegal por conter tradução não autorizada de material protegido por copyright… mas o que é ilegal mesmo é ROM (mesmo tendo o cartucho pelo que lembro).

Agora, se alguém vai te prender… é outra história. Mas não muda o fato que é um software protegido por copyright sendo distribuido sem autorização dos detentores dos direitos autorais.

1 curtida

E quando o jogo simplesmente foi pro LIMBO??

Vai entender essa galera…

É totalmente bizarro enquadrarem uma pessoa que baixa uma rom de um jogo que nem é mais comercializado e a empresa que o produziu sequer liga mais pra ele ou nem existe mais, junto com a pessoa que rouba ou furta…

Quer dizer de acordo com elas; os jogos simplesmente são obrigados a morrerem naquele console antigo que sequer possui mais assistência técnica e caírem no esquecimento porque portar pra PC ou outra coisa é um crime??

Quntos jogos existiram no total pra mega drive e super nintendo?? Quantos desses jogos foram oficialmente portados pelas empresas oficiais para os consoles atuais?? Somente os de maior destaque num é mesmo?? Aqueles que não fizeram tanto sucesso simplesmente num foram postos de lado?

Então, de acordo com elas você é obrigado a só poder jogar aquilo que a “maioria” quis jogar pois se você gosta de um jogo de um console no qual o comercio está exinto, já era…

Acho que eu jamais saberia o que é mega drive se não fosse pela emulação, o mesmo já estava extinto (em termos de comércio) quando nasci, o amigo que consertava meu pc quando dava problema simplesmente colocou nele uma porção de Roms de mega drive (mais de 1000 jogos)! Recentemente fui na casa de um amigo que possui Xbox e lá havia um cd de jogos do mega drive pra jogar no xbox (NÃO CHEGA NEM NA METADE DOS MAIS DE 1000 QUE HÁ NAS ROMS QUE FORAM ME PASSADAS) porque será?? Desisnteresse financeiro?

:thinking:

Então, os jogos que não caíram no gosto da massa e deixados de lado pelos próprios criadores devem sumir porque quem compartilha a rom deles se torna um criminoso??

E sobe tradução então? O mesmo se repete! O jogo não é mais comercializado, ninguém liga pra ele (nem os criadores pois nem disponibilizam venda do mesmo mais) mas é obrigado a deixar como está… se você não é nativo daquele idioma simplesmente dane-se??? Não é todo mundo que tem tempo suficiente pra ficar apontando câmera pra tela do pc ou notebook e esperando a boa vontade do tradutor traduzir corretamente o que está aparecendo ainda mais se for um RPG gigante, RPGs já são enormes, imagina ter que ficar inserindo todos os diálogos que aparecem na tela no tradutor a todo instante?? Tenho uma rom traduzida aqui que aparece que ela foi traduzida do original em japonês para o inglês e depois para português…

Imagina ficar tendo que recorrer a tradutor em cada dialogo que aparecer o tempo enorme que isso num vai levar…

Conclusão… de acordo com copyright, você só tem o direito de jogar o que a massa quer (que é o que vai permanecer sendo comercializado)???

Uai, vira senador e cria uma lei legalizando ROM e pronto, ué. Todo mundo vai adorar isso. Menos talvez os criadores de jogos…

Então, toda modificação/tradução/distribuição de obras e software sem autorização dos detentores dos direitos autorais, judicialmente falando, pode ser considerada violação de direitos autorais, sim. Basta haver uma queixa. Mesma coisa para uso de personagens conhecidos… não falo que a Nintendo esteja certa de controlar a punhos de aço quem pode ou não usar suas IPs… mas ela tem o direito à isso. (Se tu discorda, tu pode fazer uma empresa com jogos relevantes e deixar usar as IP, tipo a SEGA - Edit: Ano passado a SEGA começou à processar quem faz jogo mais cagado que os dela. Acho que eles não querem competição. hahaha)

O pessoal que não cria nada do zero acha que é fácil criar jogo relevante o suficiente para ser pirateado. (Pirataria = distribuição ilegal de software, independente da idade.)

