Dúvida sobre memória RAM, 8 GB + 16 GB será que dá ruim?

Boa galera, atualmente tenho um notebook com as seguintes configurações:
Intel® Core™ i7 14 Core Processor 12700H (2.3GHz, 4.7GHz Turbo)
8GB Corsair 3200MHz SODIMM DDR4 (1 x 8GB)
NVIDIA® GeForce® RTX 3050 Ti - 4.0GB GDDR6 Video RAM - DirectX® 12.1
500GB SAMSUNG 970 EVO PLUS M.2, PCIe NVMe (up to 3500MB/R, 3200MB/W)
Maximum Supported Memory 64GB

Enfim, a memoria atualmente dele é 1 pente de 8GB, estava querendo comprar 1 de 16gb ou 1 de 32gb, mas será que vai conflitar com o 1 de 8gb que já tenho?

Tem vídeo do Adrenaline e do Linus tech tips sobre o assunto, da uma olhada.
Mas em resumo, problema não tem. É melhor colocar os 2 iguais, MAS, colocar diferente vai funcionar tranquilo, só tenta comprar da mesma frequência

Não vai dar conflito. Aqui eu tenho 32Gb, em 4 pentes, divididos em 2 conjuntos de duas marcas diferentes e só tenho instabilidades quando subo muito os clocks dessas memórias.
Atualmente funcionando em 2800MHz (um dos pares é originalmente 2667MHz).

Eu compraria 2 (ou 3, se a placa-mãe tiver 4 slots) de 16Gb ao invés de 32Gb, por causa do preço elevado.

A palavra chave é flex mode.

Se tu enfiar 8GB+16GB elas vão trabalhar na velocidade da mais lerda e tu terá dual channel nos primeiros 8GB do módulo de 16GB, enquanto os outros 8GB trabalharão em single.

1 curtida

Mas aí também cabe uma pergunta: O uso que tens, ou que prentendes dar, justificaria o aumento expressivo da memória (não é invasão de privacidade, apenas para entender o contexto)?

De 8 para 16, OK!
Seria saudável para o sistema, como um todo.

Para além disso, só fará sentido se as aplicações forem muito pesadas: programas de edição ou compilações mais pesadas, ou outras.

Fica a observação.

Vai não, pode comprar de 16GB tranquilamente, só que pega uma de 3200 MHz e já era

Na KaBuM! e entregue pela KaBuM! tem essa aqui que tem essas mesmas configurações que vc mencionou

https://kabum.com.br/produto/193303

Pode colocar que na pratica nem diferença vai fazer.

Dual Channel só tem melhora perceptível quando usa vídeo integrado. De resto 99% do que se usa não faz a menor diferença.

Vídeo integrado, software de edição de video e imagem (principalmente video), solidworks, compressão de arquivos, etc.

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.