1 curtida

Não é porque a empresa atualmente não vende ele que deixou de ter copyright, fora que a qualquer momento a empresa pode lançar o jogo para uma nova plataforma ou fazer um remake, como a Nintendo faz de tempos em tempos com o virtual console.

Sim, afinal o jogo é da empresa, ela faz com ele oque quiser enquanto ela tiver direitos sobre ele.

Foram, mas oque tem a ver? Fora que é óbvio que só vão gastar dinheiro fazendo port para uma nova plataforma aqueles que tem chance de fazer eles ganharem dinheiro, os jogos que não pagariam nem o custo de fazer o port, não tem motivo de fazer port mesmo.

Compra o console usado e joga nele o jogo.

Sim, como disse acima, não faz sentido fazer um port de um jogo que não vai cobrir nem os custos.

Seus direitos ainda podem ser comprados por alguma outra empresa que tenha interesse em continua-los, fora que assim que caducar o copyright desses jogos, qualquer um poderá usa-los e compartilha-los sem problema.

Manter a venda de jogos em muitos países também dignifica manter o suporte técnico para eles, mas fica complicado manter uma equipe dessa para cuidar de um jogo que dificilmente vai ter mais vendas, mais fácil e barato encerrar a venda do jogo.

Jogos da época do super Nintendo não eram em sua maioria pensados para serem vendidos aqui no Brasil, fora a limitação técnica da época, os vídeo games da época não tinha a capacidade de ter a tabela ASCII completa em suas memorias, fazendo que eles tivessem que depender de arquivos caracter set, que era um arquivo que continha todos os caracteres que seriam suportados por aquele sistema.
Se você procurar pelos vídeo games antigos até mais ou menos o PS One, verá que existem inúmeros arquivos de BIOS diferentes, cada BIOS era para um país/região diferente do console.

3 curtidas

Mds que textão, recomendo terapia.

2 curtidas

De maneira ultra simplificada, o detendor dos direitos autorais é o dono da bola e ele decide quem pode brincar com a bola e como. E a lei permite que o dono da bola puna quem joga ou faz algo sem permissão.
E não é só porque o dono da bola não tem condições de deixar todo mundo brincar com a bola ou porque o dono da bola cansou de brincar com a bola e resolveu deixar ela guardada no armário que qualquer um pode ir lá e pegar a bola pra brincar porque ele ainda é o dono da bola.

3 curtidas

Vamos imaginar um cenário hipotético: O João Vitor passou 5 anos de sua vida escrevendo uma série, ou um filme. Passaram-se vários anos, ele resolve jogar no lixo (afinal, ele não quer mais aquilo), pega todo o texto impresso em papéis, coloca em uma caixa e coloca na calçada de sua casa, esperando ser recolhido (pelo lixeiro, era um descarte). (Detalhe, João Vitor só escreveu, não registrou, não patenteou, não protegeu a obra intelectual).

Uma pessoa qualquer vê aquele monte de papel e resolve recolher. Ela se dá conta que é uma história muito boa, procura uma produtora, vende e fica rica.

João Vitor um dia vê uma série ou filme com a história e fica incrédulo, pois aquilo ali ele quem criou.

Se tivesse registrado, uma: ninguém poderia vender aquilo, a não ser ele e 2: se mesmo assim fosse produzido alguma coisa, João Vitor poderia exigir, legalmente, participação ou até mesmo todos os lucros da obra.

Ou seja: Não é porque o “dono” não quer mais que aquilo seja distribuído, que simplesmente se torna domínio público.

1 curtida

Eu faço um comentário me referindo àquilo que simplesmente não existe mais oficialmente (fora aquilo que as empresas que o fizeram nem mais existem como no caso de alguns personagens e desenhos animados) e sou respondido com um comentário contendo um trecho “personagens conhecidos” :roll_eyes: quando eu me refiro à desconhecidos…

É interessante que em meu comentário eu escrevi sobre jogos que os próprios donos consideram irrelevantes! Jogo relevante??? Em nenhum momento defendi pirataria de software comercializado oficialmente… me refiro àquilo que não tem mais em lugar nenhum a não ser por via de compartilhamento de quem comprou na época em que se havia comércio, aquilo que quando você tenta até mesmo entrar em contato com os criadores eles simplesmente respondem que “o conteúdo não está mais disponível” :woozy_face:

Ou seja o próprio produto é irrelevante para os criadores, conclusão, não faz diferença nenhuma se há alguém o traduzindo ou fazendo distribuição “alternativa” visto que os donos não estão nem aí pra própria criação…

Ou seja, não haverá diferença nenhuma fazer tradução ou não…

Enfim…

Essas empresas não precisam gastar fortunas com tradução… bastasse apenas fazer uma plataforma proprietária de desenvolvimento e permitisse que os próprios fans traduzissem o jogo e aí ela poderia usar o jogo (que nesse caso teria sido traduzido para ela gratuitamente) para fazer mais dinheiro nos países do idioma para qual estaria sendo traduzido…

Nesse caso, a pessoa vendeu comercializou (ou seja fez dinheiro com aquilo)…

Agora o simples compartilhamento de algo que foi descartado com intuito de preservação e não de comércio e é claro sempre creditando os criadores fica bem diferente…

A lei de uso justo por exemplo não cobre quando tal coisa é usada para fins comerciais…

E geralmente quando isso acontece os criadores são sempre citados… toda rom traduzida que vi até hoje possui todos os devidos créditos aos criadores…

Se no seu exemplo eu fosse a pessoa que encontrou ao invés de quem fez, eu iria creditar devidamente o criador pois sem ele aquilo não existiria…

Toda fama deveria ir para ele

Então filho… ser desconhecido não quer dizer não protegido por copyright… e só porque tu desconhecia, não quer dizer que seja desconhecido… tua argumentação tá toda falhada…

Então… não existe uma claúsula sobre infração de direitos autorais que diga que o software ou obra precise ser necessáriamente comercializado para ser distribuição ilegal de conteúdo protegido por copyright (vulgo pirataria)… caso contrário, era só usar a versão anterior do Adobe e a Adobe não poderia fazer absolutamente nada… A Microsoft já deixou de comercializar oficialmente o Windows 7/10… se essa desculpa, fosse válida… pra que comprar Windows novo e Adobe para empresas? Seria só usar as versões anteriores do Windows ou usar o Adobe de 2022. Você não consegue comprar mais elas (O Windows até tem, mas é a Terabyte vendendo oem). Tu consegue comprar as atualizadas, como em muitos jogos pelo virtual console e etc…
E menos ainda que o jogo precise ser relevante. Continua sendo pirataria. A diferença seria se a empresa corresse atrás para processar ou não.

Caraca… pessoal acha que tem direito a pegar coisas alheias só porque é “desconhecido” ou “velho”… que ética… cara. Tu pode fazer o que tu quiser. Mas não muda o fato que é pirataria.

Vamos dizer que tu faça um jogo… que não tenha feito sucesso… tu deixa abandonado por 5 anos e vem alguém que consegue transformar num sucesso instantaneo num servidor pirata e você não ganha absolutamente nada… é justo, né? Claro que é! Você abandonou o jogo, logo, pela tua lógica, perdeu o direito de lucrar com ele.

Se tu quer piratear e baixar ROM, vai fundo. Mas não fica procurando desculpinha… pq sério…

Eu não me pûs em 1ª pessoa, muito menos usei eu como argumento…

Eu jogo jogos que praticamente ninguém conhece nem ao menos vídeos no YouTube possuem em alguns casos salvo o canal “World of longplays” (mas nesse caso está na missão do world of longplays mesmo fazer vídeos de todos os jogos possíveis)…

Eu estou falando de preservação com os criadores devidamente creditados, e não de comércio…

Então, pela tua lógica, ele estaria distribuindo o jogo para preservar o jogo que tu abandonou…

Parabéns, muito bom, muito legal mesmo, agora tu pode abrir um canal no YouTube com o nome de RetroHIpster. hahaha
Mas mesmo assim não deixa de ser conteúdo protegido por copyright sendo distribuido de forma não autorizada… só os jogos de ATARI que já devem ter caducado.

Acho que nesse caso eles teriam mesmo era prestado um serviço pra mim, agora eu poderia pegar e dar continuidade à obra visto que eles gostaram tanto e graças a eles eu não precisaria gastar tanto com marketing visto tamanha popularidade que eles me concederam…

Nisto se revela a importância de haverem pessoas ainda compartilhando de tal coisa contanto que sem interesse comercial e com os criadores sendo devidamente creditados…

E sobre versões antigas de softwares acredito que esteja bem claro que nesse caso não se trata de um software que simplesmente SUMIU do mapa mas sim de um software ainda comercializado…

quem tem se preocupar em preservar é o dono, a exceção é se torna algo da história, mas até virar, o dono já morreu faz tempo

Copyright serve para proteger o criador, já que ele teve a ideia, gastou seu energia, tempo e dinheiro.

Sem o copyright, ninguém respeita,ninguém criar ou para criar demorar, já que qualquer um pode copiar e sair vendendo por ai

raridade, creditar algo vai mudar a vida de alguém, a gigantesca maioria, a pessoa creditada nem sabe que alguém usou algo seu

Na boa… eu simplesmente desisto de dar murro em ponta de faca. Esse cara realmente acredita que as pessoas estão acima da lei e que podem violar direito autoral só porque uma coisa é desconhecida ou antiga… Não existe isso…

Vou adicionar uma coisa… não é porque muitos não vão atrás por ser economicamente inviável processar todo mundo que baixa ROMs que não é crime. É crime, mas só não é frequentemente punido. Então, se tu quer ouvir que não vai ser preso, provavelmente não será… Então vai lá, pirateia e pronto. Não precisa de desculpinha. Sério. É só ser homem de assumir quando der cagada. (Ps.: vários sites de streaming proibem emulador/ROM por terem o mesmo entendimento sobre ROM ser pirataria e ilegal… o Twitch incluso e se tu acha que eu to enganado, faz questão de mostrar o emulador no streaming… - antes consegue alguns viewers, fazer streaming pro ar não conta)
Mas essa desculpinha de preservação dos jogos que supostamente “nem os autores tem interesse em manter” simplesmente não cola. Se é para preservar jogo, começa a comprar os cartuchos pelo Ebay e talz. Ai sim tu preserva alguma coisa. E preserva original, cata com manual e tudo. Faz arquivo com coisa fisica. Ah, mas ai tu tem de gastar tempo e dinheiro, provavelmente não poderá jogar de graça… e ai não tem graça, né? O pessoal que baixa ROM, baixa para jogar. Preservar jogos é uma das piores desculpas que eu já vi para pirataria… seguida de eu “não tenho dinheiro para original” e “não encontro em lugar nenhum”… Pirataria é pirataria e pronto.

1 curtida

Ache o que quiser! Quando falo em preservação falo sério mesmo e não como desculpinha… o próprio conceito “Abandonadware” é exatamente sobre isso…

Mas enfim, pense o que quiser…

Escrevo bem claro que me refiro à jogos que se enquadram dentro dessa categoria e as pessoas vem com um tal de “qualquer um copiar e sair vendendo” e outros 500 que em nenhum momento citei nem defendi…

Em nenhum momento citei sobre comercializar algo que tem © ou ter algum requerimento lucrativo em cima de tal algo… mas ache o que quiser…

Comprar cartucho usado não gera lucro pra os criadores mas somente para a pessoa que o está vendendo e acho estranho incitarem esse tipo de revenda quando até a mesma e é até ilegal dependendo do caso…